.:[Double Click To][Close]:.

Dragon Lair


Dragon's Lair
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é sobre o jogo original do vídeo 1983 laserdisc. Para outros usos, veja Dragon's Lair (desambiguação).
Dragon's Lair
Dragões lair.jpg
Dragon's Lair cartaz promocional
Developer (s) Sistemas Avançados do microcomputador
Editora (s) Cinematronics, Taito
Plataforma (s) Arcade
Lançamento data (s) 19 de junho de 1983
Gênero (s) filme de ação interativa
Modo (s): Até 2 jogadores, alternando turnos
Gabinete Vertical
Mostrar orientação horizontal, raster, a resolução padrão

Dragon's Lair é um jogo publicado pela Cinematronics laserdisc em 1983. É caracterizado animação criada por um ex-animador da Disney Don Bluth.

Neste momento, a maioria dos outros jogos da época representou o personagem como um sprite, que consistiu em uma série de bitmaps exibidos em sucessão. No entanto, devido a limitações de hardware da época, os artistas eram bastante limitados no detalhe que poderia conseguir usar essa técnica, a resolução, framerate, o número de frames foram severamente restringida. Dragon's Lair superou essas limitações por explorar o potencial de armazenamento grande do laserdisc, mas impôs limitações ao enorme contraste do jogo gameplay.The real com outros jogos de arcade da época criou uma sensação quando ele apareceu, e foi jogado tão fortemente que muitas máquinas quebraram muitas vezes devido à tensão do uso excessivo. Também foi sem dúvida o jogo de maior sucesso neste meio e é agressivamente procurado por colecionadores.

O sucesso do jogo gerou inúmeros portos de origem, seqüelas e jogos relacionados. No século 21, foi remontado em vários formatos (como para o iPhone) como um "retro", ou jogo histórico.

História

Dragon's Lair características do herói, Dirk the Daring, tentando resgatar a princesa Daphne do maléfico dragão Singe, que tem bloqueado Daphne no castelo de um mago. A tela mostra cenas animadas, e que o jogador executa uma ação, selecionando uma direção ou pressionar o botão de espada com timing correto. A comédia do jogo não decorreu apenas da aparência e criaturas bizarras cenas de morte, mas também o fato de que, enquanto Dirk era um cavaleiro habilidoso, ele foi um pouco infeliz em seus esforços, bem como ser um herói relutante, propensos a gritar e reagir de horror para os vários perigos que ele encontra.

O modo de atrair o jogo apresenta várias vinhetas de jogo acompanhado do seguinte relato:

"Dragon's Lair:. A aventura de fantasia, onde você se tornar um cavaleiro valente, em uma missão para resgatar a bela princesa das garras de um dragão Você controla as ações de um audaz aventureiro, encontrando o seu caminho através do castelo de um bruxo das trevas, que tem encantado com monstros traiçoeiros e obstáculos. nas cavernas misteriosas abaixo do castelo, a sua odisseia continua contra as forças que se opõem a incrível seus esforços para alcançar o Dragon's Lair. chumbo em, aventureiro. Sua busca aguarda! "

Jogabilidade


Em vez de controlar as ações dos personagens diretamente, os jogadores controlam seus reflexos, com vídeo de movimento diferentes integral (FMV) segmentos de jogar para as escolhas corretas ou incorretas. Dragon's Lair foi um dos primeiros jogos de arcada custar EUA $ 0,50 (ou dois "créditos") para um único jogo, o dobro do que os jogos tradicionais de custos até aquele momento.
Desenvolvimento

Caverna do Dragão começou como um conceito por Rick Dyer, presidente da Advanced Systems microcomputador (que mais tarde se tornou RDI Video Systems). Uma equipe de designers de jogos criados os personagens e locais, em seguida, os movimentos coreografados Dirk como ele encontrou os monstros e obstáculos no castelo. O departamento de arte da AMS criou storyboards para cada episódio como um guia para a animação final.

