.:[Double Click To][Close]:.

Mortal Kombat


Desenvolvedora(s) Midway Games / NetherRealm Studios
Distribuidora(s) Warner Bros. Interactive Entertainment
Criador(es) Ed Boon e John Tobias
Local de origem Estados Unidos
Gênero(s) Luta, Aventura
Primeiro título Mortal Kombat
Último título Mortal Kombat vs. DC Universe
Spin-off(s) Filmes, Quadrinhos e Séries de TV
Website The Mortal Kombat
Portal Portal Games • Página do projeto Projeto Games

Mortal Kombat,abreviado como MK, é uma série de jogos de luta criada por Ed Boon e John Tobias.

Os quatro primeiros jogos e suas atualizações foram desenvolvidos pela Midway Games e inicialmente lançados nas maquinas de arcade. Depois os jogos de arcade eram convertidos para consoles caseiros pela Acclaim Entertainment. A partir do Mortal Kombat: Deadly Alliance, a Midway Games criou seus jogos exclusivamente para consoles caseiros e continua assim até a sua versão mais recente, Mortal Kombat vs. DC Universe. Após a falência da Midway, a franquia foi comprada pela Warner Bros. em julho de 2009, fazendo parte da Warner Bros. Interactive Entertainment.[1]

A série seria originalmente baseado no artista, Jean-Claude Van Damme. A ideia não deu certo e Mortal Kombat então nasceu o atual Mortal Kombate como resultado de seu sucesso surgiram várias sequências, um filme de animação e um filme em live-action com sua própria continuação), séries de TV como Mortal Kombat: Defenders of the Realm e Mortal Kombat: Conquest. Outros spin-offs incluem um série de história em quadrinhos e até mesmo um jogo de cartas.

Os primeiros jogos e suas atualizações, Mortal Kombat, Mortal Kombat II, Mortal Kombat 3, Ultimate Mortal Kombat 3 e Mortal Kombat Trilogy, foram feitos com jogabilidade 2D que consistia no uso de cinco botões, soco alto, soco baixo, chute alto, chute baixo e defesa. Críticos afirmavam que era por causa disso que os personagens só eram diferentes nos movimentos especiais. De fato, essa concentração nos movimentos especiais causou uma falta de foco nos movimentos regulares em comparação a outras séries de jogos de luta.[2]

A série era especialmente notada pelos seus sprites digitalizados (diferente dos outros jogos que usavam sprites desenhados a mão), e sua grande quantidade de sangue e violência, incluindo, o mais notável, os Fatalities —movimento de finalização que requer uma certa sequência de botões para ser realizada, o que contribuiu para a criação do ESRB.[3][4] Ao longo da série, o jogo ficou conhecido por sua simplicidade dos controles e os movimentos especiais exóticos, tendo como uma de suas marcas a tendência para substituir o C inicial das palavras pelo K, não só no titulo como em todas as palavras que começassem com C. Os primeiros jogos da série eram criticados pelo uso abusivo da troca de paletas para criar mais personagens.

Visão Geral

A série Mortal Kombat foi criada em uma reação a Capcom, que dominava os Arcades com a série Street Fighter, com controles simples e gráficos digitalizados. A ideia original de Mortal Kombat foi criada em 1989, juntamente com história e conteúdo do jogo, mas não pôde ser levado aos Arcades até 1991. Alguns dizem que a violência gráfica do jogo era gratuita, e só foi incluído no fim de gerar polêmica e controvérsias. Embora seja muito controverso, a mistura de realismo e violência impulsionou Mortal Kombat para uma grande fama histórica.

Nos jogos da época do primeiro jogo da série, ele foi notado por usar a troca de paleta de cores para criar mais personagens, tendo assim vários personagens com a mesma aparência, mas com cores diferentes (Isso acontecia principalmente com Ninjas). Embora essa fórmula tenha criado vários personagens famosos como 8 Ninjas Masculinos, 3 Ninjas Femininas e 3 Cyberninjas ela foi criticada por causa dessas troca de paletas serem 1/3 da lista de personagens.

A Midway Games começou a criar sequências cada vez mais brutais que a última. Mortal Kombat 4 foi o marco da série na era 3D, substituindo os lutadores digitalizados dos jogos anteriores com modelos poligonais e acabando com a troca de paletas, com cada personagem tendo seu próprio modelo. Mortal Kombat: Deadly Alliance foi o primeiro da série principal a deixar os Arcades e ir direto aos consoles caseiros, já que o mercado dos Arcades estava em declínio. Isso acontece até hoje, onde Mortal Kombat é exclusivo dos consoles, nunca mais saindo para Windows e Arcade.

