|
|
---|
Rambo
Rambo é um personagem de histórias de ação, adaptado para diferentes meios de entretenimento.
Cinema
Rambo foi o herói de uma série de filmes de ação iniciada na década de 1980, cujas características e história foram inspiradas numa obra de David Morrell intitulada First Blood e publicada em 1982, estrelando Sylvester Stallone como John Rambo, um veterano do Vietnã e ex-Boina Verde.
Foram feitos quatro filmes até hoje, todos protagonizados pelo ator Sylvester Stallone:
A série é constituída pelos filmes:
* First Blood (1982), (Rambo)
* Rambo: First Blood Part II (1985), (Rambo II)
* Rambo III (1988), (Rambo III)
* Rambo (2008), (Rambo IV)
John Rambo
Origens
David Morrell diz que a escolha do nome Rambo foi inspirado pela "força do som" no nome das maçãs do gênero Rambo que ele encontrou na Pensilvânia, e ele sentiu que a pronúncia de Rambo era semelhante ao nome de Arthur Rimbaud, o título do famoso trabalho de uma temporada no inferno, que lhe parecia "uma metáfora para o prisioneiro de guerra, cujas experiências ele imaginava que Rambo havia sofrido."[1]
Biografia de Rambo
John Rambo, nasceu em 7 de junho de 1947 em Bowie, Arizona filho de um índio americano Navajo, o pai (R. Rambo, de acordo com o último filme) e uma mãe (Marie Dragoo descendente italiana — contudo, em Rambo: First Blood Part II, Marshall Murdock afirma que Rambo é índio / ascendência alemã). Rambo é graduado de Rangeford High School, e depois se alistou no exército dos Estados Unidos com a idade de 17 anos, em 8 de junho de 1964. Ele foi mandado para o Vietnã do Sul, em Setembro de 1966. Voltou para os Estados Unidos. Em 1967, ele começou o treinamento nas Forças Especiais (Boinas Verdes), em Fort Bragg, Carolina do Norte. Em algum momento ele aprende também a pilotar helicópteros. No final de 1969, Rambo foi re-incorporado para o Vietnã. Em Novembro de 1971, ele foi capturado pelas forças norte vietnamitas perto da fronteira chino-vietnamita em um acampamento para prisioneiros de guerra, onde ele e outros prisioneiros americanos foram repetidamente torturados. Rambo fugiu do cativeiro em Maio de 1972, mas foi então re-incorporado.
Após o seu regresso aos Estados Unidos, Rambo descobriu que muitos civis americanos odiavam o retorno de soldados, e ele foi submetido à humilhação e constrangimento por ter hippies anti-guerra jogando lixo nele e chamando-o de "matador de bebês". Sua experiência no Vietnã e voltar para casa resultou em um caso extremo de estresse pós-traumático.
Prêmios
No filme Rambo First Blood I é mencionada:
* 1 Medalha de Honra.
Por diálogo em Rambo: First Blood Part II, durante o seu serviço no Vietnã, Rambo recebeu:
* 2 Estrelas de Prata
* 4 Bronze Estrelas de Valor
* 4 Coração Purpura ("Purple Heart")
* 1 Distinguished Service Cross
* 1 Medalha de Honra
Em uma cena não usada de Rambo III, Rambo é "Classe A" — o uniforme pode ser claramente visto com as seguintes 13 faixas:
* Medal of Honor - Premiado em duas e recusa a outra
* Army Distinguished Service Medal
* Distinguished Flying Cross
* Soldier's Medal
* Bronze Star
* Purple Heart
* Air Medal
* Combat Action Ribbon - Este prêmio é, na realidade, para a marinha americana, a Guarda Costeira e Fuzileiros Navais, de modo que este poderia ser um erro por parte dos realizadores de Rambo ou poderia ter sido atribuído a uma operação em conjunto.
* Vietnam Service Medal
* Prisoner of War Medal
* Army Service Ribbon
* Vietnam Wound Medal
* Vietnam Campaign Medal
Filmes
First Blood (1982)
Após retornar aos Estados Unidos, Rambo tem dificuldade em adaptar-se à vida civil (presumivelmente depois de perder um emprego no serviço de manobristas por causa do desempenho insatisfatório) e viaja pelo país como um andarilho.
Referências
1. ↑ David Morrell's FAQ. (em inglês)
Outros
Rambo pode se referir a:
* Rambo: A força da liberdade: série animada do personagem Rambo realizada nos anos 80.
* Rambo: um videogame (NES) de 1988.