.:[Double Click To][Close]:.

Action Man


Action Man
Fabricante Palitoy / Hasbro
Era 1966-1984 / 1993-2006 / 2009-Presente
Categoria figura Ação
País Reino Unido / Commonwealth
Reino Unido Hasbro Hasbro Endereço Web UK

Para a segunda geração da Hasbro Action Man, consulte Action Man: 1993-2006. Para as reproduções 40 º aniversário, consulte Action Man: 40th Anniversary. Para o show de TV, consulte Action Man (série de TV). Para o lutador profissional,



Action Man é uma ação brinquedo meninos figura ", lançado na Grã-Bretanha em 1966 por Palitoy como uma cópia licenciada do" homem móveis de combate "americana Hasbro: GI Joe.

Action Man foi originalmente produzido e vendido no Reino Unido e Austrália, por Palitoy Ltd de Coalville, Leicestershire de 1966 até 1984 (Palitoy também ofereceu sub-licenças para fabricantes de brinquedos diversos em vários mercados).

A figura e os acessórios foram originalmente baseado no Hasbro (EUA) 1964 GI Joe figura (1966-1969 para a produção). GI Joe da Hasbro figura foi patenteada em 1966 [1] Mesmo que o método específico de anexar os anexos foi patenteado como "uma conexão para uso em bonecos" [2] Os números Man primeira acção foram Acção soldado, marinheiro e Acção Acção-Piloto. Todos estavam disponíveis em quatro cores do cabelo original: Blonde, Auburn, marrom e preto. Eles estavam acompanhados de trajes alusivos aos participantes da Segunda Guerra Mundial.

Action Man foi posteriormente reintroduzido em 1993, baseado na figura GI Joe Hall da Fama da época.


História

Palitoy (1968-1980, a filial britânica da General Mills) foi licenciado no Reino Unido para a Hasbro Industries. Palitoy cresceu fora de uma empresa de plásticos estabelecida por Alfred Edward Pallett em 1909 e passou a se tornar um dos maiores fabricantes de brinquedos da Grã-Bretanha até seu fechamento definitivo em 1984. [3].

Nos primeiros anos Action Man competiu com o conjunto britânico Tommy Gunn por Pedigree brinquedos que foram os produtores da boneca Sindy. O Tommy Gunn figura copiada aspectos da Hasbro, GI Joe, lançado dois anos antes nos Estados Unidos. Independentemente disso, Tommy Gunn foi geralmente considerada como uma maior qualidade em termos de equipamentos e de acessórios de precisão, especialmente desde que o homem de acção da década de 1960 era pouco mais do que um re-embalados GI Joe. No entanto, ele acabou por ser incapaz de competir com o Action Man e foi descontinuado em 1968. No final dos anos 1960 e início de 1970 muitas outras companhias produziram uma concorrência de Action Man, mas todos eram da variedade baratos fundir-moldada, que produz componentes de paredes finas, sem a articulação ea robustez dos componentes Palitoy, que utilizou injeção de mais caro e de rotação processos de moldagem.

Action Man foi então desenvolvido principalmente com temas britânica a partir de 1970: militares, aventureiros e esportistas, como Palitoy quis distinguir a sua linha de produtos da contrapartida dos EUA. (Bill) William AG Pugh foi o chefe de desenvolvimento de ação do homem produto em Palitoy, e pode ser creditado com o desenvolvimento de inovações na linha de produtos que inclui os cabelos flocados, segurando as mãos e, posteriormente, "Olhos de águia", que todos passaram para o IG linha de Joe [4], e por extensão ao de outros licenciados Hasbro.

Uma série que realmente define a nova linha de Palitoy além da Hasbro, foi o "cerimonial". Embora Hasbro tinha um conjunto de equipamentos Cadet cerimonial, eles não correspondem ao âmbito e alcance das versões britânica, que incluiu também um cavalo da Guarda Vida com toda sua indumentária cerimonial como um conjunto opcional. [5] A não-militar foi também coberto com elementos de aventura como resgate em montanha, a exploração do Ártico, mergulho e mergulho de profundidade. Um equipamento só estava disponível através do Action Man estrelas regime, a Royal Canadian Mounted Police (cão mastim e de acompanhamento). No G.I. Joe programação, este equipamento foi vendido com a figura em uma variedade de configurações através Hasbro Canadá.


