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Mário Bros


Desenvolvedora Nintendo
Publicadora Nintendo
Plataforma(s) Arcade
Data(s) de lançamento 1983
Gênero(s)/género(s) Arcade/Plataforma
Modos de jogo Single Player, Cooperação
Número de jogadores 1 ou 2
Classificação ESRB Everyone (6+)
Controles/controlos Joystick; um botão
Portal Portal Games • Página do projeto Projeto Games


Mario Bros. é um jogo eletrônico de arcade feito pela Nintendo e lançado em 1983. Posteriormente o jogo foi lançado para consoles domésticos. Esse jogo é o primeiro onde o nome do herói Mario aparece no título, o separando assim da série Donkey Kong para estrelar seu jogo solo. Mario Bros. também apresenta aos jogadores Luigi, o irmão mais novo de Mario. Nesse jogo Mario é um encanador com a missão de exterminar pragas que estão saindo pelos canos da cidade.

O sucesso desse jogo deu origem à série Super Mario Bros., onde o herói explora um rico e elaborado mundo de fantasia.


Jogabilidade

Mario Bros. é um jogo de plataforma em que existe apenas um único cenário e as plataformas permanecem na mesma posição durante todo o jogo. O objetivo de cada nível é "chutar" todas as pragas". Mario pode correr para esquerda e direita, e pular. O principal método usado para atacar os inimigos é bater nas plataformas pela parte de baixo. O inimigo que estiver no local atingido da plataforma é virado de cabeça para baixo e impossibilitado de se mover temporariamente. Depois de virar o inimigo, Mario deve chutá-lo. Se Mario não conseguir chutar o inimigo a tempo, ele acorda, vira-se e volta a andar.

No modo para um jogador, Mario que tenta chutar, cospir, feculdar e eliminar todas as pragas.






Super Mario Bros.
Super Mario Bros.
Desenvolvedora Nintendo
Publicadora Nintendo
Plataforma(s) NES
Virtual Console
Data(s) de lançamento Japão 13/09/1985
Estados Unidos 01/10/1985
Europa 1987
Gênero(s)/género(s) Plataforma
Modos de jogo Single Player, Multiplayer
Número de jogadores 1 ou 2
Classificação ESRB Everyone (6+)
Mídia/media Cartucho (320 kilobits)
Controles/controlos Joystick
Portal Portal Games • Página do projeto Projeto Games

Super Mario Bros. é um jogo eletrônico de videogame lançado pela Nintendo em 1985. Considerado um clássico dos jogos eletrônicos, Super Mario Bros. foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inlgês como side-scrolling. O jogo é o mais vendido de toda a história dos videogames (contando – se aí os jogos vendidos junto com os consoles) e foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES (Famicom, no Japão). O jogo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi o primeiro sucesso do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto.


Jogabilidade

O jogador controla o principal protagonista da série, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino do Cogumelo (Mushroom Kingdom), sobreviver às forças do principal antagonista, Bowser, e salvar a Princesa Peach (na época conhecida por seu nome americano, Princess Toadstool) e seu reino do domínio dos Koopas. Há moedas espalhadas durante as fases, dispostas à coleção do Mario, e blocos especiais de itens (geralmente indicados por um sinal de interrogação quando não são escondidos) que liberam power-ups e moedas em sequência. Se o jogador obtiver um Super Cogumelo, caracterizado pelas cores vermelho e amarelo na época (antes da formalização gráfica oficial da série), Mario crescerá, tornando-se Super Mario (ou o Mario regular, como é visto nos jogos contemporâneos). Nesta forma, Mario pode ser atingido por inimigos sem perder uma vida instantaneamente; ao invés disso, ele retorna ao padrão menor de tamanho. O ataque primário de Mario é o pulo, no entanto, nem todos os inimigos reagem da mesma forma. Por exemplo, um Goomba será comicamente amassado e derrotado, enquanto um Koopa Troopa temporariamente se esconderá em seu casco, permitindo que o herói o utilize como um projétil. Estes cascos possuem uma mecânica única, baseada em um sistema de ricochetes que tornam fácil ao jogador experiente derrotar outros inimigos ou estourar uma série de tijolos. Um casco de Koopa em movimento, no entanto, pode ser perigoso para o personagem principal, causando-lhe bastante dano. Um modo alternativo de derrotar os antagonistas é a utilização da Flor de Fogo, que, quando adquirida pelo personagem, mudará o esquema de sua paleta de cores e permitirá com que Mario atira bolas de fogo. No entanto, se o encanador estiver em seu estado primordial diminuto e tomar posse de uma Flor de Fogo, ele somente crescerá, sem adquirir nenhum outro tipo de poder especial. Também pode ser adicionado ao seu arsenal Estrelas secretas, encontradas em blocos, tijolos regulares e tijolos invisíveis (que são espalhados em pontos estratégicos das fases). A Estrela, conhecida como Starman ou Star, confere à Mario invencibilidade temporária e a capacidade de causar danos apenas ao tocar nos inimigos.

