|
|
---|
Hércules (Marvel Comics)
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Journey to Mistery Anual #1 (1965)
Criado por Stan Lee e Jack Kirby, adaptado do Hércules mitológico
Características do personagem
Alter ego Héracles (nome grego)
Espécie Olímpicos
Terra natal Monte Olimpo
Afiliações Vingadores
Defensores
Os Campeões
Panteão olímpico
Argonautas
Parentesco Zeus (pai)
Codinomes conhecidos Harry Cleese
Agente 74
Deus de Força
Príncipe do Poder
Vencedor Tegler
Habilidades Força super-humana, invulnerabilidade, resistência e fibra, imortalidade e combatente corpo-a-corpo.
Projecto Banda desenhada · Portal da Banda desenhada
ver
Hércules é um personagem imaginário, um deus olímpico e super-herói no universo de Marvel Comics, baseado na lenda do mais famoso herói e semi-deus grego Héracles. Hércules, o nome romano, é um herói Marvel mas foi primeiro usado como adversário do Hulk e de Thor.
Hippolyta
Olímpicos Hippolyta, a rainha das Amazonas, conheceu Hércules quando ele, Jasão e os Argonautas aterrissaram perto de um lugar seguro da cidade de Themiscyra. Lá eles tentaram roubar o cinto encantado de Hippolyta subjugando qualquer escravo que estivesse no caminho. Temerosa pela vida da irmã Hippolyta, Antiope se disfarça de boa vontade como Hippolyta. Jasão, pensando ser a rainha das Amazonas, sequestra Antiope e a lhe fez noiva. Ela teve um filho que chamou de Hippolytus demonstrando seu amor pela irmã.
Inicialmente ressentida com Hércules pela invasão, Hippolyta se apaixonou por ele. Durante os séculos, ela tentou várias vezes ganhar o afeto dele mas em última instância o herói nunca lhe deu o coração. Assim uma relação de amor e ódio foi formada entre os dois.
Era moderna
Nessa fase Hércules sua primeira aparição foi ao ser escravizado pela feiticeira asgardiana Encantor e consequentemente atacando Os Vingadores, seus velhos inimigos. Hércules foi libertado pelo Gavião Arqueiro e rapidamente ficou amigo do Gavião e dos outros Vingadores, especialmente depois que ele foi banido de Olympus devido a sua ida sem autorização à Terra. Durante este tempo, ele ficou como convidado dos Vingadores, depois tornou-se membro oficial da equipe.
Ainda atuando com os Vingadores, Hércules voltou a Olympus para ajudar os deuses a deter o ataque do titã Typhon. Depois disto, permaneceu em Olympus. Enquanto está lá, Hércules foi envolvido numa trama por Ares para incitar uma guerra entre os Olimpianos, Asgardianos e, eventualmente, a Terra. Com a ajuda de Thor e os Vingadores, está guerra foi evitada. Depois disto, Hércules interage com a Terra num papel de apoio, unindo-se aos Campeões e ajudando os Vingadores, especialmente durante a crise que envolveu Korvac. Depois de Korvac, Hércules uniu-se aos Vingadores como membro titular em tempo integral.
Mestres do Terror
Hércules estava com os Vingadores quando eles foram atacados pelo Barão Helmut Zemo e seus Mestres do Terror no "Assédio da Mansão". Durante o ataque, um Hércules bêbedo e drogado ignorou as ordens da líder Vespa, atacando alguns dos Mestres do Terror e os detém até ser derrotado por Gólias e posto em coma por outros vilões.
Encerrado o "Assédio de Mansão", Hércules foi levado por Zeus a Olympus para se recuperar enquanto os Vingadores foram encarcerados em Hades como castigo pelo estado de Hércules. Só a intervenção de um Hércules recuperado terminou o conflito entre Zeus e a equipe. Zeus perdoa os Vingadores mas próibe Hércules de envolvimento com a Terra.
Hércules, sempre o filho rebelde, desobedece Zeus e volta para a Terra, ajudando os Vingadores contra o Alto Evolucionário. Durante este novo conflito, Hércules foi amarrado a uma máquina que o evoluiria além do nível dos deuses comuns. O dispositivo feriu e evoluiu Hércules e o Alto Evolucionário em um estado bem além dos deuses, aparentemente desintegrando ambos.
Mas depois descobriu-se que eles na verdade foram lançados fora da realidade. Seqüestrados pelo Celestial Enigmático e levados à Galáxia Negra, tornaram-se prisioneiros. Foram salvos por Eric Masterson e Thor. Hércules voltou a Terra onde uma vez mais se uniu aos Vingadores. Se tornou um membro reserva depois da reorganização do time pela ONU. E um membro ativo depois do desaparecimento de Thor.