Action Man: 1993-2006


Militares estilo Action Man fez um breve ressurgimento no início de 1990, mas entre 1996 e 2006 Hasbro usado o nome sem qualquer tema militar como um aventureiro moderno completo, com arqui-inimigos do Dr. X e Professor gangrena. Marketing mudou de produzir um número básico com a opção de comprar vários equipamentos diferentes a pacotes de toda a figura mais roupa e equipamento para uma determinada "missão". Esta especialização em conjunto com técnicas de produção levou a melhor com figuras embutidas habilidades, como golpes de caratê ou um maçarico de trabalho.

Um tie-in Action Man série animada foi produzida, mas só estava disponível em vídeo no Reino Unido, por causa das regras de transmissão sobre publicidade para crianças:. Brinquedo poderia seguir um programa de TV, mas não o contrário [6]


Action Man: 40th Anniversary

Hasbro, desde então, licenciada em 2006 reproduções de uma variedade do original em caixa Action Man <3 números, no âmbito do 40 º Aniversário "coleção nostálgica" banner, em um formato de embalagem semelhante ao GI Hasbro Joe "40th Anniversary" de coleta.

O original Action Man tinha um vinil moldado rígido cabeça pintada, com uma cicatriz no rosto lívido registrado como marca, idêntico ao GI Joe. Falando figuras Comandante muitas vezes têm o vinil pintado da cabeça também usada para falar figuras GI Joe. figuras Action Man dos anos setenta tendem a ter uma coloração rosada que GI Joe;. Os pés são menores do G.I. original Joe variedade. Eles foram mantidos juntos por um elástico, com ilhoses de metal corrugado com rebites que passou, para as pernas e ganchos de metal de retenção do posto de pescoço e ombros. Pré-1970 corpos usados ​​pintada-rebites semelhante ao GI Joe, 1970-1977 corpos têm rebites cromados que não foram utilizadas na versão dos EUA Hasbro. Especialmente notável com 1970 - em valores, as secções dos membros tendem a ser ligeiramente menor do que o GI Joe contrapartida, portanto, o Action Man é um pouco menor em altura. A pelve também é menor, tem uma crista extra em cada lado imediatamente acima das nádegas, o que também a distingue da versão dos EUA, trademarkings lado. O canadense G.I. Joe corpo usa essa pélvis. Órgãos a partir de 1978 são todos de plástico, construção civil, com uma ligação de borracha flexível para o cargo de pescoço (este está sujeito a deterioração).

As versões iniciais tinham mãos que eram praticamente idênticos aos do GI Joe. As mãos foram sempre um elemento de frustração, como foi observado por (Bill) William AG Pugh durante configurações para as feiras anuais de brinquedo [7], ele observou que foi difícil fazer com que eles realmente prender qualquer um dos acessórios de forma segura, sendo de difícil construção de vinil, cola teve de ser utilizado para fixar os acessórios. Como resultado, as mãos agarradas foram o recurso seguinte a ser introduzido em 1973; as mãos rígido moldado do original foram substituídos por um vinil flexível. Estas mãos foram criados por Bill Pugh [8] Um modificados (simples) versão foi utilizada pela Hasbro para o GI Joe, em 1974 [9]. Um dedal foi fornecido com cada figura em caixa para proteger os dedos quando mudar o seu equipamento. O vinil (1978 pre) precoce é propenso a avaria, conforme com a versão de GI Joe, a deterioração dos 73-77 mãos flex inclui o endurecimento das camadas externas, rachaduras e, às vezes murchem.


