.:[Double Click To][Close]:.

Oz


Oz
Oz (PT/BR)
Informação geral
Formato
Classificação etária Inadequado para menores de 16 anos i DJCTQ (Brasil) Inadequado para menores de 18 anos i DJCTQ (Brasil) (SBT)
Duração 60 minutos
Criador Tom Fontana
País de origem Flag of the United States.svg Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Produtor(es) Jim Finnerty
Tom Fontana
Barry Levinson
Elenco original Harold Perrineau Jr.
Lee Tergesen
J. K. Simmons
Eamonn Walker
Dean Winters
Kirk Acevedo
Christopher Meloni
Adewale Akinnuoye-Agbaje
Rita Moreno
Terry Kinney
Ernie Hudson
Exibição
Emissora de
televisão original Estados Unidos HBO
Emissora(s) de
televisão lusófona(s) Mostrar lista
Brasil SBT
Portugal SIC Radical
Transmissão original 12 de Julho de 1997- 13 de Fevereiro de 2003
№ de temporadas 6
№ de episódios 56 (lista de episódios

Oz é uma série de televisão norte-americana produzida pela HBO entre 1997 e 2003, dividida em 6 temporadas com 8 episódios cada (com exceção da quarta, que é a mais longa e contém 16 episódios), com duração de aproximadamente uma hora cada. A série tem como proposta mostrar o cotidiano da prisão de segurança máxima Oswald , também conhecida como “Oz” , incluindo todas as suas subdivisões como o corredor da morte, Emerald City, Unidade B , entre outras. A série tem como principal marca o realismo presente em suas cenas, incluindo temascomo sexo, violência e consumo de drogas.

História

O seriado se passa dentro da prisão de segurança máxima Oswald dirigida por Leo Glynn , e suas respectivas unidades, tais como: unidade B (prisão geral), unidade J (unidade dos policias), solitária, entre outras. Mas o enredo principal gira em torno de Emerald City, uma unidade experimental idealizada e projetada pelo seu diretor Tim MacManus, que não mede esforços para melhorar a vida dos prisioneiros, em alguns casos indo até mesmo contra o diretor da prisão Leo Glynn, acreditando que todos os presos têm recuperação. Em Emerald City, os presos têm mais liberdade do que em outras unidades de Oz, mas essa liberdade tem regras, é proibido sexo, drogas, brigas e algazarra. Tudo é controlado, desde a hora em que as celas são abertas - as 7h da manhã até a hora em que os presos são trancados novamente - às 17h, porém as luzes são apagadas apenas as 22:00 hrs. Em Emerald City também é obrigatório praticar atividades físicas e trabalhar nos mais variados tipos de serviços, como na manutenção da limpeza, na cozinha fazendo e distribuindo as refeições, na separação e distribuição de correspondências, na enfermaria auxiliando os enfermeiros na higiene dos pacientes, na fábrica de uniformes, entre outras atividades. Muitos dos criminosos mais perigosos do país são enviados para Oz, gangues e grupos são formados, o que faz com que cada unidade seja um barril de pólvora, com diferenças étnicas e religiosas entre os prisioneiros, que geram constantes conflitos resultando em brigas e mortes.

Narração

Todo episódio de Oz é narrado pelo prisioneiro Augustus Hill (com exceção da última temporada , onde em alguns episódios outros presos são responsáveis pela narração). Porém , essa narração não é diretamente ligada aos fatos que ocorrem dentro da prisão. Na maioria das vezes , a narração usa exemplos de assuntos totalmente diferentes aos temas abordados na série , ou seja , à primeira vista essas narrações podem parecer confusas e sem lógica , mas as mensagens passadas se encaixam perfeitamente com o que acontece dentro dos muros de Oz. Augustus Hill é um detento que foi preso por assassinar um policial , e também é o narrador do seriado , mas pode se dizer que são dois personagens diferentes , O prisioneiro não é diferente dos outros detentos , vive encarcerado e temendo pela sua vida todos os dias , já o narrador vê as coisas com outros olhos , é basicamente um espectador. Ou seja , esses dois (apesar de serem vividos pelo mesmo ator) não têm nenhuma relação entre si.