Exílio
Hércules foi confrontado então por um Zeus enfurecido pela preferência do filho pelo mundo mortal. Zeus tirou sua imortalidade e retirou muito de seus poderes, e o exilou na Terra.
Lá, o traumatizado Hércules obteve apoio dos Vingadores, especialmente Deathcry a quem ele ajudou a devolver ao seu lar Shi'ar. Ao voltar do espaço, Hércules descobriu que os Vingadores aparentemente se sacrificaram para deter o ser conhecido como Massacre. Abatido pela perda dos camaradas, voltou a beber e tornar-se alcoólatra durante um tempo. Os Vingadores remanescentes o licenciaram.
Depois de sair dos Vingadores, Hércules viajou à procura de aventura e serviu brevemente com os Heróis de Aluguel. Quando os Vingadores e outros heróis retornaram do exílio, Hércules restaurado se uniu ao time mas opta em ficar na reserva em vez de servir como membro ativo. Hércules também procurou Golias, agora conhecido como o Atlas, para se vingar por ter-lhe deixou em coma. Gavião Arqueiro o convenceu a desistir da vingança, às custas da longa amizade deles.
Trabalhos novos
Com a saída dos Vingadores e a destruição de Asgard, Hércules voltou aos velhos hábitos, frequentando farras e aumentando sua imagem de bêbado.
Com Hércules em uma posição vulnerável, Hera decidiu atacá-lo com um jogo de novos Trabalhos. Para este fim, ela utilizou Euristeus, agora o líder de uma companhia moderna, para filmar os trabalhos numa espécie de Reality Show fazendo Hércules completar novos Trabalhos, atualizados para a idade moderna. Durante o curso dos trabalhos, foi perdoado por Mégara, e voltou para derrotar Euristeus.
Depois dos Trabalhos, batalhas mais mundanas surgiram para Hércules, mas quando ele feriu o Constritor severamente em uma luta, foi processado pelo super-vilão e acabou em ruína financeiramente. Depois, Hércules foi perguntado por Zeus se podia voltar a Olympus e montar uma defesa contra invasores até Ares voltar. Depois que Ares voltou para ajudar na defesa da morada dos deuses, Hércules pôs de lado o ódio pelo irmão para atingirem o objetivo em comum. Depois de ajudar a defender Olympus, Hércules voltou uma vez mais a Terra, e se juntou ao Controle de Dano para ganhar dinheiro. Previamente, Hércules teve que prestar serviços à comunidade, como resultado dos ataques bêbados dele. Porém, posteriormente ele se tornou um empregado na área de construção e demolição. Em um dos famosos jogos de pôquer do Coisa, Hércules se defronta com o Constritor e acaba recuperando muito da sua fortuna.
Guerra Civil
No evento de 2006 da Marvel Comics, o crossover chamado Guerra Civil, Hércules é contrário a Lei de Registro de Super-Humanos e parece considerar os heróis que se colocaram a favor do Registro (liderados pelo Homem de Ferro) como "traidores". Ele levou o pseudônimo "Vencedor Tegler". Durante a primeira batalha da Guerra Civil entre as forças pro-registro e anti-registro, ele presenciou o Golias (Bill Foster) ser assassinado por um relâmpago provocado pelo clone de Thor. Porém ao final da Guerra, Hércules vingou o companheiro caído, aparentemente matando o Clone de Thor.
Pós-Guerra, Invasão Secreta, Reinado Sombrio
Após a Guerra Civil, Hércules juntamente com alguns ex-membros dos Campeões foram convocados pelo jovem Amadeus Cho para ajudarem o Hulk que havia sido banido para o espaço sideral pelos Illuminati. Quando Hulk e seu Pacto de Guerra voltam a Terra e tentam se vingar daqueles que o trairam, Hércules tenta ajudá-lo, pórem eles acabam sendo presos pela S.H.I.E.L.D.. Enfrentando seu irmão Ares que havia se tornando membro dos Vingadores trabalhando para o governo, Hércules consegue fujir da custódia da S.H.I.E.L.D. levando consigo o jovem Cho. Ao encontrar sua irmã Atena, ela o convence a liderar um grupo de deuses de diferentes regiões contra as divindades Skrulls. Atualmente Hércules e Cho estão fazendo parte dos Vingadores liderados por Hank Pym.
[editar]
Relação com outros Deuses
O Poderoso Thor: Hércules conduziu um ataque aos Asgardianos mas foi detido por Thor. Eles ficaram aliados e amigos até hoje, mas também são rivais.