reunido cabelo e os olhos da águia

A primeira novidade para o Action Man era uma forma de reunir dando o efeito de um curto penteado "fuzzy" em 1970. Bill Pugh contactou a empresa viu num programa de TV que produzem garrafas cobertas com uma fibra reuniram [10]. Dracon Limited, cuja promoção itens incluídos um carro acorreram, desde a base para o processo eletrostático que daria Action Man seu novo visual [11]. Com a introdução da cabeça do rebanho de cabelos macios, todos os números vieram com olhos azuis, ao contrário das cabeças pintadas e GI Aventureiros Joe, que ainda tinha os olhos castanhos, em alguns casos. Esta inovação reunindo cruzou para trás sobre o Atlântico e foi introduzido para GI Joe dentro do ano. O equipamento de GI Joe da Hasbro foi montado e testado no Reino Unido antes de serem encaixotados e enviados para Hong Kong para a produção em massa; Hong Kong também foi o local de produção de Palitoy. "Aventureiro mar" GIJoe era um ruivo barbudo, nunca utilizado no mercado do Reino Unido. O Action Man Sailor agora vestida para a Royal Navy ostentava uma barba semelhante produzido em loiro ou castanho. Ao contrário G.I. Joe, Action Man era realmente onipresente, ele tinha apenas um rosto, independentemente da sua nacionalidade eurocêntrica, enquanto GI Joe tinha duas variantes étnicas, comumente referido como "Foreign Heads", um europeu, um japonês. Palitoy não de mercado a figura de pele escura vendido como Africano americanos no pré-70 do GI Joe programação.

Como nota de rodapé para os olhos de cores acima mencionadas, para a produção inicial 1970-1971, alguns "soft" cabeças de pintado (talvez alguns remanescentes do regime de Star) foram tratados para a reforma bando de cabelos por Palitoy e distribuído ao público . Estes números são comumente encontrados como a variante de olhos azuis, mas a combinação rara de olhos castanhos e cabelos flocados também pode ser encontrado em um homem de ação original. Há também uma gama de tons de pele, alguns eram mais pálidas, alguns eram mais quentes de tom, todas estas permutações dar a cada figura uma personalidade própria. O fato de que estes eram pintados à mão, muitas vezes é evidenciado no surgimento das variações, como a coloração dos olhos incompatíveis. Dada a extensão do tempo a figura estava em produção, é bem possível encontrar cabeças que foram alteradas, mas que ainda pode aparecer a "fábrica". O homem de ação só que veio com costeletas e não uma barba cheia, foi o "Georgie" Melhor futebolista figura [12]

A próxima grande mudança na comercialização do boneco ocorreu com a introdução de uma cabeça melhorou com "Olhos de Águia" em 1976. Inventado por George W. Ptaszek e A. King James em Hasbro [13] O projeto utilizou um mecanismo operado por uma simples alavanca na parte de trás da cabeça, movendo o olhar dos olhos e para trás - uma melhoria no olhar fixo de o original ainda que ao preço de uma cabeça um pouco maior, ea perda das características originais facial dos últimos 10 anos. A cabeça estava disponível apenas no cabelo castanho e loiro e olhos azuis só, com versões de barba de cada um.

Trademarkings e etiquetas de identificação

De 1966-1977 foi marcado em sua parte inferior das costas "Made In England Por Palitoy Sob licença da Hasbro ® 1964", em vez de em sua nádega direita, como GI Joe. variantes mais cedo locutor foram igualmente marcados. Mais tarde, os valores padrão de 1978-1984 foram marcados "CPG Products Corp 1978",... Mais tarde variantes locutor foram marcados "© 1975 Hasbro ® Pat Pend Pawt RI Made in Japan" ou "General Mills Toy Group Europa © 1975 Pat No. 1458647 ". torsos Locutor foram detidos, juntamente com 2 parafusos recesso nos ombros direito e esquerdo e, a partir de 1978, 2 parafusos adicionais acima da linha do quadril.

Early Action Man veio com um dogtag semelhante ao GI Joe's, uma marca de aço fina estampada. A partir de 1970, Palitoy criado o seu próprio projeto, feito de plástico duro com "buracos de bala", passando pelo logotipo, e lançou em cinza ou verde, que foi usado até a década de 1980. Locutores têm a etiqueta fixada directamente ao cabo de tração, organismos de normalização têm a etiqueta fixada a uma pequena cadeia. Na década de 1980, uma marca de identidade modificada com decalcomanias a ser aplicada foi lançado, esses adesivos variam de acordo com a figura. Em números locutor, a marca estava ligada diretamente ao puxar a corda, em organismos de normalização, foi suspenso por uma corda preta em torno do pescoço. As reproduções Hasbro-autorizada do metal dos anos 60 e 70 marcas de identidade são virtualmente indistinguível da original.

