.:[Double Click To][Close]:.

Sheena - A rainha das Selvas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqIIrF3LkZCCrb1ecArW6BtrH3M0VaMedqNCejivj4YNCbtde3JOZPH8JgmNymoszl9X0MshWWsakIZwWJFyfA8xkxM8g3BZuwHqNlkGsU5A6dHQPd7F_DHaH2QSyqU4X-l3bywD1SHjeo/s320/Sheena.jpg

Quem leu a minissérie de Frank Cho Shanna, a mulher demônio, publicada em Marvel Max, pode ter ficado curioso com uma fala de um dos personagens. Quando eles resgatam a mulher da base nazista na Terra Selvagem, os homens decidem batizá-la de Shanna, em homenagem a uma personagem de HQ's. Em um primeiro momento pode se pensar que estão se referindo a própria mulher do Kazar, que já fez muito sucesso antigamente. Contudo, com um pouco de pesquisa pode-se encontrar a outra personagem que serviu de referência para as duas.

Sheena, A rainha das Selvas, foi criada em 1937 por Willian Thomas, um dos pseudônimos usados por Will Eisner. Ela é considerada o ponto de partida para um gênero inteiro de deusas brancas e sexys das selvas. Sua primeira aparição foi em um tablóide britânico chamado Wags, em 1937. O artista dos primeiros episódios era Mort Meskin. Quando o estúdio Eisner-Iger assinou o contrato de uma revista mensal para a Fiction House, uma editora americana de revistas pulp, Sheena foi finalmente publicada no seu país de origem, inclusive em suas primeiras aventuras em Preto-e-Branco.

Sheena é considerada uma versão feminina de Tarzan misturada com o cavaleiro de H. Haggard. Não foi criada na selva por macacos, como Tarzan, mas foi para lá quando criança com seu pai, o explorador Cardwell Rivington. Um feiticeiro de uma tribo local chamado Koba assassinou Rivington por acidente e para compensar por seu erro criou Sheena como sua própria filha. Assim ela se transformou na linda rainha das selvas que todos a conhecem e escolheu o caçador branco Bob Reynolds (uma versão masculina de Lois Lane que sempre precisa ser salvo) como seu parceiro.

http://www.universohq.com/quadrinhos/2007/imagens/Sheena_2B.jpgSheena, a Rainha das SelvasSheena, a Rainha das SelvasSheena, a Rainha das SelvasSheena, a Rainha das Selvashttp://www.omelete.com.br/imagens/diversos/sheena.jpg

Pelo menos era assim originalmente. Mais tarde transformaram seus pais em um casal de missionários falecidos, Bob em um personagem insosso chamado Rick Thorne e Koba em uma mulher conhecida N'bid Ela. Somado a isso um macaco chamado Chim, muito pouco da personagem original continuou existindo.


Jumbo Comics #1, onde Sheena teve sua estréia americana, é datada de setembro de 1938, apenas três meses após Action Comics #1, onde estreou o Superman, que seria considerado o fundador do gênero de heróis. Em 1942, ganhou um título próprio, sendo a primeira personagem feminina com uma revista. Além disso, a Fiction House publicou uma revista destinada a falar sobre a personagem e suas aventuras, mas teve só uma edição.

Na esteira do seu sucesso, surgiram várias imitações, como Nyoka, A Garota das Selvas, Tegra, a rainha da selva, o Fantomah e a Jann das selvas. A última edição de Sheena pela Fiction House foi uma versão 3-D publicada em 1953.

http://www.kabeleins.de/imperia/md/images/serien_shows/serien/_galerien/s/sheena/01_sheena_303_404_Nassour_Studios_Inc.jpg

A editora parou de publicar quadrinhos em 1954 devido à reação do público contra sua temática carregada de sexo, a mesma reação pública que tirou do mercado quadrinhos de horror como Tales do Crypt e policiais como Crime Does Not Pay. Mas o sucesso da personagem garantiu a transição de Sheena para outros meios - sua primeira série da tevê, com o McCalla Irish no papel do título, foi ao ar de 1955-56.

Em 1984 a personagem foi para os cinemas em um filme com estilo europeu, o que lhe garantiu um retorno aos quadrinhos pela Marvel, que adaptou a história do filme. A edição 3-D foi relançada pela Eclipse Enterprises em 1985. Uma outra série em quadrinhos foi lançada pela pequena editora London Night, mas durou apenas algumas edições. Retornou à televisão em 2000, por uma curtíssima e fracassada temporada com Gena Lee Nolin como a heroína.

Apesar da personagem em si não ser muito lembrada, sua imitação clara pela Marvel, a Shanna, se tornou muito popular, inicialmente como parceira de Kazar e depois na minissérie de Frank Cho, da qual era a protagonista. Na TV surgiu também uma personagem homônima com o título de Princesa Guerreira, mas totalmente distinta da heroína dos quadrinhos, já que essa nova versão era morena e suas aventuras se passavam na Grécia antiga, contemporânea a Hércules.

A imagem “https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8tdBUlCV1HiOGPJZ_pTY5QBtscAq-3wfI973YpFXTEYWLITpxngTzVhqZveR4nZ2D6csyGYyZMtU1-op46vHoJRYxERZ3ePJTcSCSJC11IFpuhLZOpYt_XAVwnW7OVY7cCH_-_Nf9yYqD/s400/sheena.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Matéria extraída pelo site:

http://www.popbaloes.com