Aos jogadores, são oferecidos, na parte superior da tela, os seguintes contadores: o que define o personagem na tela (que pode variar entre Mario e Luigi, sendo que o segundo só aparece no modo 2-Player); um contador da pontuação do jogador conforme o jogo se estende; a exibição do número descritivo da fase em que ocorre a ação atual (como World 1-1, por exemplo) e, finalmente, um contador de tempo (timer), que adiciona um nível de desafio ao jogo envolvendo a compleção de determinada fase dentro do limite de tempo. O personagem possui um certo número de vidas extras (Extra Lives) que definem quantas chances o herói do jogo tem de fracassar até ser derrotado permanentemente. As vidas extras, também chamadas de "Mario Extra", pode ser obtida após a coleção de 100 moedas ou adquirindo um Cogumelo 1-Up secreto. Mario perde vidas quando é muito atingido, cai num precipício ou estoura o limite de tempo estabelecido para a fase no timer, supracitado.

Super Mario Bros. é dividido em oito mundos, e cada um dos quais possui quatro fases. No fim de cada fase, há um castelo com um mastro. Quanto mais alto for o ponto do mastro o qual Mario poderá alcançar, mais pontos ele receberá. A quarta fase de cada mundo acontece, por padrão, dentro de um castelo. Os castelos do jogo geralmente trazem como características Barras de Fogo (Firebars) e Podoboos, inimigos flamejantes que saltam da lava. No fim de cada fase de castelo, Mario confronta um Bowser Falso (Fake Bowser) dos mundos 1 ao 7, e finalmente, o Bowser verdadeiro, no Mundo 8. Para derrotar Bowser, o herói deve alcançar um machado localizado atrás do tirano, que derrubará a ponte na qual acontece a batalha, dizimando Bowser num poço de lava derretida.

Também somam-se aos elementos de jogabilidade as diferentes plataformas, trampolins e canos, que servem como um sistema de locomoção entre as fases e suas áreas subterrâneas.


História

De acordo com o manual do jogo, esta é a história:

"Um dia, o pacífico Reino dos Cogumelos foi invadido pelos Koopas, uma tribo de tartarugas famosas pelo uso de magia negra. Os pacíficos e calmos habitantes do reino foram transformados em pedra, barro e mesmo em flores pelo caminho. Assim, o Reino entrou em ruína. A única pessoa que pelo menos tenta enfreta-los é Princesa Peach, filha do rei do local. Mas infelizmente, ela está sendo mantida em cativeiro pelo rei dos koopas: Bowser que quer se casar com ela para poder virar Rei do seu reino.Sabendo disso, Um encanador chamado Mario decide que irá salvar a princesa e assim libertar todos os habitantes do reino…"


Inimigos

-Goomba: é o monstro mais simples de Super Mario Bros. Tem a forma de um cogumelo e são marrons. É possível derrotá-los com qualquer ataque.

-Koopa Troopa: são monstros com um casco. Há dois tipos de Koopa Troopas: o verde (que cai quando chega um abismo) e o vermelho (desvia de abismos).

-Koopa Paratroopa: são Koopa Troopas com asas, que voam ou pulam. Os vermelhos e verdes tem a mesma função que Koopas Troopas.

-Piranha Plant: ou Planta Piranha é uma planta que em Super Mario Bros. que saem de canos. Não pode ser derrotada com um pulo, mas com bolas de fogo ou quando estiver invencível.

-Hammer Brother: sempre visto em pares, atira muitos martelos e podem ser derrotados com qualquer ataque.

-Buzzy Beetle: um besouro Koopa que é invencível a pulos e bolas de fogo. Só pode ser derrotado pulando e empurrando ele para um abismo ou com uma Star.

-Spiny: sub-espécie de Buzzy Beetle. Pular em cima não funciona, pois é cheio de espinhos, com bolas de fogo ou a Star é derrotado. Sua coloração é vermelha e muitos são jogados por Lakitus.

-Lakitu: monstro que tem uma nuvem em qual fica atirando Spinies. Nao é invencível a qualquer ataque, sendo difícil por estar muito alto.

-Cheep-Cheep: um monstro que nada através dos mares de muitos jogos de Mario. Nota: eles não são peixes, pois tem cabelo e asas.

-Podoboo: um monstro de lava que salta de poços com lava. É impossível ser derrotado sem uma Star.

-Firebar: bolas de fogo presas em blocos que giram.

-False Bowser: dos mundos 1 à 7, em Super Mario Bros., há um castelo com um False Bowser, que pode ser derrotado com bolas de fogo ou pegando o Axe (machado) no final da linha.

-Bowser: Em Super Mario Brothers, é o chefe final.