Gangues

Cada prisioneiro que chega em Oz tem suas próprias crenças , e vive do modo que julga ser o correto. Ao chegar em Em city , um “padrinho” é nomeado para cada detento , para ajudar os novatos a se acostumarem com as regras e a vida na prisão. Geralmente , os novos detentos têm as mesmas crenças que o padrinho escolhido , ou seja , são da mesma gangue. Existem Diversas gangues em Oz , com suas próprias crenças e visões do que é certo e o que é errado. Algumas gangues só querem viver sem se envolver em confusão , como a gangue dos gays , a guangue dos muçulmanos e a gangue “dos outros” , que é composta por prisioneiros que não se encaixam no perfil das outras gangues. Mas em Oz a maioria das gangues brigam o tempo todo para ter o domínio da prisão , em relação ao respeito , tráfico de drogas e superioridade em geral , como os latinos , os arianos , os negros e os italianos , existem também a gangue dos motoqueiros e a dos irlandeses , que são de menor importância já que são mais independentes e não se envolvem tanto em confusões como as outras.

* Latinos : Durante a série teve como principal líder Enrique Morales que assumiu a liderança dos latinos assim que chegou a Oz. Outros latinos também foram líderes, como por exemplo: Miguel Alvarez e Raoul Hernandez, mais conhecido como El Cid. Trabalharam em conjunto com os italianos e com os negros no tráfico de drogas de Em City , mais tarde passaram a ser uma espécie de aliados dos italianos contra os negros comandados por Adebisi.

* Italianos : Seu principal líder foi Chucky Pancamo. Outros italianos passaram pela liderança em Oz como: Nino Schibetta (morto por Adebisi e O'Reily), Peter Schibetta filho de Nino (Peter, quando já não liderava mais os italianos, foi morto por Chucky Pancamo, o atual líder, após ser convencido por Ryan O'Reily) e Antonio Nappa (Nappa foi contaminado com o virus HIV após Adebisi aplicar discretamente através de uma seringa o sangue contaminado de um doente porém ele foi morto por ordem do próprio Pancamo). Os italianos eram muito unidos e representavam a máfia da série , trabalhavam no tráfico de drogas em conjunto com outras gangues , não tinham reais inimigos , mas vez ou outra se envolviam em confusão para proteger seus negócios (tráfico de drogas) .

* Arianos : Foi a única gangue que teve apenas um líder em toda a série , Vern Schillinger , seu braço direito era James Robson. Os arianos tentam conseguir respeito e poder através da violência , fazendo com que sejam uma das gangues mais violentas de Oz. Por serem nazistas , acreditavam que eram superiores ao resto dos grupos , por isso não tinham verdadeiros aliados e inimigos , apenas se uniam com os motoqueiros em raras ocasiões , e abominavam os negros e os gays.

* Negros : Simon Adebisi foi o líder mais temido e importante dos negros. Outros negros também chegaram a ser líderes em Oz, foram eles: Jefferson Keane (convertido ao Islã por Said antes de morrer), Kenny Wangler, o Poeta e por fim Burr Redding. Também estavam envolvidos no tráfico de drogas , era uma gangue violenta e muito temida pelo resto da prisão , viviam entrando em guerra com outras gangues , mas seus principais inimigos sem dúvida eram os nazistas , seus aliados eram os latinos e os italianos , mas somente no que se diz respeito a negócios.

* Muçulmanos : Buscando fazer justiça e com uma forte personalidade , o principal líder foi Kareem Said , Zahir Arif e Hamid Khan também chegaram a liderar. É um dos grupos mais neutros de Oz , guiados pela fé em Alá , passavam a maior parte do tempo rezando , convertendo novos seguidores para o islã e abominando atos que sua religião não permitia , como violência , atos homossexuais e injustiças em geral , mas longe de se envolverem em grandes confusões , por esse motivo não tinham reais inimigos e aliados.

* Os outros : É o grupo mais diversificado de Oz , por possuir membros com crenças e ideologias diferentes , cada membro era seu próprio líder e possuías seus aliados e inimigos pessoais , raramente envolvendo outros membros do grupo. Mas de forma geral se dão bem com as outras gangues , vivendo sem arrumar maiores problemas, seus principais representantes eram:Tobias Beecher, Augustus Hill, Ryan O’Reilly, Cyril O’Reilly, Bob Rebadow, Agamenon Busmalis e mais tarde Chris Keller, que entrou em Oz como aliado de Schillinger porém sem seguir a ideologia ariana.

Staff

* Diretor da prisão : Cabe a Leo Glynn a difícil tarefa de manter a prisão sobre controle , contando com o apoio (ou pressão) do governador James Devlin. Por ser responsável por tomar importantes decisões todos os dias , Leo é radical e inflexível , fazendo com que muitos o contestem em algumas de suas atitudes.

