.:[Double Click To][Close]:.

Seu Madruga


Língua original Espanhol
Idade 50 anos [carece de fontes?]
Origem México
Temporada(s) 9
Outros El Chapulín Colorado
Série Chaves
Interpretado por Ramón Valdés

Don Ramón Valdés (no Brasil: Seu Madruga) é um famoso personagem do seriado de televisão humorístico infanto-juvenil mexicano Chaves.

Interpretado por Ramón Valdés, é o mais popular da história do programa, cujo sucesso permanece até hoje na televisão brasileira, especificamente no SBT.

Na trama, o personagem tem como filha uma garotinha chamada Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves), cuja mãe morreu no seu nascimento. Madruga é sempre injustamente castigado com bofetadas no rosto pela vizinha Dona Florinda (Florinda Meza). Vive fugindo das cobranças de 14 meses de aluguel, feitas pelo Senhor Barriga (Edgar Vivar), dono da vila. Sempre repreende o protagonista, Chaves, por suas travessuras, com cascudos na sua cabeça, porém, não o odeia. Apesar de frequentemente estar de mau humor, é um homem de bom coração, que ama a todos na vila, especialmente as crianças.

Ramón Valdés faleceu em agosto de 1988, de câncer de pulmão, ocasionado pelo fumo excessivo, e deixa saudades até os dias de hoje. Ainda hoje, o personagem Seu Madruga é cultuado e possui diversas páginas, blogs e comunidades no site de relacionamentos Orkut em sua homenagem. É de longe o personagem mais querido do seriado[carece de fontes?], conquistando hoje em dia ainda mais carisma do que Chaves, o personagem principal do seriado.

Personalidade


Seu Madruga é tido na faixa dos 50 anos de idade (sua idade é provavelmente estimada entre 45 e 55 anos; uma vez que ele afirmou ter 50 em um episódio, porém, em outro, afirma que "ninguém é velho aos 40 e tantos anos" ao falar de si próprio). É um homem maduro, porém preguiçoso e um tanto desleixado com sua vida e suas responsabilidades. Vive arranjando bicos para conseguir dinheiro (chegou a ser dito que ele nunca concluiu o colégio), mesmo tendo fama de vagabundo.

Seu Madruga é visto como um homem bruto e selvagem (como dito pelo seu crítico, Professor Girafales), que perde a paciência com muita facilidade, inclusive com as crianças e especialmente com Chaves. Apesar disso, é um homem que tem muita fé na vida, que tenta manter o bom humor, apesar das más situações que o cercam. Demonstra ter um bom coração e boas intenções, que são notadas por todos ao seu redor.

Mora no apartamento nº 72, com a filha Chiquinha, e deve 14 meses atrasados de aluguel ao proprietário da vila, Senhor Barriga, sempre inventando desculpas para não pagar o aluguel. Às vezes, perde a paciência com as crianças e aplica cascudos em Chaves e beliscões em Quico. Neste caso, sempre que é flagrado por Dona Florinda, leva uma bofetada dela no rosto. Às vezes, ele é acusado por ela mesmo sem ter feito nada ao garoto.

Sua vizinha Dona Clotilde (conhecida como Bruxa do 71), é secretamente apaixonada por ele e, para agradá-lo, costuma fazer bolos e salgadinhos para ele. Normalmente, as guloseimas são visadas e roubadas pelas crianças da vila.

Apesar de na maioria dos episódios o Seu Madruga inventar desculpas para não pagar o aluguel, ele já pagou o aluguel em certos episódios.

Dublagem no Brasil

Desde o início da série até os dias atuais, Seu Madruga é dublado por Carlos Seidl, que é conhecido pelo personagem até hoje.

Livro

Em 2010, foi lançado o livro "Seu Madruga - Vila e Obra"[1], uma homenagem ao personagem mais adorado pelos fãs. A obra foi escrita por Pablo Kaschner, mesmo autor de "Chaves de um Sucesso", e traz curiosidades, entrevistas (com as filhas de Don Ramon, o dublador de Don Ramon e até mesmo uma entrevista fictícia com Seu Madruga), ilustrações e fotos inéditas.

Bordões

* Tinha que ser o Chaves mesmo/de novo (depois que Chaves o dá uma bofetada acidentalmente)
* ...Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar..."
* Toma! (quando bate em Chaves)
* Só não te dou outra porque... (depois que bate em Chaves e ele começa a chorar)
* Digo... digo... (normalmente dito para Dona Clotilde, quando ele a chama de bruxa acidentalmente)
* Chiquiiinha, vá já pra casa!
* Dá licencinha pro Madruguinha ou Uma licencinha pro Madruguinha que vai tomar um cafezinho/uma aguinha
* Que que foi, que que foi, que que há?
* Francamente, Francamente!
* A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.
* Puxa...Super puxa...repuxa!!!

Referências

1. ↑ http://oglobo.globo.com/megazine/mat/2010/07/19/morto-ha-22-anos-ator-ramon-valdes-eternizado-como-seu-madruga-ganha-um-livro-sobre-ele-917179990.asp