Segredos, Rumores e Easter Eggs

Mortal Kombat foi um dos primeiros títulos do gênero de jogos de luta que incluiu personagens secretos, jogos secretos e outros Easter Eggs. A maioria desses segredos eram apenas acessíveis através de algo muito desafiador e exigente. Foi essa ideia que ajudou Mortal Kombat a se tornar um dos mais memoráveis do gênero.

Por exemplo em Mortal Kombat: ao vencer uma luta do The Pit sem sofrer nenhum dano, não usar botão de bloqueio e aplicar um Fatality no final, podia-se lutar contra Reptile, uma fusão de Sub-Zero e Scorpion; ou Mortal Kombat 3, incluiu um jogo escondido chamado Galaxian. Os jogos da Sega Genesis tinha segredos exclusivos como o Fergality de Raiden que no Armory, na tela de Fatality podia-se aplicar o Fergality que transformava o personagem em um dos desenvolvedores do jogo.

Um Easter Egg que surgiu de falhas e acabou se transformando em personagem foi Ermac, ele estava presente na tela de Ranking e aparecia às vezes, fazendo surgir rumores que ele era um personagem secreto. Na verdade era um erro do sistema que misturava os ninjas, causando algo chamado "Error Macro" que no jogo era abreviado para Ermac, resultando em um ninja vermelho. E seu nome na tela de Ranking na verdade era um contador de erros.

Um dos acontecimentos mais impressionantes da série foi um rumor em Mortal Kombat 2, que surgiu na mão dos fãs, sem nenhuma interferência dos produtores. Os fãs acreditavam que Goro (Um sub-chefe de quatro braços do primeiro Mortal Kombat) estaria escondido em algum lugar, assim, várias pessoas se tornaram obcecadas em encontrar-lo. Os produtores logo depois de um tempo desmentiram o rumor.

Surgiram Easter Eggs através de piadas internas da equipe como o "Toasty", que surgiu em Mortal Kombat 2. Quando os produtores venciam as lutas nos testes eles tinham costume de dizer Toasted (mais tarde Toasty) e isso acabou entrando no jogo com uma imagem de Dan Forden no canto da tela dizendo Toasty. Isso deu origem a outras piadas como em Mortal Kombat 4 onde os personagem davam gritos dizendo "That's nacho cheese!" e "I'm gonna throw you over there".

Torneios Oficiais de Arcade

Houve quatro torneios oficiais de Mortal Kombat (arcade) durante todo o legado da série. Dois dos torneios aconteceram na Inglaterra e dois nos Estados Unidos. A lista de vencedores do torneio são os seguintes.

* "Sam Heyman" venceu o Torneio de Mortal Kombat 1 americano e "Warren Ogilvy" venceu o Inglês.
* "Ravi Chorpra" venceu o Torneio de Mortal Kombat 2 americano e "Alex Fisher" venceu o Inglês.

Produtos da Série

A série Mortal Kombat é extensa e devido a sua fama não é composta somente de jogos e sim uma extensa linha de produtos, sendo adaptado para quase todos os tipos de Mídia. A lista de produtos da série é:

Jogos de Luta

* Mortal Kombat (1992)
* Mortal Kombat II (1993)
* Mortal Kombat 3 (1995)

Ultimate Mortal Kombat 3 (1996)
Mortal Kombat Trilogy (1996)
Mortal Kombat Advance (2001)

* Mortal Kombat 4 (1997)

Mortal Kombat Gold (1999)

* Mortal Kombat: Deadly Alliance (2002)

Mortal Kombat: Tournament Edition (2003)

* Mortal Kombat: Deception (2004)

Mortal Kombat: Unchained (2006)

* Mortal Kombat: Armageddon (2006)
* Mortal Kombat vs. DC Universe(2008)
* Mortal Kombat (2011)



Jogos de Aventura

* Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero (1997)
* Mortal Kombat: Special Forces (2000)
* Mortal Kombat: Shaolin Monks (2005)

Filmes

* Mortal Kombat (1995)
* Mortal Kombat: Annihilation (1997)
* Mortal Kombat: Rebirth (-)

Séries de TV

* Mortal Kombat: Defenders of the Realm (1995)
* Mortal Kombat: The Journey Begins (1995)
* Mortal Kombat: Conquest (1998)

Outros tipos de Produtos

* Mortal Kombat Kard Game (1995)
* Epic Battles (2005)


Cronologia dos Jogos

Os jogos da série Mortal Kombat são os únicos que entram na história oficial (Exceto o Mortal Kombat: Conquest, mas ele não retrata bem a parte da série, contendo erros). A Ordem cronologica oficial é a seguinte:

* 1990: Eventos do Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero.
* 1991: Possivelmente Mortal Kombat: Special Forces.
* 1992: O primeiro Mortal Kombat.
* 1993: O segundo torneio, Mortal Kombat II.
* 1994 ~ 1996: A invasão de Shao Kahn, o Mortal Kombat Trilogy.
* 1997: Aliança de Shinnok e Quan Chi, Mortal Kombat 4
* 1998 ~ 2003: Anos de Paz, nenhum vilão atacou a Terra durate esse tempo até vir a Aliança Mortal.
* 2004: A Aliança Mortal, Mortal Kombat: Deadly Alliance
* 2005: Acontecimentos de Mortal Kombat: Deception (Exceto o Konquest).
* 2006: Acontecimentos do Konquest de Taven em Mortal Kombat: Armageddon.