Todos os uniformes Man original Acção foram marcados dentro da gola, a questão no início tinha até os buracos de bala do logotipo da caixa, o que posteriormente foi interrompida. Os tecidos utilizados para as marcas também varia, de finais dos anos setenta / início dos anos oitenta um tecido sintético foi usado.

Variações corporal; 1978-1984

Em 1977, o catálogo oficial incluiu quatro novas figuras. Três deles foram variações sobre o Action Man padrão; um ciborgue Homem Atômico (influenciada por The Six Million Dollar Man), um de pele escura (Africano étnicas) Commando Tom Stone, um vermelho e prata, super-herói Homem Bala e, finalmente, um brutal Neanderthal sósia, o intruso, que era uma figura minimamente articulada. Todos foram levados da Hasbro, embora o homem atômico, embora tirado do mesmo molde como GI Joe está "Mike Powers", recebeu o cabelo se reuniram e um plástico prata "Coração Plug" com um botão preto no centro. "Tom Stone" era um reembalado Africano-étnica Hasbro Muscle Body Action Aventureiro, Palitoy nunca produziu qualquer dos valores étnicos na linha de si. Ambos Bullet Man e Tom Stone utilizou o corpo Hasbro patenteado:. "Figura Posable ter um pedaço de tronco de conector, tronco e pernas" [14]

De 1978 até o final do período inicial da ação do homem, em 1984, o corpo foi substituído por um projeto inteiramente novo, num ápice, o detalhe mais evidente é o fato de que a cor de carne área pélvica do corpo foi substituído por uma parte azul dando o efeito de calção azul e não o manequim assexuado olhar, ao mesmo tempo, o corpo assumiu um tom mais musculoso. Este tipo de corpo era conhecido como o "Dynamic Physique", e em 1980, um entalhe foi adicionado ao pescoço para permitir que a cabeça seja retido em um "atirador" (descrição Palitoy de marketing, somados a caixa) pose. Este órgão foi criado por Bill Pugh (e outros), que também foi responsável pelo desenvolvimento de outras inovações Action Man, que transferiu para os GI Joe e licenciados do mercado. A patente dos EUA foi pedida em novembro de 1977 [15]

A fala de Acção Comandante lançado no final dos anos sessenta oito comandos emitidos de forma aleatória (dependendo do quão longe você puxou o cabo), "Esta é a sua fala o comandante", as estações de aeronave inimiga ação ", Voluntário necessária para uma missão especial", em Inimigo visão: Escala 1000 "," Action Man em queda de patrulha ", atirem até eu dar a ordem", "cavar ataque de morteiro em" e "Comandante da base de apoio de fogo a pedido". A 78 de Dynamic Physique Locutor emitidos apenas 5 comandos: "Tanques inimigo que se aproximava" Give Me Some Cover "Enviar a patrulha" Qual é a senha "Advance em fila indiana"

Spacemen

Em 1980, a figura mais um não baseado no boneco Action Man, foi acrescentado: "ROM" do robô, licenciado pela Parker Brothers e originalmente chamado de Rom Spaceknight, que seria adaptado para uma série de livros de longa duração em quadrinhos pela Marvel. Uma nova linha também foi lançado com astronautas; Zargon capitão (o Pirata Espacial), e Zargonite e Space Ranger Capitão. Capitão Zargon usou o molde do corpo mesmo, mas em plástico preto com prata tatuagens impressas e uma "caveira" cabeça dentro de um capacete moldado. Ao mesmo tempo, Action Man ganhou um novo conjunto de equipamentos sob o título Ranger do espaço, incluindo um "speeder Space", um de dois homens e quatro-em-um veículo, eo único ocupante "Solar do furacão". Os equipamentos foram futurista ao invés de trajes espaciais anteriores, que tinham sido com base nos equipamentos das missões Gemini e Apollo. Posteriormente Space Rangers tinha roupas de pano, ao invés da borracha algo pouco prático da primeira versão. Um Space Ranger produzida por Palitoy só foi vendido no mercado europeu no âmbito do "Grupo de Ação Joe" licenciado como Capitão Cosmos.