Outros Deuses : Hércules é o filho favorito de Zeus. Inimigos de Hércules são Hades, Ares, Titãs e Hera. É casado com Hebe.
Hércules 2300
Hércules apareceu em duas minisséries, uma graphic novel, e vários outros assuntos que descrevem uma Terra alternada onde ele foi exilado em espaço por Zeus. Coloquialmente conhecido como Hércules 2300, esta Terra de substituto é designada Terra-829. Hércules ofende Zeus que deseja ensinar a humildade de filho dele. A este fim, Zeus planeja exilar Hércules uma vez mais. Porém, pelo 24º século, avançou grandemente humanidade, com cidades flutuantes, viagem espacial avançada, e grande aumento mental. Banir Hércules para Terra estariam ego-derrotando, como adorações de humanidade Hércules como um deus. Ao invés, Hércules é exilado em espaço, com a carruagem de Apollo e corcéis como uns meios de passagem. Durante as jornadas dele, encontra e ajuda um Skrull nomeou Skyppi, o Rigelliano Registrador #417, junto com galantear várias senhoras (um de quem daria à luz um filho que se tornaria o imperador de um planeta e amargo para o ausente dele gere) e lutando vários estrangeiros. Uma aventura particular achou Hércules que galanteia Nova, arauto de Galactus antes do próprio Galactus lutador. Tentando derrotar Galactus primeiro com os punhos dele, então o fazendo bêbado, Hércules só teve sucesso fazendo Galactus se divertir. Porém, isto provou ser bastante, como Galactus esqueceu da fome dele temporariamente, e poupou o planeta que Hércules estava defendendo.
MC2
Hércules engravidou uma mulher desconhecida e fez para o MC2 o personagem Argo, o Todo-poderoso. Ele tem o poder de força Religiosa e resistência.
Poderes e habilidades
Poderes: Hércules possui várias habilidades sobre-humanas que são comuns à raça de seres conhecidas como Olímpicos.
Seu poder primário é a força física, que é vasta em Hércules. É fisicamente o mais forte de todos os Olímpicos, é capaz de levantar mais de 100 toneladas. Hércules é considerado um dos personagens mais fortes do universo Marvel (junto com o Hulk, Abominável, Thor, Gladiador, Fanático e Hyperion).
Hércules possui uma musculatura altamente desenvolvida, praticamente não gera ácido láctico o que lhe concede uma fibra sobre-humana próxima da ilimitada em todas as atividades físicas sendo praticamente infatigável.
À parte de sua vasta força física, Hércules é funcionalmente imortal, como todos os outros membros de sua raça. Ele não envelheceu desde alcançar maioridade, é imune a todas as doenças conhecidas, e não pode ser morto por meios convencionais. Ele pode até mesmo sobreviver desprotegido no vácuo do espaço por breves períodos.
Como os Olímpicos o corpo de Hércules é altamente resistente a danos físicos. Porém, a sua resistência é consideravelmente mais alta do que à maioria dos de sua raça. Seu corpo pode resistir ao impacto de armas de grosso calibre, quedas de alturas tremendas, a exposição a extremas temperatura, vastos níveis de energias e poderosas explosões sem sofrer dano. Embora seja possível feri-lô, à condição divina de Hércules permite curar-se com velocidade sobre-humana. Porém, Hércules não é capaz de regenerar membros perdidos ou órgãos sem a ajuda de magia. Um ferimento de grande magnitude ou a completa dispersão de moléculas de seu corpo pode causar sua morte. Em alguns casos Zeus ou outros deuses podem ressucitá-lo.
Habilidades: Hércules é excelente combatente em lutas greco-romanas. Hercules é altamente qualificado e experiente com todas as formas de armamento usadas na Grécia antiga.
Armas: Hércules ficou famoso na Grécia antiga por seu domínio no arco e flecha, mas hoje, por causa de suas memórias amargas da traição de Nessus e o suicídio de Deianeira, ele prefere não usá-los. Antes, quando ele passou a viver no Olimpo, sua arma favorita Hercules foi uma grande maça dourada. A maça se tornou sua arma atual, a Maça de Ouro, que não é realmente feita de ouro, mas foi forjada pelo deus Hefesto de adamantinum encantado, a lendária substância posteriormente nomeada pelo Dr. Myron MacLain que concequiu cria-la artificialmente. A Maça é, portanto, praticamente indestrutível, e sobreviveu a golpes diretos do martelo de Thor.
Cultura popular
Hércules (personagem de Disney) foi parcialmente baseado nele, sendo que aquele Hercules (Disney) é menos temperamental.