.:[Double Click To][Close]:.

Confissões de Adolescente


Informação geral
Formato Seriado
Género Comédia
Classificação etária Permitido para todas as idades i DJCTQ (Brasil)
Duração 35-40 minutos
Criador Maria Mariana

adaptação de:
Daniel Filho
Euclydes Marinho
Maria Mariana,
Domingos de Oliveira
Patrícia Perrone
País de origem Brasil
Idioma original Português
Produção
Elenco original Maria Mariana
Danielle Valente
Georgiana Góes
Deborah Secco
Luiz Gustavo
Tema de abertura "Sina" por Gilberto Gil
Exibição
Emissora de
televisão original Brasil TV Cultura
Formato de exibição 480i (SD)
Transmissão original 22 de agosto de 1994 - 1996
№ de temporadas 2
№ de episódios 40 (lista de episódios

Confissões de Adolescente é um seriado brasileiro que estreou em 22 de agosto de 1994 na TV Cultura. Também foi exibido na Band e no Multishow. Depois de treze anos, o programa volta interinamente para a grade de programação da TV Cultura.

Trama

Quatro irmãs adolescentes descobrindo juntas o mundo: Diana, Bárbara, Natália e Carol. Elas vivem em Ipanema e o seu cotidiano é característico de meninas dessa idade: passeios de bicicletas, shopping-centers, subidas de árvores, e é claro, a vida e seus mistérios. Para mediar os conflitos, está o advogado Paulo, o pai solteiro e moderno/careta tendo que lidar com o desenvolvimento das filhas. Diana e Bárbara são filhas do primeiro casamento de Paulo, e Carol, do segundo. Já Natália é sua enteada, filha da sua segunda esposa, também mãe de Carol, que faleceu.

Todas as garotas tem personalidades marcantes e suas diferenças fazem com que elas se completem. Carol, 13 anos, a mais nova, é a brincalhona, sempre alto-astral, vivendo um eterno verão de alegrias. É irônica e não gosta de fazer amizades com mulheres por considerá-las pedantes, preferindo a companhia dos meninos. Natália, 16 anos, é romântica, frágil e sonhadora. Tímida, se acha feia e rejeitada por ter perdido a mãe e não ter contato com seu verdadeiro pai. Bárbara, 17 anos, é esperta e prática. Cursa o segundo grau, não sabe o que quer da vida, mas viveu várias aventuras com seus amigos, tendo, inclusive, perdido a virgindade ainda cedo. E, finalmente Diana, 19 anos, uma leonina que tem em sua alma o outono, as folhas caindo, o movimento constante. Estudante de Comunicação, escreve para o jornal da Faculdade. Por ser a mais velha, assume o papel de mãe para as irmãs mais novas. Ela é a narradora das histórias.

É no dia-a-dia dessas garotas que surgem suas descobertas sobre a vida: crises de identidade, amores, sexo, gravidez, aborto, temas que fazem parte do dia-a-dia dos jovens burgueses em qualquer lugar do mundo em qualquer época, e que serão vividos por essas quatro irmãs que acabam descobrindo como superar, aprender e crescer nessa fase tão difícil, para finalmente se tornarem mulheres.

Elenco Principal
Interprete Personagem Temporada(s) Anos Creditados Primeira Aparição Aparição Final
Maria Mariana Diana 1-2 1994–1996 "O Primeiro Beijo" "Somos Todos Iguais?"
Georgiana Góes Barbara 1-2 1994–1996 "O Primeiro Beijo" "Somos Todos Iguais?"
Danielle Valente Natália 1-2 1994–1996 "O Primeiro Beijo" "Somos Todos Iguais?"
Deborah Secco Carol 1 1994–1995 "O Primeiro Beijo" "Por Um Triz"
Camila Capucci 2 1996 "O Príncipe Encantado" "Somos Todos Iguais?"
Luiz Gustavo Paulo 1-2 1994–1996 "O Primeiro Beijo" "Somos Todos Iguais?"

Elenco Secundário
Interprete Personagem Temporada(s) Anos Creditados Primeira Aparição Aparição Final
Analu Prestes Dona Terezinha 1-2 1994–1996 "O Primeiro Beijo" "Independência ou Morte"
Mariana Oliveira Juba 1 1994–1995 "O Primeiro Beijo" "Uma Mulher Moderna"
Sabrina Rosa Ingrid 1 1994–1995 "O Primeiro Beijo" "A Eleição"
Gabriela Costa Lia 1 1994–1995 "O Primeiro Beijo" "Uma Mulher Moderna"
Leandra Leal Mariana 1 1994–1995 "O Primeiro Beijo" "Uma Mulher Moderna"
Dudu Azevedo Danton 1 1994–1995 "O Primeiro Beijo" "Uma Mulher Moderna"

Curiosidades

* O diretor da peça teatral foi Domingos de Oliveira, pai da autora Maria Mariana e o elenco era formado por Maria Mariana, Ingrid Guimarães, Carol Machado e Patrícia Perrone. Depois, Maria teve que sair e foi substituída por Gabriela Duarte.
* O DVD da série foi lançado em uma festa, em 17 de outubro de 2005, com a presença de Daniel Filho, o diretor da série, e as atrizes protagonistas, com exceção de Deborah Secco. O DVD tem a primeira temporada da série com 21 episódios, e a segunda temporada (gravada na França) com 18 episódios.
* As histórias retratadas na série basearam-se na peça homônima de Maria Mariana sobre suas experiências reais de vida. Confissões de Adolescente atraiu o público através das histórias conflituosas das quatro garotas, sobre paqueras, estudos, o primeiro sutiã, a primeira menstruação, aborto, enfim tudo que a platéia adolescente queria ver, atingindo em cheio as expectativas da platéia "teen" de todas as idades.