caixas Figura

As versões iniciais das figuras básicas foram embalados em caixas de apenas mais leve mais alto do que a figura, com gráficos dinâmicos representando as figuras em ação coloca na frente e nas costas, com fotos de vários conjuntos de acessórios nos painéis laterais esquerda e direita. Os gráficos eram cópias directas daqueles utilizados para a produção dos EUA 1964-1968 GI Joe. As caixas de madeira apresentou detalhes do fundo de grãos para os soldados, fundo azul de marinheiro, e amarelo / marrom para o piloto. As caixas abertas na parte superior, em vez da versão com tampa utilizada em os EUA, para o GI Joe. A figura em anexo estava vestido com uniformes de base adequada para o ramo militar, mas desde que esta não corresponde à caixa de gráficos, ele levantou a verdade em questões de publicidade, uma vez que o comprador poderia assumir justamente o conteúdo "deve" corresponder à embalagem [16]. Em conseqüência, as caixas foram modificados para incluir uma imagem da foto no canto inferior direito do conteúdo efectivo, e desde 1970-na, os gráficos representados na figura real vestida como fechados.


baú de madeira

Tal como acontece com GI Joe, durante os anos 60, o Action Man tinha um baú de madeira (Kit caixa de armário), com dispositivo de suporte de plástico para armazenar seus acessórios dentro Geral dimensionalmente idêntico ao item GI Joe, mas os detalhes da produção variada.


Uniforme conjuntos

Começando em 1970, em grande parte Palitoy partiram programação da Hasbro embora alguns itens e acessórios e veículos ainda eram baseados em moldes da Hasbro. Palitoy criou uma ampla gama de conjuntos uniformes para o mercado britânico. militares britânica formada uma grande parte desta gama, com trajes cerimoniais estar entre os mais espectaculares. Do ponto de vista colecionadores, elas são muito desejáveis. Muitas roupas estavam disponíveis como conjuntos completos de figura em caixa. Alguns equipamentos foram vendidos em um formato de caixa, alguns vieram com uma caixa de cacifo para guardar o equipamento quando não estiver em uso. Havia seis "soldados do século", que combinava com seis Hasbro "soldados do mundo", com excepção do equipamento japonês e figura, que nunca foi oferecido na gama Palitoy. Esses conjuntos incluíam um "manual de inteligência" que cobria todas as ofertas disponíveis na programação e páginas sobre as armas ligeiras e pesadas, insígnias patente de oficial e de código morse. Tal como acontece com G.I. Joe, roupas questão inicial é sempre de um tecido mais pesado e mais durável, embora em termos de escala, o mais fino tecido é mais adequado. O soldado padrão box a partir de 1973 foi equipado com a camisola então vigente, calças cáqui, botas curtas, cachecol, boina preta e SLR rifle típica do exército britânico da época. Um oficial de campo contemporâneo embalado falando também estava disponível. O mergulhador de profundidade não foi tão inovador que foi patenteado por Sam Speers. [17].


Detalhes Uniformes

Palitoy foi bastante particular sobre o nível e atenção aos detalhes de seus uniformes e acessórios de detalhamento, por isso mesmo que em alguns aspectos, algumas roupas eram bastante simples em comparação com o equipamento atual (certamente em comparação com o nível de detalhe alcançado com ofertas moderna de Dragão e empresas de outras medidas figura) como pode ser visto em qualquer um dos catálogos de produtos na oferta de uma variedade de fornecedores on-line [18], Palitoy era bastante meticuloso na criação de insígnias adequadas, tais como o Royal British Polícia Militar Cap uniforme e outros . Não há dúvida de que o padrão caiu no final da década de 70, para qualquer número de razões, não menos do que sendo os custos de produção crescentes. [19] Com 60 e início dos anos 70 variações, muitas vezes eram fundido em vez de plástico ; os uniformes próprios eram de algodão pesado; divisas eram geralmente bordadas e cosidas, em vez de adesivos de papel. Ao longo dos muitos anos Action Man estava em produção, quase todos os itens produzidos para a linha tinha uma infinidade de variações.



