.:[Double Click To][Close]:.

PODEROSO HÉRCULES



Ficha-Técnica


Título: O Poderoso Hércules (The Mighty Hercules/1962-63/EUA/Cor)
Produtor: Joseph Oriolo
Produtor Executivo: Roger Carlin
Roteiro: George Kashdan (morto em junho/2006), Jack E. Miller (ambos são antigos redatores da editora DC Comics)
Música: Win Sharples, Johnny Nash (tema)
Estúdio: Trans-Lux Television
Formato: 109 episódios de 5 minutos em 1 temporada
Dublagem: AIC (original), Parisi Video (redublagem). Na dublagem original, Borges de Barros fez Dédalus; Helena Samara fez Elvira.

A Série Animada


Por Maurício Viel

Em 1963 a Trans-Lux Productions (produtora de Speed Racer e Gato Félix) lançou O Poderoso Hércules (The Mighty Hercules), uma série animada com 30 minutos de duração, ambientada na época da Grécia Antiga, onde a mitologia ajudou a inspirar a maioria dos personagens.

Hércules é um semi-deus que vive no Monte Olimpo. Certo dia, disputou com seu melhor amigo para saber quem era o mais poderoso. Hércules venceu após várias lutas e provas. Em seu palácio, Zeus, o pai de todos os deuses, pôde recompensar Hércules por ter vencido o duelo. Ele pediu permissão para que pudesse ir à Terra, pois haviam muitos mortais precisando de ajuda. Mas, conseqüentemente, sua vinda à Terra o faria perder os poderes divinos, transformando-se em um simples mortal. O problema foi solucionado quando Zeus concentrou os poderes dos deuses em um anel, que deve ser usado sempre que Hércules estiver na Terra.

E assim, o Poderoso Hércules deixa o Monte Olimpo em busca de aventuras, decidido a lutar contra o mal onde quer que ele estivesse. Na iminência do perigo, ele retira o anel de seu cinturão, coloca em seu dedo e levanta o braço em direção aos céus para requerer os poderes dos deuses. Grandes raios e faíscas caem sobre o anel e em questão de segundos, Hércules ganha força e está pronto para o combate.

Na Terra, Hércules passa a viver no Vale de Learien, onde enfrenta terríveis feiticeiros, monstros e deuses, como Dédalus, Medusa, Máscara, Guilhermina e Elvira, esta que costumava disfarçar-se sob o formoso rosto de Helena para enganar a Hércules e fazer-lhe cair em suas armadilhas.

A bela jovem Helena de Tróia é apaixonada por Hércules e, juntamente com o centauro Newton, acompanha o semi-deus para auxiliá-lo na luta contra o mal. O Rei Dorian também aparece nas histórias auxiliando o grupo.

Newton é um centauro de orelhas pontiagudas, que tem a mania de dizer as frases duas vezes.

- "É você, Newton?"

- "Sou eu, sou eu!!!"

Newton tem um amigo fauno (divindade campestre - metade homem, metade animal - com pés de cabra e cornos) chamado Tute, que é mudo mas se comunica tocando uma flauta.

Os roteiristas de O Poderoso Hércules foram George Kashdan e Jack E. Miller, que na época também eram redatores da editora DC Comics. Isso explica a semelhança entre Hércules e Lanterna Verde (da DC Comics): ambos obtém forças através de um poderoso anel.

Ao final de cada episódio não falta a seqüência onde Hércules corre para o horizonte ou salta de alguma montanha, gritando seu característico "Olímpiaaaaa!".

Como na maioria dos desenhos da época, a técnica de animação é bastante modesta. Há fundos de paisagens (backgrounds) que não passam de três ou quatro, e seqüências (como primeiros planos, movimentos) que também se repetem em excesso.

Mas isso não foi empecilho para que O Poderoso Hércules fosse sucesso entre as crianças do Brasil de de várias partes do Mundo.

Personagens


Hércules



Newton



Helena de Tróia




Zeus



Rei Dorian




Tute




Dédalus



Máscara



Elvira


No Brasil


Hércules, como era chamado o desenho em sua dublagem original, estreou no Brasil nos primeiros anos de vida da TV Globo, por volta de 1965.

Em Porto Alegre, Hércules estreou em 1967 pela TV Gaúcha (atual RBS), no programa "Dozelândia" com Vovô Joaquim. Em 1975, os espectadores desta cidade puderam assistir ao desenho pela TV Educativa.

Nos anos 80, Hércules foi exibido pela TV Record, TV Bandeirantes e pelo SBT. Nos anos 2000, o desenho voltou ao SBT, porém de "cara" nova: nova abertura, tema e dublagem foram inseridos. Nesta época, o desenho acabou sendo exibido também pela TV por assinatura, através do Cartoon Network e, por fim, no Boomerang, onde ainda é exibido periodicamente.

Se você se lembra de ter visto este desenho em outro canal, outra época ou tem detalhes sobre as datas mencionadas, escreva para nós.
Maurício Viel é editor do site RetrôTV.
Colaboração: Marcus Anversa e Roberto Sesóstris.

Matéria tirada do site Retô TV
http://retrotv.uol.com.br/hercules/index2.html