Dyer foi inspirado no jogo de aventura de texto. Este jogo deu origem a uma invenção ele apelidou de "A Máquina da Fantasia." Esse dispositivo passou por muitas encarnações de um computador rudimentar usando fita de papel (com ilustrações e texto) para um sistema que manipula um videodisco contendo principalmente imagens e narração. O jogo é jogado foi uma aventura gráfica chamada The Secrets of the Lost Woods. [1] As tentativas de mercado The Machine Fantasy havia falhado repetidamente. Alegadamente, um Ideal Toy representante da Companhia saiu no meio de uma apresentação. inspiração Dyer supostamente foi durante o visionamento de "O Segredo" do NIMH, em que ele percebeu que precisava de animação de qualidade e um roteiro de ação para trazer emoção ao seu jogo. Ele optou por tomar um reservado, mas como a localização ainda sem roteiro de The Secrets of the Lost Woods conhecida como Caverna do Dragão.
Devido ao envolvimento de Don Bluth, a obra de arte em Dragon's Lair, como este quadro da princesa Daphne, foi a mais alta qualidade jamais visto em um vídeo game quando foi lançado


O jogo foi animado pelo veterano animador da Disney Don Bluth e seu estúdio. O desenvolvimento foi feito com um orçamento apertado, o custo EUA $ 1 milhão e levou sete meses para ser concluído. Uma vez que o estúdio não poderia ter recursos para contratar todos os modelos, os animadores usaram fotos de revistas Playboy de inspiração para o personagem Princess Daphne. [2] Os animadores também usavam suas próprias vozes para os personagens ao invés de contratar atores da voz, a fim de manter custos baixos, embora não apresentam um ator profissional da voz: Michael Rye como narrador na seqüência atraem (ele também é o narrador de Space Ace e Dragon's Lair II). A voz da Princess Daphne foi retratado por Vera Lanpher [3], que era chefe do Departamento de Limpeza na época [4].

voz Dirk the Daring pertence ao filme editor Dan Molina, que mais tarde passou a realizar os efeitos sonoros borbulhantes para outro personagem animado, Fish Out of Water, de 2005 do filme da Disney O Galinho Chicken Little, que ele também editada. Dirk gritos ou faz outros ruídos em numerosas ocasiões, mas fala apenas palavras duas vezes. Primeiro, ele murmura "Uh, oh", quando a plataforma começa a retroceder durante a seqüência de fogo balançando, então ele exclama: "Uau!" quando pela primeira vez entrar no covil do dragão e os olhos que sobre a adormecida princesa Daphne.

A música e muitos efeitos sonoros foram marcados e realizados por Chris Stone na EFX Systems, em Burbank. Bryan Rusenko e Glen Berkovitz foram os engenheiros de gravação. A 43 segundo "Atrair Loop" foi gravada em uma sessão de 18 horas direto. instrumentos em destaque, todos os teclados foram o emulador E-mu e MOOG memória.

Detalhes técnicos

Os jogadores laserdisc original fornecido com o jogo (Pioneer LD-V1000 ou PR-7820), muitas vezes falha. Embora os jogadores eram de boa qualidade, o jogo impostas invulgarmente alta exigência: os jogadores Laserdisc foram projetados principalmente para reprodução de filmes, em que o conjunto do laser se move-se gradualmente ao longo do disco como os dados foram lidos de forma linear. No entanto Dragon's Lair necessário procurar sequências de animação diferente do disco a cada poucos segundos, na verdade, menos de um segundo, em alguns casos, como ditada pelo jogo. A elevada quantidade de buscar, juntamente com o período de tempo a unidade era obrigada a operar, pode resultar em falha do jogador laserdisc depois de um tempo relativamente curto. Isso foi agravado pela popularidade do jogo. Como resultado, o jogador laserdisc muitas vezes teve de ser reparado ou substituído.

A vida de laser o jogador original de gás foi de cerca de 650 horas, embora os modelos mais tarde teve lasers de estado sólido com uma vida estimada de 50.000 horas, rotação do motor, geralmente não muito antes disso. É raro encontrar um jogo de Dragon's Lair intacta com o jogador inicial, e os kits de conversão foram desenvolvidos para as unidades podem usar jogadores mais moderno.

O original EUA 1983 jogo utilizado um único lado do jogador laserdisc NTSC fabricado pela Pioneer, o outro lado do disco foi feito de metal para evitar flexão. As versões européias do jogo foram fabricados pela Atari sob licença e usavam discos único lado PAL fabricado pela Philips (não metal suportado). A Philips foi também a fornecedora dos jogadores para os jogos laserdisc Europeia.