Sobre o curso de Ação Homem de produção, uma grande variedade de conjuntos de caixas foram vendidas, um popular na época da série de TV Colditz na década de setenta foi "Escape from Colditz", que proporcionou a ambos. Foram incluídas reproduções de uma variedade de artefatos Prisioneiro de guerra de Colditz, e uma história. Um "Escape from Colditz" jogo de tabuleiro já foi lançado pela Parker Brothers (Reino Unido), uma divisão da Palitoy.

A mochila Rádio também foi vendido em um conjunto de luxo com o Action Man Field Officer. Geyperman Espanha, embora um Licenciado Hasbro, usado Palitoy linha de produtos como base para o seu produto, como pode ser visto na oferta de referência.


Literatura e regime de estrelas

Todos os valores em caixa veio com algumas peças de literatura, geralmente, um "manual do equipamento", um catálogo de ofertas em curso, que uma criança poderia desejar, um cartão de regime de estrelas e um guia de utilização para o tipo de valor específico que ilustra como usar e os cuidados para as mãos flex, olhos de águia, etc, conforme o caso.

Alguns vestidos e conjuntos figura veio com instruções de uso e cuidados adequados, eles ilustram os itens idênticos à GI Joe, nesse momento, a única variação é a ausência de itens oferecidos na Marinha os EUA

Outros itens relacionados também foram produzidos, na década de 60-70s, havia folhetos companheiro para vários conjuntos que forneceu informações básicas sobre a atividade real / divisão militar, etc; Em 1977 foram seis romances publicados sob o pseudônimo de Mike Brogan, e na década de 80 , anuários Action Man foram liberados.

Praticamente todas as embalagens do Action Man, de 1966 - sobre, o item mais caro, as estrelas mais ele veio com. As estrelas foram destinados a ser cortado a partir da embalagem, e aposta num "esquema Star" folha que veio com valores em caixa. Tinha espaço para até 21 estrelas, e incluiu uma lista de itens disponíveis para diferentes quantidades de estrelas coletados, com uma figura "livre" despido sendo o primeiro item. A Royal Canadian Mounted Police, seu cão, e vários equipamentos foram disponibilizados durante a vigência do programa, que continuou até o fim da produção de ação do homem em 1984. Figuras redimidos através do regime de estrelas foram enviados em uma simples caixa de papelão de papel manilha. O esquema Star é creditado com a pequena disponibilidade de embalagens intactas para colecionadores.


acessórios cardado e armas

Pequenos objectos foram oferecidos blister carding na década de 70 - 80; versões anteriores do robin James Sullivan brinquedos dos anos sessenta foram idênticos aos GI Joes '; plástico woodgrain fundo, embrulhado, com um furo do rebite pequena para a apresentação / venda a retalho. Os itens iniciais espelhados os lançamentos de GI Joe, e, portanto, principalmente armas dos EUA. Um vasto conjunto de armas pequenas e pesados ​​foram produzidos e comercializados desta maneira para a linha Action Man. Exemplos como o da Estrada de Emergência, foram vendidos no final dos anos setenta e início dos anos oitenta. Eles eram em sua maioria preço a ser acessível para as crianças a comprar com o dinheiro do bolso. Detalhes que variou ao longo do tempo foram marca de carimbo, coloração e cintos; itens anteriores tinham cintas elásticas, mais tarde, tinha problemas de plástico.


Veículos

Entre os acessórios produzidos para maiores Action Man eram versões (sem escala 1/6th verdadeira) do equipamento do exército britânico atual: o tanque Scorpion, Spartan APC, blindados Ferret carro, o 105 milímetros Light Gun, Airportable Land Rover e um reboque. Houve também um incêndio de Concurso, DUKW, um VTOL "perseguição" de aeronaves, helicópteros do Exército "Capture Helicopter", mochila helicóptero, motos com side-car, "Power-Hog", a Polícia de motocicleta, submarinos, veículos multi-o-terreno, jipe, e uma Trailer. Outros grandes conjuntos inclui uma torre de treinamento com tirolesa eo Mobile operações HQ. Houve também uma réplica do barco inflável com motor de popa alimentados por bateria. A cápsula espacial foi produzido em 1970.