* 1945 ~ 2005: O Konquest de Shujinko em Mortal Kombat: Deception:

Uma história em paralelo que durou 60 anos. Ela conta a trajetória de Shujinko desde seu treinamento e sua ascensão, terminando na época do Mortal Kombat Deception. Ela também mostra várias incógnitas que ficaram com os jogos em paralelo.

História
O One Being e os Elder Gods

No início dos tempos, só existiam dois seres: Os Elder Gods (Deuses Antigos) e o One Being (Primeiro Ser). One Being ganhou seu poder drenando os poderes dos Elder Gods. Então, os Elder Gods declararam guerra à One Being para se salvarem. No final, os Elder Gods criaram seis armas chamadas Kamidogu. Quando usaram a arma, dividiram o One Being em muitos pedaços, mas sua consciência sobreviveu. O Kamidogu se perdeu em 6 partes diferentes de One Being. Dessas peças se formaram os Reinos, e a vida começou a crescer dentro deles. Havia seis reinos principais: Earthrealm (Reino da Terra), Netherrealm (Reino Inferior), Outworld ( Mundo externo), Orderrealm (Mundo da Ordem), Chaosrealm (Mundo do Caos) e Edenia (Paraíso), cada um com um Kamidogu que definiu a essência de cada reino.

A Profecia do Armagedom

Pouco tempo depois da criação dos reinos, o deus Protetor de Edenia, Argus e sua esposa, a feiticeira, Delia tiveram dois filhos, Taven e Daegon. Dalia tinha visões e profecias do futuro, e em uma dessa visões ela viu a destruição dos reinos por guerreiros cada vez mais numerosos e poderosos. Os Elder Gods exigiram uma solução por parte de Argus e Dalia para evitar o Armageddon. Dalia previu que o Armagedom ocorreria nas ruínas edenianas, assim Argus criava uma piramide enquanto Dalia criava um Fantasma de Fogo chamado Blaze, que teria o poder para parar os guerreiros.

Argus queria que todos os guerreiros fossem destruídos, mas Dalia queria algo mais misericordioso, tirar os poderes dos guerreiros. Para resolver essa discussão, decidiram colocar os seus dois filhos na competição e quem derrotasse Blaze ficaria com o Trono de Edenia. Para isso, cada um tinha que conseguir ou a Espada do seu pai ou a armadura de sua mãe em um templo em EarthRealm. Se o vencedor estivesse com a Armadura todos perderiam seus poderes, se o vencedor estivesse com a Espada eles seriam destruídos.

Eles foram chamados para o templo de Argus. Ao chegar lá foram emboscados e colocados em estado de estase com um Dragão Protetor para cada. Orin protegeria Taven e Caro protegeria Daegon. Quando Blaze desse o sinal os dragões deveriam acordar seus protegidos.

Shinnok e a Guerra por EarthRealm

Todos os Elder Gods cuidavam dos reinos com uma grande sabedoria, mas um deles conhecido como Shinnok caiu na ilusão da ganância e poder e queria Earthrealm somente para ele. Mas o encarregado por EarthRealm era o Deus do Trovão Raiden, então Shinnok começou uma guerra tão intensa que mergulhou Eathrealm em uma era de trevas, quase a destruindo.

Raiden descobriu que Shinnok entrou no reino com o poder de seu Amuleto Mistico, enfraquecendo as barreiras entre os reinos, assim não tendo nenhum desafio. Obrigado entre escolher a destruição das raça Saurian (A raça que habitava EarthRealm antes dos humanos) ou a destruição de Shinnok, contou com a ajuda dos Elder Gods para banir Shinnok para NetherRealm e retirar-lo da posse do amuleto.

Raiden colocou o amuleto nas profundezas de uma montanha na Ásia, onde criou um templo e designou 4 Deuses Elementais (Representados pelos elementos que formam os reinos, Água, Fogo, Terra e Ar) para proteger o amuleto. Enquanto o Amuleto estivesse longe do alcance de Shinnok ele ficaria preso em NetherRealm.