* Diretor de Em City : Apesar de em alguns casos discordar de Leo Glynn , Tim MacManus conta com seu apoio para administrar a unidade que ele mesmo projetou. MacManus têm como foco melhorar a vida dos prisioneiros , acreditando que através de todo um longo processo de recuperação , é possível tornar assassinos condenados em cidadãos decentes. Devido a esse fato , alguns o vêem como o “bom samaritano” de Oz , e alguns o vêem como alguém que vive em um mundo imaginário , onde a realidade é outra.

* C.O. (Corrections Officers) : Agentes que andam armados apenas com cacetete e possuem a função de manter os presos na linha , obrigando-os a seguirem as regras , evitando possíveis conflitos entre os detentos.

* S.O.R.T. : É um batalhão especial fortemente armado , composto de agentes preparados para atuar em situações extremas , são requisitados quando a situação foge do controle dos C.O..

* Acompanhamento psicológico : É responsabilidade da Irmã Peter Marie , que procura resolver os problemas psicológicos dos detentos , orientando-os com consultas , programas para afastamento das drogas , mesmo que na maioria dos casos seu trabalho não surta muito efeito , ela tenta aliviar a tensão com palavras ao invés de armas.

* Acompanhamento religioso : Padre Ray Mukada era um jovem promissor , mas devido ao seu grande ego , o cardeal o enviou para Oz como espécie de punição , desde então , Mukada é o responsável por inserir a religião num ambiente hostil , sendo responsável por missas , funerais e absolver os prisioneiros em suas confissões , em alguns casos trabalhando em conjunto com Peter Marie.

* Enfermaria : A doutora Gloria Nathan é a chefe da ala hospitalar de Oz , e conta com outros médicos para dar aos detentos os cuidados médicos necessários , desde casos simples como uma gripe , a casos mais graves como ferimentos a faca e fraturas. Como a ala hospitalar não possui suporte para cirurgias , em casos cirúrgicos os presos são operados no hospital Benchley Memorial. Gloria trabalha com dedicação e compaixão , sendo muito gentil , e isso faz com que em alguns casos ela questione sua própria profissão e a escolha de trabalhar num ambiente tão hostil.

Personagens principais

* Tim MacManus (Terry Kinney)
* Leo Glynn (Ernie Hudson)
* Gloria Nathan (Lauren Velez)
* Peter Marie (Rita Moreno)
* Ray Mukada (B.D. Wong)
* Augustus Hill (Harold Perrineau)
* Ryan O’Reily (Dean Winters)
* Miguel Alvarez (Kirk Acevedo)
* Vern Schillinger (J.K. Simmons)
* Tobias Beecher (Lee Tergesen)
* Kareem Said (Eamonn Walker)
* Simon Adebisi (Adewale Akinnuoye-Agbaje

Personagens secundários

* Chucky Pancamo (Chuck Zito)

* Chris Keller (Christopher Meloni)

* Arnold Jackson (muMs)

* Bob Rebadow (George Morfogen)

* Jaz Hoyt (Evan Seinfeld)

* Enrique Morales (David Zayas)

* Kenny Wangler (J.D. Williams)

* Agamemnon Busmalis (Tom Mardirosian)

* Shirley Bellinger (Kathryn Erbe)

* James Robson (R.E. Rodgers)

* Cyril O’Reilly (Scott William Winters)


Curiosidade

* Ryan O’Reilly e Cyril O’Reilly são irmãos na série e na vida real.

* O muçulmano Hamid Khan é filho do diretor Leo Glynn na vida real.

* Jaz Hoyt é ator de filmes eróticos , é casado com a atriz de filmes eróticos Tera Patrick e é o baixista da banda de rock Biohazard.

* Shirley Bellinger é casada com Tim MacManus na vida real.

* 2 personagems de Oz foram presidiários na vida real, Chucky Pancamo e Arnold Jackson, o poeta.

* Shirley Bellinger foi a única mulher que ficou presa em Oz , aguardando o dia de sua execução no corredor da morte.

* Bradford Winters, irmão de Dean Winters e Scott William Winters, que interpretam Ryan O’Reilly e Cyril O'Reilly, respectivamente, escreveu, junto com o escritor e diretor da série Tom Fontana, alguns dos episódios (8 no total), tendo participações na 2ª, 3ª, 5ª e 6ª temporadas.