|
|
---|
The Archie Show
A Turma do Archie (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 22 minutos
Criador John L. Goldwater
Bob Ogle
País de origem Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco original Dallas McKennon
Howard Morris
Jane Webb
John Erwin
Exibição
Emissora(s) de
televisão lusófona(s) Mostrar lista
Estados Unidos:
• CBS
• Boomerang
Brasil:
• Boomerang
Transmissão original 14 de setembro de 1968
- 6 de setembro de 1969
№ de temporadas 1
№ de episódios 17
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão
The Archie Show (no Brasil, A Turma do Archie) é uma série de desenho animado estadunidense que foi produzida pela Filmation entre 1968 e 1969 e exibida primeiramente pela CBS. Os personagens da série foram criados por John L. Goldwater e o roteiro escrito por Bob Ogle, baseado em uma revista de histórias em quadrinhos da Archie Comics. A direção coube a Hal Sutherland.[1] A série contou com 17 episódios no total.[2]
The Archies
Os The Archies eram uma banda de garagem fundada por Archie Andrews, Reggie Mantle e Jughead Jones, um grupo de adolescentes fictícios.
O grupo fictício
The Archies tocavam uma variedade de música pop, apelidada de "Bubblegum pop", consistente com a época do desenho animado, exibido na televisão entre 1968 e 1978. Mas havia uma preferência pelo rock'n roll.
Betty Cooper e Veronica Lodge se juntaram ao grupo depois. Todos os membros cantavam os vocais com exceção de Jughead, em algumas canções.
Os instrumentos tocados por cada eram:
* Archie - guitarra principal
* Reggie - baixo
* Jughead - bateria
* Betty - tamborim / percussão / guitarra (ocasionalmente)
* Veronica - órgão / teclado
* Hot Dog - mascote
Há certa dúvida sobre o instrumento de Reggie. Na maioria dos desenhos sua guitarra é idêntica à de Archie; porém, na maioria das músicas há a necessidade de um baixo, o que cria dúvidas sobre o instrumento. Uma inusitada maneira de distribuição para a música deles eram cifras no verso de caixas de cereal matinal.
O grupo real
Músicos de estúdio foram contratados por Don Kirshner, em 1968, para tocar várias canções. A mais famosa delas, "Sugar, Sugar", foi escrita por Jeff Barry e Andy Kim, e chegou ao topo das paradas pops em 1969, dando ao grupo um disco de ouro (na verdade, no Top 100 da revista Billboard ela foi a nº1, sendo a única canção de uma banda ficcional a entrar neste ranking). Outras canções de sucesso gravadas pelos Archies foram "Who's Your Baby?", "Bang-Shang-A-Lang" e "Jingle Jangle".
Os vocais masculinos dos Archies fictícios eram de Ron Dante, o líder da banda Cugg Links. Já os duetos femininos eram feitos por Toni Wine. Wine foi substituída em 1970 por Donna Marie, que foi depois substituída nas gravações finais por Merle Miller. A única canção que não foi cantada por Ron Dante foi Love Is Living in You, cantada em 1971 por Richie Adams. O último single foi lançado em 1972, e era chamado "Strangers in the Morning", e no lado B, estava "Plum Crazy".
Jeff Barry, Andy Kim, Susan Morse, Joey Levine, Maeretha Stewart, Ellie Greenwich, Bobby Bloom e Leslie Miller contribuíram para os vocais de apoio diversas vezes, com a contribuição de Barry para a voz de baixo (dublando Jughead no desenho). Os músicos dos Archies eram o guitarrista Hugh McCracken, os baixistas Chuck Rainey e Joey Macho, o tecladista Ron Frangipane e os bateristas Buddy Saltzman e Gary Chester.
As canções foram produzidas e escritas por Jeff Barry, porém algumas também foram escritas por Jackie Mills.
Referências
1. ↑ Créditos completos do desenho.. Página visitada em 2 de maio de 2008.
2. ↑ Lista de episódios de The Archie Show. Página visitada em 2 de maio de 2008.