A queda de Onaga e a ascensão de Shao Kahn

Em um ponto desconhecido da história houve o primeiro imperador de Outworld chamado Onaga. Ele conquistava e unia os outros reinos com Outworld para ter cada vez mais poder e território. O segredo de Onaga era seu exercito quase que invencível, já que seu coração lhe dava o poder de ressuscitar os mortos quantas vezes quisesse. Porem Onaga queria ser imortal, então ele cuidou de um Ovo de Dragão para quando ele nascesse seus feiticeiros transferissem sua alma para o novo corpo.

Foi neste momento que Shao Kahn, um dos seus mais leais conselheiros se revoltou. Ele envenenou Onaga e tomou o trono de Outworld, mas ao contrario de Onaga ele não era capaz de reger um Reino tão grande por causa das uniões. Então como Onaga ele tentou aumentar seu poder conquistando outro reinos menores, assim, durante muito tempo foi aumentando seu poder até poder conquistar um reino do tamanho do seu, Edenia.

Para fundir os reinos, Shao Kahn tinha que vencer um torneio sagrado. Apesar dos grandes esforços dos guerreiros de Edenia, Shao Kahn venceu, assassinou o Rei Jerrod e uniu os reinos. Shao Kahn tornou Sindel sua esposa e rainha e adotou Princesa Kitana como sua filha. Então por uma falha de segurança Daegon foi despertado para trazer o equilíbrio aos reinos corrompidos. Porém o Armagedom não havia começado ainda, assim, dando a Daegon uma grande vantagem sobre Taven. Caro o acordou ao pensar que uma perda de contato com Blaze fosse o sinal, mas na verdade Blaze foi sequestrado para proteger o Ovo de Dragão de Onaga.

O Início do Mortal Kombat

Alguns milênios se passaram, agora com Edenia conquistada e adicionada a Outworld, Shao Kahn se focou para a conquista de Earthrealm. Shao Kahn enviou seu feiticeiro Shang Tsung para idealizar o Torneio Sagrado para conquistar EarthRealm. Raiden convocou os melhores guerreiros da Terra para a White Lotus Society (Sociedade da Lótus Branca), para definirem um guerreiro a cada 50 anos para defender o reino da terra.

O Grande Kung Lao foi o escolhido, derrotou Shang Tsung e se tornou o grande campeão. Mas eles foram campeões somente por uma geração, pois Shang Tsung tinha uma nova arma, o Shokan Goro, que matou O Grande Kung Lao e ganhou o torneio por 9 gerações, das 10 seguidas que eram necessárias para unir os reinos.

Antes de acontecer o último torneio, Quan Chi convocou Sub-Zero para ajudá-lo a recuperar o Amuleto Sagrado para Shinnok e mandou Scorpion como um Plano-B, caso Sub-Zero não conseguisse. Logo, Sub-Zero matou Scorpion, derrotou todos os Deuses Elementais e entregou o amuleto a Quan Chi. Porém, Quan Chi enganou Shinnok e lhe entregou um amuleto falso, ficando com o verdadeiro.

Raiden lutou com Sub-Zero e depois o alertou sobre o erro que cometera e as consequência disso. Sub-Zero então foi para NetherRealm para enfrentar Shinnok e recuperar o amuleto. Ele foi bem sucedido e manteve a paz, pelo menos por um momento.

Dois anos depois, um novo torneio foi organizado por Shang Tsung. O feiticeiro tinha como objetivo mergulhar Earthrealm num caos completo. Sendo assim, o monge Shaolin Liu Kang estava disposto à participar do torneio para proteger Earthrealm. Durante o torneio, ele se uniu ao superstar de filmes de ação Johnny Cage e Sonya Blade, membro de uma força especial americana. Cage, entrou no Mortal Kombat para provar ao mundo que suas habilidades não são efeitos especiais e, Sonya, por sua vez, acabou participando do torneio por acidente, quando perseguia um perigoso criminoso conhecido como Kano. Sub-Zero também participará do torneio, sob ordens de matar Shang Tsung. Após muitos duelos e mortes, chegou a hora da grande final. Johnny Cage derrotou o príncipe Goro e, com a ajuda de Raiden, Liu Kang derrotou Shang Tsung e tornou-se campeão, ganhando a liberdade de seu reino. Enquanto a ilha de Shang Tsung era destruida, Sub-Zero é confrontado por Scorpion, agora um spectro do inferno em busca de vingança. Scorpion consegue matar Sub-Zero.