A versão arcade Europeu de Dragon's Lair foi licenciada para a Atari Irlanda (como foi Space Ace tarde). O projeto do gabinete foi, portanto, diferente da versão Cinematronics. As principais diferenças que o painel de LED digital pontuação foi substituído por um display na tela de pontuação aparecer depois de cada nível. A marca Atari estava presente em vários locais na máquina (letreiro, slots moeda, painel de controle e área de churrasqueira orador), e as máquinas caracterizou o início jogador cone botão LED amplamente utilizado em máquinas de Atari. Embora o licenciamento para essa região era exclusiva para a Atari, um número de máquinas Cinematronics também estavam disponíveis na maior parte dos fornecedores através de uma importação cinza.

Recepção

Dragon's Lair, inicialmente representada grandes esperanças para a indústria de arcade, em seguida, cedendo, em frente a nova onda de laser imersiva jogos de vídeo do disco. Uma citação de um artigo da Newsweek (08 de agosto de 1983) capta o nível de excitação exibidas ao longo do jogo durante esse tempo: "Dragon's Lair é o mais quente de brinquedos neste verão de novo: o primeiro jogo de arcade nos Estados Unidos com uma imagem com qualidade cinematográfica para ir junto com a ação ... O jogo foi devorando as moedas dos miúdos em alta velocidade desde que apareceu no início de julho. disse Robert Romano, 10, que esperaram durante todo o dia no esmagamento de Castle Park sem ser para jogar, "É o O jogo mais incrível que eu já vi na minha vida. "operadores de Arcade, na sua versão relatada linhas longas, mesmo que o jogo foi o primeiro jogo de arcade de vídeo ao custo de 50 centavos. [5] Os operadores também estavam preocupados, porém, que os jogadores descobrir Lair do Dragão único jogo pré-definidos, levando-os a "pegar o jeito e parar de jogá-lo." [6] Em julho de 1983, 1.000 máquinas foram distribuídas, e já havia um atraso de cerca de 7500 [6]. Por No final de 1983 jogos eletrônicos e diversão eletrônicas foram rating Dragon's Lair como o número de jogos arcade um vídeo em os EUA [7], enquanto a indústria arcade deu-lhe o reconhecimento para ajudar a reverter sua queda 1983. [8] Dragon's Lair recebeu o reconhecimento como o jogo mais influente de 1983, a ponto de computação gráfica regular parecia "muito rudimentar em comparação com animação de alta qualidade". [9] Em fevereiro de 1984, foi relatado que arrecadou mais de US $ 32 milhões para Cinematronics [10]. Um elemento do jogo que foi negativamente recebeu foi a vez blecaute no meio do carregamento de cenas, que Dyer prometido seria eliminada pela futura Space Ace e planejada continuação Dragon's Lair. [9] Em meados de 1984, no entanto, após Space Ace e outros jogos semelhantes foram liberados para pouco sucesso, o sentimento sobre a posição Dragon's Lair na indústria havia mudado e que estava sendo citado como um fracasso devido ao seu custo caro para um jogo que iria "perder popularidade" [11].

Dirk foi recebido pelos críticos como um personagem, que se sentiu "ao contrário de alguns heróis do jogo de vídeo, a personalidade de Dirk tem um lado cômico humano para isso." [6] Princess Daphne recebeu recepção mista. Frequentemente citado como um dos personagens mais atraentes em videogames, [12] [13] [14] [15], bem como sendo um dos principais donzelas em perigo em jogos de vídeo [16], ela também recebeu reações mistas para ela ditsy voz e sua aparência semi-nua. [17] [18] [19] [20] [21] Bluth descrito Daphne afirmando "elevador Daphne não percorrer todo o caminho ao andar de cima, mas ela serviu a um propósito, "um fato muito criticado pelos críticos do jogo, que perceberam que ele seja violento e sexista. [22] 93 Em 2009, foi classificado em Singe IGN" Top 100 Videogames Villains ". [carece de fontes?]

Legado


A máquina Fantasy original foi posteriormente lançada como um jogo de vídeo do protótipo do console conhecido como Halcyon.

