|
|
---|
Azambuja e Cia
Texto extraído do site Infan TV
http://www.infantv.com.br/
Emissora: Tv Globo.
Ano de Produção: 1975 (25 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Rede Globo.
A Série.
Com texto de Arnaud Rodrigues, direção de Paulo Afonso Grisolli e produção de Fernando Almeida estreou no dia 24 de março de 1975 na Rede Globo a série cômica Azambuja & Cia.
Depois de passar quase uma ano como quadro do Fantástico, o personagem Azambuja, vivido pelo comediante Chico Anysio, ganhou um programa autônomo, exibido uma vez por mês, às segundas-feiras.
Azambuja foi inspirado em Zé, personagem de humor criado por Haroldo Barbosa, em 1950, na Rádio Mayrink Veiga e levado para televisão em 1967, na TV Record em São Paulo. Ele aparecia só no final do quadro e não tinha sequer voz. O ator Germano Filho contava uma história que sempre terminava com “aí, o Zé chegou e...”. Retomando essa ideia, Chico Anysio criou o malandro Azambuja e utilizou o personagem primeiramente num quadro do programa Fantástico.
As cenas externas de Azambuja & Cia. eram gravadas em ruas que mostravam o subúrbio carioca. O interior das casas foi montado com características das residências de periferia. A cenografia era de Alfredo Pereira e Walter Lacer fazia a direção de imagem.
O último episódio da série foi ao ar no dia 11 de agosto de 1975, perfazendo um total de 24 histórias.
A História.
Azambuja & Cia. apresentava as histórias do malandro Azambuja e sua turma: Bililico, Nega Brechó, Steve Wonder, Pernambuco. Trivelato e MacPherson.
Na série, Chico Anysio também interpretava um menino criado dentro de apartamento que se encantara com as histórias contadas por Nega Brechó, filha de uma lavadeira que todas as semanas ia à sua casa. Com ela, ele acabou embarcando num trem da Central do Brasil para conhecer as pessoas de que a moça tanto falava e que se tornam suas amigas e companheiras de aventuras. Chico Anysio era então o amigo rico da turma que se preocupava em tirar todos os outros da encrencas.
Elenco
Chico Anysio ..... Azambuja
Arnaud Rodrigues ..... Bililico
Dorinha Duval ..... Nega Brechó
Tião Macalé ..... Steve Wonder
Augusto Olímpio ..... Pernambuco
Dalmo Ferreira ..... Trivelato
Paulo Rodrigues ..... MacPherson