Não aceitando o fracasso de Shang Tsung, Shao Kahn enviou a horda dos Tarkatans para invadir a Wu Shi Academy e mataram quase todos os monges. Isso enfureceu Liu Kang a ponto de persegui-los até Outworld, mas ele não estava sozinho. Ao seu lado estavam Johnny Cage, Kung Lao (descendente do Grande Kung Lao) e Jackson Briggs (mais conhecido como Jax) que foi procurar Sonya, que estava desaparecida. Iniciou-se então um segundo torneio. Vendo essa grande oportunidade, o irmão mais novo do Sub-Zero, morto durante o primeiro Mortal Kombat, decide participar do novo torneio e encontrar o assassino de seu irmão. Embora tenham caído na armadilha de Shao Kahn, eles frustraram seus planos e libertaram Sonya, que estava presa na Arena de Shao Kahn.

Mas Shao Kahn reagiu e, para poder fundir os reinos sem ter que vencer o torneio, ele ressuscitou a Rainha Sindel em solo de EarthRealm, assim fundindo os reinos. Mas, novamente, os guerreiros de EarthRealm uniram-se e venceram Shao Kahn, ferindo-o gravemente e desfundindo os reinos. E o mais importante, libertando Edenia do controle de Outworld.

O Retorno de Shinnok

Durante sua estadia em NetherRealm, Shinnok reuniu um exercito de aliados para recuperar o que tinha perdido. Com a ajuda de Noob Saibot em EarthRealm e Tanya em Outworld ele conseguiu voltar aos céus. Shinnok sequestrou Sindel e Kitana e destruiu parte dos céus e alguns Elder Gods e Deuses Menores para conquistar Edenia.

Raiden e Fujin fugiram para EarthRealm e reuniram os guerreiros novamente para combater Shinnok. Depois de árduas lutas Liu Kang derrotou Shinnok e se tornou campeão mais uma vez. Shinnok foi novamente banido com seu aliado Quan Chi para NetherRealm.

A Aliança Mortal

Enquanto esteve em NetherRealm, Quan Chi descobriu muito sobre o passado, inclusive o exército quase invencível de Onaga. Ele conseguiu fugir de NetherRealm por um portal secreto, encontrando Shang Tsung que se ofereceu para uma aliança e assim governarem juntos. Quan Chi construiu um Soulnado na Fortaleza de Shang Tsung para conseguir almas e assim animar os soldados do exército de Onaga. Ambos se aproximaram de Shao Kahn que estava em estado debilitado e o mataram, porém mais tarde descobririam que ele era um clone e o verdadeiro havia escapado.

Juntos, para continuar seu plano, mataram a única pessoa que podia detê-los: Liu Kang. Então, Raiden novamente uniu os guerreiros de EarthRealm para deter a ameaça. Porém entraram na disputa Nitara que queria libertar seu reino, Vaeternus, do domínio de Outworld e Li Mei que queria libertar sua terra do domínio da Aliança Mortal. Outros entraram do lado de Raiden como Cyrax que foi reprogramado por Jax e Sonya, e Kenshi, um guerreiro que queria vingança por Shang Tsung ter deixado-o cego. Porém as forças de Raiden não foram fortes o bastante e a Aliança Mortal superou todo o exercito da oposição.

O Retorno de Onaga

Onaga em estado de morte conseguiu projetar sua aparição para Shujinko, um promissor guerreiro que seria escolhido para o próximo Mortal Kombat, se fazendo passar por Damashi, um mensageiro dos ElderGods. Ele deu a Shujinko a habilidade de absorver habilidades e fazendo-o juntar todos os Kamidogus em uma aventura de 60 anos e colocar-los em Nexus (Um pequeno local criado entre os reinos para facilitar a viagem pelos reinos do Campeão). Então Onaga voltou a sua forma física através do Ovo de Dragão e se fundindo com Reptile, assim pegando os Kamidogus de Shujinko. Para libertar os poderes do Kamidogu e conseguir a essência de One Being faltava o Amuleto de Shinnok que estava com Quan Chi.

Voltando ao presente, durante o último ataque dos guerreiros de Earthrealm contra a Aliança Mortal, Johnny Cage, Sonya, Kung Lao, Jax e Kitana são mortos pelas forças de Shang Tsung e Quan Chi. Raiden (Sem seu exército) foi pessoalmente enfrentar a Deadly Alliance. Depois de uma grande batalha ambos vencem Raiden, porém ambos olhando para o poder do parceiro, romperam a Aliança e começaram a lutar entre si. Quan Chi vence, mas sua vitoria durou pouco tempo, até quando surge Onaga para reclamar seu trono de Outworld. Quan Chi tenta deter-lo e com pouco tempo Shang Tsung e Raiden acordam e vendo a ameaça chegando unem forças para tentar deter Onaga.