Sucesso

O sucesso do jogo foi enorme e somente na América do Norte o jogo vendeu mais de 40 milhões de cópias. O jogo teve continuações e foram lançados Super Mario Bros. 2 (Super Mario USA, no Japão), Super Mario Bros.: The Lost Levels (originalmente Super Mario Bros. 2 no Japão, lançado como "The Lost Levels" no resto do mundo) e Super Mario Bros. 3 também para NES. Mais tarde, em 1993, a Nintendo lançou para SNES Super Mario All Stars que era uma coletânea trazendo todos os jogos da série com melhorias gráficas consideráveis. A versão original de Super Mario Bros. para NES foi relançada em 2004 para o portátil GBA.

Super Mario Bros. também inspirou uma série de TV e um filme, e Mario se tornou o mascote oficial da Nintendo e um dos mais populares e reconhecidos personagens de videogame de todos os tempos.

Série de Televisão

Remakes

O jogo tem vários remakes:

* Várias versões não oficiais para PC.
* Incluído em Super Mario All Stars (SNES)
* New Super Mario Bros. (Nintendo DS): Jogo novo, com fases diferentes e novos itens, mas de mecânica em muito semelhante à do primeiro super mario bros.
* New Super Mario Bros. Wii (Wii) Versão do New Super Mario Bros. para o console Wii, com novo multiplayer e modos de jogo.

Aparições em desenhos

* Em Chowder, em um episódio de baseball, a uma parte que, Chowder (interpretando Mario) usando uma batedeira, precisa se esquivar pelas bolas de fogo jogadas por Gorgonzola "Zing" (interpretando Bowser), resgatar Panini (interpretando a Princesa Peach) e chegar ao outro lado. As imagens são iguais ao Super Mario Bros. para NES
* Em American Dragon: Jake Long (no Brasil conhecido como Dragão Ocidental), em um dos episódios o Kung-Cão do passado está jogando um jogo com os mesmos efeitos sonoros deste game, em que o personagem pula e nada.
* Em Kim Possible, no episódio em que Kim precisa pegar seus irmãos mais novos numa pizzaria, ela entre e encontra seu amigo Ron, que está jogando um video-game de Arcade com seu mascote Rúfus, os efeitos sonoros são iguais aos do Super Mario Bros. para NES.
* Em Dave the Barbarian, no episódio em que um nerd de 1994 volta no tempo, ela dá jogos ao povo dos bárbaros, um detalhe è que os jogos são gameboys e os efeitos sonoros são do Super Mario Bros., o que indica que os cartuchos nos gameboys são do game Super Mario Bros. Deluxe.
* Em Os Simpsons, Homer (interpretando Bowser) enfrenta um turista parecendo o Mario.
* Em Megas XLR no episódio "Ação de Graças" uma das alegorias é dos "Fabio Bros", referência nítida aos irmãos Mario.
* Em Skunk Fu! no episódio arte de contar historia 1 e 2 skunk é o Mario e os macacos inimigos


Recordes

Segundo o site Speed Demos Archive (http://speeddemosarchive.com) e Twin Galaxies (www.twingallaxies.com), o recorde de velocidade em terminar o jogo passando pelos 32 níveis pertence a Andrew Gardikis, que terminou o jogo em 19 min e 57 s. O recorde de pontuação pertence ao brasileiro Wesley Souza Silva,que conseguiu marcar 1.044.952 pontos.

Assumindo a possibilidade de usar os canos de teleporte, o recorde de tempo pertence a Trevor Seguin, que terminou o jogo em 5 min e 9 s.
[editar] Segredos

Super Mario Bros possui muitas passagens secretas atalhos entre outros segredos decobertos por acidente como: Nuvens e arbustos de Super Mario Bros. terem o mesmo desenho com cores diferentes.

A “zona negativa” de Mario é um mundo secreto dentro do jogo. Para chegares lá você deves pular sobre o cano no final do mundo 1-2. O único problema é que ao chegares lá, morres.

Outros segredos são muito mais agradáveis, como os diversos truques para se obter vidas infinitas. Por sinal, o primeiro Super Mario Bros. já contava com uma artimanha para assegurar vidas infinitas. Bastava chegar ao mundo 3-1 e na escadaria final, aquela que fica antes da bandeira verde, e saltar sobre uma Koopa.

Toad mostra o dedo do meio no final do mundo 1-4.

Bug somente da versão SNES: se você matasse um false bowser com bolas de fogo ao cair parecerá um casco de um buzzle bet

Se você finalizasse a fase 1-2 somente na parte de cima da fase iria achar a zona warp o mesmo poderia ser feito na fase 4-2

Um hack de algum modo foi feito intitulado Super Mario Bros:Forever sendo 80% mais dificil exigindo muito do jogador para passar da fase 1-1

Entre muitos outros. A Nintendo preparou vídeos especiais mostrando alguns deles. Mesmo assim ainda há vários outros que poderiam ser citados.


Ligações externas

* Super Mario Bros. Headquarters (em inglês)
* Review de Super Mario Bros (em português)
* Super Mario Bros at The NES Files (em inglês)
* toadscastle.net (em inglês)
* The Mushroom Kingdom (em inglês)
* The Super Mario Bros. glitch page on The Mushroom Kingdom (em inglês) .