* A cada dia, o enfoque da trama era dado para a experiência vivida por uma das garotas, sendo que as demais surgiam como coadjuvantes, envolvendo-se, emitindo opiniões, aconselhando e ajudando a protagonista do episódio.

* Filmada em película 16 mm (primeira série brasileira de televisão nesse formato), destacou-se por ser uma produção independente e sem grandes recursos, mas que manteve um significativo sucesso, arrancando aplausos tanto do público quanto da crítica. Um dos poucos seriados fora dos padrões globais a possuir uma repercussão internacional tão boa.

* No Brasil, o primeiro ano da série foi exibido pela TV Cultura (a partir de 22 de agosto de 1994). Logo no 2º ano, a partir de 1 de junho de 1996, foi exibido pela TV Bandeirantes, constando com 19 episódios inéditos. No ano de 1997 voltou a ser exibida pela Cultura, reapresentando o que fora transmitido pela Bandeirantes. A partir de 2001, a série foi reprisada no canal Multishow (Net/Sky).

* O sucesso de Confissões de Adolescente é compreensível, quando nos deparamos com roteiros tão primorosos cheios de lições de vida sem caretice, uma narrativa ágil, uma marcante fotografia, interpretações e direção de peso.

* A série trouxe as chamadas participações afetivas, em que os atores convidados não recebiam nada pela participação, atuavam por amizade e carinho pela produção. Entre eles: Marieta Severo, Débora Bloch, Cláudia Gimenez, Maitê Proença, Lília Cabral, Lucélia Santos, Drica Moraes, Pedro Cardoso, Rúbens de Falco, Cristina Pereira, e outros.

* Um dos destaques na edição da série eram os momentos em que os atores usavam a metalinguagem conversando com o público, dando verdadeiras confissões aos telespectadores, com depoimentos olhos nos olhos para nos deixar mais próximos dos conflitos tratados em determinado episódio.

* Alguns episódios da série tiveram parte deles rodados em Cannes, França, assim que os direitos do programa foram vendidos para a TV Francesa TF-1. Esses episódios mostravam as meninas passando as férias fora do Brasil. A partir desta temporada Diana (Maria Mariana) decide estudar na França e viver com uma família francesa.

* Ao término da série, Confissões de Adolescente foi indicado a um Emmy Award como melhor série internacional. Foram produzidos 23 episódios, exibidos no Brasil, Israel, Finlândia, Grécia, França, Portugal e Nova Zelândia.

* A peça teatral de Maria Mariana foi escrita a partir de seus diários, e além da série, rendeu também um livro-áudio e um filme. A peça estreou no Rio de Janeiro em 8 de março de 1992 e tinha no elenco original, além de Maria Mariana, Ingrid Guimarães, Carol Machado e Patrícia Perrone. Maria deixaria e peça mais tarde e foi substituída por Gabriela Duarte.

* Daniel Filho, o diretor, narra em seu livro O Circo Eletrônico, ao assistir pela primeira vez a peça de Maria Mariana:

"Nunca tinha visto tão de perto a alma de uma jovem adolescente. (...) Coisas fora do meu conhecimento. Chorei várias vezes durante a precária montagem, feita porém com grande emoção. Ali tinha um programa de televisão. Barato, algo que não existia no ar, instigante, diferente. Naquele mesmo instante fiz a proposta da compra dos direitos".
Produção

Foi criado pela atriz, na época adolescente, Maria Mariana, baseado em seus diários. Os diários foram publicados em livro e, posteriormente, adaptados para teatro e para o seriado de televisão.Sob a direção de Daniel Filho, o elenco inicial era formado por Débora Secco (estréia na TV), Georgiana Góes, Daniele Valente e Maria Mariana. Na época, os episódios causaram impacto positivo no público e na mídia porque falava de maneira franca sobre aborto, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, relacionamento com os pais, menstruação, namoro, problemas de saúde, conflitos profissionais e outros assuntos do universo adolescente.

Daniel Filho teve a idéia de produzir o seriado ao assistir a peça de teatro, baseada no livro Confissões de Adolescente de Maria Mariana. A primeira temporada da série soma 21 episódios, a segunda, gravada em parte na França, tem 18 episódios. Os DVDs resgatam a série que completa 11 anos desde sua primeira exibição.

* Emissoras: TV Cultura, Rede Bandeirantes e Multishow.
* Ano de produção: 1994.
* Número de Episódios: 40.