Mesmo os poderes deles juntos não eram páreos para Onaga. Então Raiden lança toda sua essência contra o Rei Dragão, se sacrificando e explodindo tudo ao seu redor, mas não adiantou nada, nem feriu Onaga. Então Onaga continua de onde parou conquistando reinos para unir a OutWorld, sem saber, sendo controlado pela essência de One Being. Scorpion que antes fora escolhido como campeão dos Elder Gods e Shujinko, o novo campeão de EarthRealm vão tentar deter Onaga. Shujinko juntou o máximo de guerreiros que pode e absorveu suas habilidades, assim destruindo os Kamidogus, deixando com Onaga somente o Amuleto de Shinnok. Ele derrotou Onaga, mas no golpe final a alma de Onaga foi expelida de seu corpo e enviada para NetherRealm.

Durante os acontecimento, Raiden usou magia Necromancers para ressussitar Liu Kang, entretanto, teve se conrromper. O corpo de Liu Kang não tinha consciência, pois sua alma estava meditando em um templo. Então o corpo de Liu Kang começou a matar pessoas de forma bruta e sua alma se uniu a Ermac para deter seu corpo, antes que entrasse em um Templo Shaolin. Ao entrar no templo, o corpo de Liu matou dezenas de monges, mas sua alma conseguiu para-lo e se fundiu com ele se tornando um só.

Após isso, Ermac jurou ajudar também os aliados de Liu Kang (Sonya, Kitana, Cage, Kung-Lao e Jax). Eles haviam sido ressucitados por Onaga e foram obrigados a servirem a eles. Durante um confronto, Ermac conseguiu romper a influência de Onaga sobre os guerreiros de Earthrealm.


O Armagedom

Com as conquistas dos Reinos por Onaga teve o inicio do Armagedom previsto por Delia anteriormente. Como Daegon fora despertado séculos antes ele tomou conhecimento de seu objetivo e ficou obcecado pelo poder que teria. Então fundou o clã Red Dragon e escravizou Caro para criar portais pelos mundos. O objetivo do clã era encontrar Blaze e assassinar Taven, que quando foi acordado na hora certa já era atacado pelos guerreiros de Daegon. Ele fez seu caminho até o templo de seu pai onde estaria a espada que era reservada para ele, mas ela foi roubada por Daegon. Então, teve que ir ao templo de sua mãe para roubar a armadura de Daegon.

Enquanto isso, Quan Chi reuniu um exercito junto a Shang Tsung, Shao Kahn, Shinnok e Onaga. Quan Chi tinha conhecimento de que quem derrota-se Blaze conseguiria o poder, não somente Taven ou Daegon, assim ele matou Orin, o dragão de Taven.

Porém, Johnny Cage começa a sofrer de visões perturbadoras sobre os planos dos vilões, após presenciar uma conversa de Shinnok com Quan Chi. Cage então reuniu novamente os combatentes de Earthrealm e outros guerreiros guerreiros do bem(como Sub-Zero, Ermac, Cyrax, Nightwolf e Kenshi), liderando-os para lutarem contra as forças do mal. Então como na profecia de Delia, a batalha foi para as Ruínas Edenianas.

A batalha do Armagedom significou o conflito decisivo entre os combatentes do bem contra o mal, que se enfrentaram em um grande combate em massa nos desertos de Edenia.

Taven foi direto para as ruínas onde Blaze explicou qual a essência da missão e que como ele tinha a armadura, se ele vencesse ele retiraria os poderes dos guerreiros e caso Daegon vencesse, por ter a espada, mataria todos os guerreiros. Então, ele encontra Daegon para a batalha que decidiria o destino dos guerreiros. Daegon revela que foi ele quem roubou a espada de Taven e que foi ele quem matou os seus pais com a espada que foi criada por eles mesmos para deter o Armagedom. Mesmo assim, Taven venceu Daegon.

Com isso o processo já estava no fim. Eis que a batalha do Armagedom cessa com o levantar da gigante pirâmide, que fora deixada ali por Argus à milênios. No topo da pirâmide estava Blaze, desta vez gigante e incrivelmente poderoso. Então se desmancharam todas as alianças e todos os guerreiros começaram o subir a pirâmide lutando entre si para reclamar o prêmio. Taven pegou a espada de volta de Daegon e foi para a pirâmide, cumprir seu destino e enfrentar Blaze.

Taven finalmente concluiu a busca por Blaze, derrotando-o com a espada deixada por Argus. Assim a energia divina de Blaze passa por Taven o tornando um Deus completo. A energia passa para a armadura de sua mãe e vai passando por cada guerreiro. Isso deveria ter tirado os poderes dos guerreiros, mas ao invés disso, por Blaze estar corrompido pelos sacerdotes de Onaga, aumentaram mais ainda seus poderes. Com isso a missão de Argus falha e os reinos continuam em perigo. Taven como protetor de Edenia tenta achar uma solução alternativa para o problema.

