.:[Double Click To][Close]:.

Madame Min


Madame Min (Madam Mim, também conhecida por Mad Madam Mim, no original em inglês). Personagem da Disney, é uma bruxa do bosque velha, com uma das caras mais feias que já se viu. Mas é simpática e muito poderosa.

Aparece pela primeira vez no desenho clássico A Espada era a Lei [1] . Nessa ocasião enfrentou num duelo de magia o Mago Merlin, mestre do jovem Rei Artur, que no desenho atendia pelo apelido de Verruga (BR e PT), Wart, em inglês.

Ao passar para os quadrinhos, foi adaptada para a época atual. Enfrentou em outro duelo o Professor Pardal. Nessas histórias, o que acontece com mais freqüência é ser enganada pelos vilões Irmãos Metralha e Mancha Negra, que buscam tirar proveito de seus poderes mágicos, mas que no fim sempre se dão mal.

Mancha Negra tornou-se sua paixão não correspondida.

Mais tarde fez dupla com Maga Patalógica, a famosa feiticeira criada por Carl Barks. Tornou-se sua melhor amiga e mora junto com ela em um antigo castelo medieval, com um dragão preso no calabouço. Outros animais de estimação da dupla são dois corvos, Perácio e Apolônio e um gato, chamado no Brasil de Mefistófeles

Almanaques

A Madame Min nucna teve um título próprio no Brasil, porém teve algumas revistas que a retrataram. Estreou o Almanaque da Madame Min, com duas edições, Outubro de 1988 e Agosto de 1989. Além deste, esteve presente em um Almanaque das bruxas, onde divide as histórias com outras bruxas famosas como sua inseparável amiga, Maga Patalógika. Essa edição, única, é de Outubro de 1990 [2]

Manuais Disney

Além dos almanaques, Madame Min esteve, novamente com sua amiga Maga Patalógika, no Manual da Maga & Min, dentre os Manuais Disney, lançados na década de 1970 pela Editora Abril, mais especificamente em 1973. Depois, relançado em 1988 pela Editora Nova Cultural, com o mesmo nome.

O manual fala sobre mágicas, feitiços, assombrações e tudo mais relacionado ao mundo das bruxas e outros seres imaginários.

Este mesmo manual e de todos os outros temas e personagens, foram aproveitados para se fazer a Bilbioteca do Escoteiro-Mirim, em 1985. As capas eram diferentes, mas com o mesmo conteúdo.

Madame Min em outras línguas

* Alemanha - Madam Mim
* Arábia Saudita - سيدتي ميم - Sydty Mym
* Brasil - Madame Min
* Bulgária - Мадам Мим - Madam Mim
* Colômbia - Madame Mim
* Coréia do Sul - 매드 마담 밈 - Maedeu Madam Mim
* China - 疯夫人米姆 - Fēng Fūrén Mǐmǔ
* Dinamarca - Madam Mim
* Espanha - Madam Mim
* Estados Unidos - Mad Madam Mim
* Estônia - Proua Ella
* Finlândia - Matami Mimmi
* França - Madame Mim
* Holanda - Madam Mikmak
* Indonésia - Madam Mikmak
* Inglaterra - Mad Madam Mim
* Islândia - Maddama Mimm
* Israel - משוגע גברת מינ
* Itália - Maga Magò
* Japão - マッド マダム ミム - Maddo Madamu Mimu
* Lapônia - Noaide Áhkku
* Letônia - Lēdija Mīma
* Noruega - Madam Mim
* Polônia - Wiedźma Mim
* Portugal - Madame Min
* Rússia - Мадам Мим - Madam Mim
* Sérvia - Госпа Мим - Gospa Mim
* Suécia - Madame Mim
* Turquia - Bayan Mim
* Tchecoslováquia - Madam Mimi
* Ucrânia - Мадам Мім - Madam Mim
* Vietnã - Phu nhân Mim


Referências

1. ↑ Inducks (em inglês). Madame Min. Página visitada em 23/12/2009.
2. ↑ Vila Xurupita (em português). Almanaque da Madame Min. Página visitada em 23/12/2009.