|
|
---|
Pitfall!
Desenvolvedora Activision
Publicadora Activision
Projetista David Crane
Plataforma(s) Atari 2600, Atari 5200, Atari 8-bit, ColecoVision, Commodore 64, Intellivision, Sega SG-1000
Data(s) de lançamento September 1982
Gênero(s)/género(s) Platforming
Modos de jogo Single-player
Mídia/media Cartridge
Controles/controlos Joystick
Portal Portal Games • Página do projeto Projeto Games
Procurar imagem disponíveis
Pitfall! é um jogo eletrônico lançado pela Activision para o Atari 2600 em 1982. É um dos jogos mais vendidos para o Atari 2600, com mais de 4 milhões de cópias vendidas.[1]
Jogabilidade
O jogador deve mover seu personagem, conhecido como Pitfall Harry, através de uma floresta tipo labirinto em uma tentativa de recuperar 32 tesouros em um período de 20 minutos. Nesse tempo ele deve derrotar a densa floresta, com suas cobras, morcegos e insetos.
No caminho Pitfall deve superar inúmeros riscos, incluindo poço de piche, areia movediça, buracos, troncos de árvore rolandos, cascavel, escorpião, fogo, morcego, e crocodilo. Harry pode pular sobre esses obstáculos, ou evitá-los de outras maneiras como escalar, correr e se abaixar na hora certa, e, em certos lugares, se balançar sob cipós.
História e produção
Pitfall! foi criado por David Crane, um programador que trabalhou para a Activision no início da década de 1980. Em uma entrevista para a revista Edge em novembro de 2003, David descreveu como, em 1979, ele desenvolveu a tecnologia para mostrar uma imagem mais realística de um homem correndo, e em 1982, como ele estava a procura de um jogo adequado para usá-lo.
“ I sat down with a blank sheet of paper and drew a stick figure in the center. I said, “Okay, I have a little running man and let's put him on a path [two more lines drawn on the paper]. Where is the path? Let's put it in a jungle [draw some trees]. Why is he running [draw treasures to collect, enemies to avoid, etc.]?” And Pitfall! was born. This entire process took about ten minutes. About 1,000 hours of programming later, the game was complete. ”
O jogo alcançou detalhes técnicos inéditos, como uma ausência de cintilação, multi-colorido e sprites, em um sistema com um hardware reconhecidamente primitivo.
Pitfall! foi um sucesso massivo para o Atari 2600.
Remakes e Sequencias
Vários remakes foram criados para sistemas de computadores (como Commodore 64, Apple II, Atari 800 e TRS-80 Color Computer), assim como para consoles domésticos (como ColecoVision e Intellivision).
O sucesso do jogo deu origem à série de jogos Pitfall!, contando com os seguintes jogos: Pitfall II: Lost Caverns (1983), Super Pitfall (1987), Pitfall: The Mayan Adventure (1994), Pitfall 3D: Beyond the Jungle (1998), Pitfall: The Lost Expedition (2004). Alguns dos jogos da série permitiam jogar o Pitfall! original, como o The Mayan Adventure e The Lost Expedition.
Pitfall! apareceu como um mini-game no jogo Marvel: Ultimate Alliance e The Jungle Book.
Adaptação para televisão
Em 1983, Pitfall! foi adaptado para uma série animada de televisão como parte do programa Saturday Supercade da CBS, sob o nome de Pitfall Harry. A história envolve basicamente Harry, sua sobrinha Rhonda, e seu leão covarde Quickclaw explorando várias terras em busca de tesouros escondidos.[2] Depois da primeira temporada, Pitfall Harry foi substituído por Kangaroo. A série não foi lançada oficialmente em DVD ou VHS.
Curiosidades
O ator Jack Black apareceu em um comercial de televisão do Pitfall! em 1982.
Quando Pitfall! foi vendido originalmente, qualquer um que atingisse mais de 20.000 pontos poderia enviar à Activision uma foto da tela da televisão para receber o patch Pitfall! Harry Explorer Club.
Referências
1. ↑ Buchanan, Levi. Top 10 Best-Selling Atari 2600 Games. IGN Entertainment, Inc.. Página visitada em 2008-09-24.
2. ↑ http://memorylab.deanlabs.com/CartoonDetails.aspx?ID=358
Ligações externas
* Pitfall! (em inglês) no MobyGames
* Pitfall! (em inglês) no AtariAg
* Flash Remake of Pitfall (em inglês)
* Legends of the C64 article on David Crane and Activision (includes Pitfall! info) (em inglês)