A Última Tentativa de Raiden

Depois do armageddon todos os guerreiros ficaram muito poderosos devido ao que ocorrera. Com isso começa um grande caos nos reinos, e em uma grande batalha das forças de Raiden contra Shao Kahn, as forças de Earthrealm são derrotadas e Raiden entra na batalha como última esperança. Mas Shao Kahn está muito poderoso e derrota Raiden.

Pouco antes de sofrer o golpe final e ser morto, Raiden envia uma mensagem mental para o seu eu do passado. Assim o tempo retrocede para o inicio do 11° Mortal Kombat de Earthrealm (Mortal Kombat). O Raiden do passado recebe a mensagem e não sabe o que está havendo, mas sabe que algo ruim está para acontecer. Os acontecimentos de Mortal Kombat seguintes ao episódio do primeiro jogo são apagados e história começa a ser recontada com um Raiden iluminado mudando o curso das coisas.

Recepção

O New York Daily News fez o seguinte comentário sobre a série, "O Mortal Kombat original fez sua estreia em 1992. Sua combinação de história, personagens e mega-violência logo o tornaram um hit mundial. E a controvérsia gerada pelos seus efeitos especiais de sangue jorrando só serviram para impulsionar sua popularidade."[5] Durante 2007, Ed Boon anunciou que a série Mortal Kombat vendeu 26 milhões de cópias[6] e só em sua semana de lançamento o jogo vendeu um milhão de unidades, tornando-se o jogo de vendas mais rápidas da história da Midway Games.[7] Em 2007, a GamePro fez uma lista com os 52 jogos mais importantes de todos os tempos, Mortal Kombat II ficou em 38º na lista, porque foi "Provavelmente o melhor jogo de luta ocidental da época, este jogo lançou milhares de imitadores pela sua trajetória até se tornar um dos mais famosos - e infame - jogos de videogame já feito. A sua maestria técnica e artística só pode ser igualada a sua quantidade de sangue jorrando."[8] Em um artigo da Examiner.com sobre os jogos com mortes mais "bonitas, a série Mortal Kombat foi classificado como 2º lugar, perdendo apenas para God of War III, afirmando que "Você tem que dar a um mundo inteiro interessado em videogames um jogo de referência. Além das impressionantes sequências de mortes, este também foi o jogo que fez o governo americano tomar uma posição em relação a indústria do jogo. Graças ao Mortal Kombat, agora temos o ESRB para nos dizer se um jogo é seguro para crianças, adolescentes ou se somente adultos devem jogar-lo. Palmas a você,Mortal Kombat."[9] Em um ranking feito pela CraveOnline, Mortal Kombat foi classificado como um dos jogos mais sanguinários de todos os tempos, afirmando que ele foi responsável por três coisas, "1.Várias séries de peso iriam incluir na sua formula litros de sangue e mortes desastrosas como se estivessem saindo de moda. 2.A classificação etária seria agora necessário para consoles domésticos jogos daqui para frente. 3.A Nintendo iria tropeçar na sua politica de não violência e, finalmente, começarem a fazer jogos para adultos". No entanto, a CraveOnline também criticou a série, afirmando em tom de ironia que "Não é muito ruim para um jogo ter dois ou três ninjas iguais com paletas trocadas que fazem os mesmos malditos movimentos sempre e depois ver um arrancando a cabeça do outro fora!"[10] Em outro ranking feito pela CraveOnline, a série ficou em segundo lugar em um Top 10 dos melhores jogos de luta 2D de todos os tempos.[11]

Em uma enquete feita pela GamePro, em Novembro de 2009, 21% dos participantes classificaram Mortal Kombat como seu jogo de luta favorito, ficando em terceiro, depois de Street Fighter e Tekken.[12] A GameTrailers classificou Mortal Kombat em 9° lugar no seu Top 10 de melhores franquias de luta,[13] enquanto Mortal Kombat II foi o 5º no Top 10 dos Jogos de Arcade.[14] GameTrailers também classificou Mortal Kombat como a 7ª série mais sanguinária de todos os tempos.[15] Os fatalities do jogo foram colocados no "Top 10 OMGWTF Moments" da ScrewAttack competindo entre outros jogos com a sérieStreet Fighter II e o modo que se popularizou nos Arcades.[16] O Guinness World Records premiou a série Mortal Kombat com sete recordes mundiais no Guinness World Records: Gamer's Edition 2008. Estes recordes incluem "A Franquia de Jogos de Luta Mais Bem Sucedida",[17] "Maior Série de Jogos de Luta", e "Série de Videogame Com Álbuns de Trilha Sonora Spin-Off Mais Bem Sucedida".

Os comerciais do Mortal Kombat receberam a mesma critica. Em 1993 em uma audiência sobre videogames violentos, o senador Joseph Lieberman criticou a Sega por um de seus comerciais de TV dizendo que o comercial promoveu violência. O comercial, como descrito em uma publicação recente na Weekly Reader, mostra um rapaz que ganha o respeito de seus amigos, depois de vencer o Mortal Kombat. No final do comercial, o menino com raiva derruba uma bandeja de biscoitos dado a ele por amigos agora assustados com capacidade de luta do menino. O menino grita, 'Eu disse que queria biscoitos de chocolate!'[18] Bem como um anúncio do Mortal Kombat: Shaolin Monks, intitulado "Sangue no Tapete", que foi criado pela londrina "Maverick Media" foi, como citou o The Register "... esmagado pelas atoridades como apologia e glorificação a violência." O comercial, como descrito pela The Register, ele mostra uma cena em que na sala de reuniões com o Sr. Linn, um misterioso criador de problemas em uma reunião de vendas, em que ele instrui dois homens para lutar. Depois de socos uma caneta é cravada no braço de um executivo, em seguida, uma jarra de água é quebrada na sua cabeça e seu coração é arrancado do seu peito. Assim Sr. Linn finaliza o outro executivo decapitando-o com seu chapéu"..[19] O resultado da denúncia foi, conforme citado no relatório da ASA, que disseram para a Midway não repetir a abordagem e disse-lhes para consultar PAC antes de produzir anúncios futuro."[20]
Referências

1. ↑ "Midway sale to Warner Bros. approved", The Los Angeles Times, 2009-07-02.
2. ↑ Ramachandran, Anand (2009-10-05). Marvel vs Capcom 2 is furious, freneticand fun. The New Indian Express. Página visitada em 2010-04-04.
3. ↑ GameMakers Mortal Kombat Episode #313. G4TV. Página visitada em October 22, 2009.
4. ↑ Mortal Kombat. Forbes (2007-06-15). Página visitada em 2010-03-13.
5. ↑ Beale, Lewis. "'kombat' gears down the martial-arts juggernaut pulls its punches to bring a laser lollapalooza to radio city", Daily News (New York), 1995-09-14. Página visitada em 2009-11-19.
6. ↑ Mortal Kombat: Ed Boon Interview. Official Nintendo Magazine. Arquivado do original em October 23, 2007. Página visitada em August 2, 2009.
7. ↑ Surette, Tim (October 12, 2004). Mortal Kombat: Deception ships millionth unit. GameSpot. Página visitada em February 16, 2009.
8. ↑ The 52 Most Important Video Games of All Time (page 2 of 8). GamePro (April 25, 2007). Página visitada em August 22, 2009.
9. ↑ Furtado, Matt (September 2, 2009). Most beautiful deaths in gaming. Examiner.com. Página visitada em September 2, 2009. [ligação inativa]
10. ↑ Azevedo, Jeremy (2009-09-23). Top 10 Goriest, Bloodiest, Nastiest Video Games of All Time. Craveonline. Página visitada em 2009-11-24.
11. ↑ Top Ten 2-D Fighters of all time. CraveOnline (2007-09-07). Página visitada em 2009-11-24.
12. ↑ "What's your favorite fighting game series?", GamePro, November 2009, p. 91. Página visitada em 2009-11-11.
13. ↑ Top 10 Fighting Games Franchises. GameTrailers (April 6, 2009). Página visitada em April 6, 2009.
14. ↑ Top 10 Arcade Games. GameTrailers (July 7, 2009). Página visitada em November 1, 2009.
15. ↑ Top ten bloodiest games of all time. GameTrailers (2009-12-01). Página visitada em 2009-12-07.
16. ↑ ScrewAttack Top 10 OMGWTF Moments. GameTrailers (July 11, 2008). Página visitada em September 19, 2009.
17. ↑ Guinness World Records in Leipzig (September 1, 2008). Página visitada em August 22, 2009.
18. ↑ Critics zap video games: senators urge government action to curb video-game violence.. Weekly Reader Corp. (January 3, 1994). Página visitada em September 8, 2009.
19. ↑ Mortal Kombat viral ad glorified violence, says ASA. The Register (December 22, 2005). Página visitada em September 8, 2009.
20. ↑ Non-broadcast Adjudications (December 21, 2005). Arquivado do original em 2008-03-26. Página visitada em September 8, 2009.

Ligações externas

* Site da "NetherRealm Studios" (em inglês)
* Wikia da série Mortal Kombat (em português)
* Wiki da série Mortal Kombat (em inglês)
* Mortal Kombat Warehouse (em inglês)
* Mortal Kombat Online (em inglês)
* Casa Mortal Kombat (em português)
* Ultra Versus - Jogos de Luta (em português