Várias adaptações em casa computador de Dragon's Lair foram lançados durante os anos 1980 e 1990, mas por causa de (na época) o consumo de memória de alta devido à animação detalhada dos jogos, nem todas as cenas do jogo original foram incluídos. Revisores das versões computador em casa é bastante diferente em sua avaliação do jogo, com uma revista Amiga adjudicação de 92% devido à qualidade áudio-visual sem precedentes [23], e outra revista que dá a mesma versão a pontuação de 32% por conta do jogabilidade "de madeira" [24]. Isso levou à evacuação de Castelo Singe, uma pseudo-sequela onde Daphne é raptada no momento da vitória de Dirk por um mutante, forçando-o a se aventurar ainda mais para o castelo para salvá-la novamente. O jogo era composto de cenas não utilizadas a partir da versão laserdisc, embora algumas partes (como o rei lagarto e homem de barro) foram encurtados. As versões de 8 bits foram criados pela Software Projects, enquanto Readysoft tratadas as versões de 16 bits. Estes compressão de vídeo usado e técnicas de armazenamento, mas veio em vários discos de 3.5 "disquetes.

O jogo também levou à criação de uma televisão de curta série animada, Dragon's Lair por Ruby-Spears Productions, em que o Dragão originalmente sem nome foi dado a Singe nome, e da princesa Daphne (interpretada por Ellen Gerstell [25]) já usava um longo vestido rosa. Treze episódios de meia hora foi produzido e exibido na rede ABC de 8 de setembro de 1984, para 27 de abril de 1985. Foi a última foi ao ar no Cartoon Express EUA entre os anos 80 e início dos anos 90, com carros comerciais, mostrando Dirk dentro do trem crianças entretendo com truques de magia, enquanto o dragão Singe corria por suas costas enquanto Dirk puxou a espada e perseguido Singe. O show foi geralmente funcionamento do moinho, mas possuía uma característica incomum: manter o programa no espírito do jogo, antes de cada intervalo comercial de um narrador gostaria de pedir que o espectador faria para resolver o problema de frente para Dirk. Depois do intervalo comercial, os resultados das várias opções foram mostradas antes actos Dirk na idéia correta (com a exceção ocasional) para salvar o dia.

A minissérie em quadrinhos baseada no jogo, mas incorporando elementos da série de desenhos animados também, como o cavalo de Dirk Bertram, foi lançado em 2003 pela CrossGen Publishing, concomitante com uma mini-série baseada em Space Ace. Arcana Studio é atualmente de publicação dos livros da série em quadrinhos em 2006, havia três questões que nunca haviam sido publicadas.

O jogo inspirou uma seqüência (desconsiderando o Escape from Castelo Singe como um), Dragon's Lair II: Time Warp, criado logo após o original, mas lançado em 1991. Ele também levou à criação de 1984 Espaço do Ace, um outro jogo animado por Don Bluth e sua tripulação. Space Ace foi também um kit de atualização de ROM e de disco para armários do Dragon's Lair, com sobreposição de novo painel de controle, a arte laterais e cabeçalho.

Dragon's Lair III: The Curse of mordread foi feito para Amiga e DOS, em 1993, misturando imagens originais com cenas de Time Warp, que não foram incluídos na versão PC original devido a limitações de memória. O jogo também inclui um recém-produzido "o pirata Barba Negra" estágio que foi originalmente destinado a ser no jogo de arcade, mas nunca foi concluído [26].

No final de 2002, para comemorar o 20o aniversário do lançamento original de arcade da hit Digital Leisure Inc. produziu uma edição especial da caixa de DVDs dos três clássicos do arcade que definiu disco laser jogos arcade: Dragon's Lair, Space Ace e Dragon's Lair II: Time Warp. Todas as cenas das versões arcade original foram incluídos e, opcionalmente, o jogador pode selecionar novas cenas que foram animadas em 1983, mas não incluídas na versão anterior de qualquer Dragon's Lair. Os jogos também foram atualizados para incluir vídeo de alta qualidade, a fim de cena autêntica e uma seleção nova dificuldade para torná-lo mais desafiador para os profissionais Dragon's Lair. Digital Leisure trabalhou com um desenvolvedor de jogos independentes pequenos, Derek Doce, para lançar um CD-ROM 4-Disc Box Set para PCs baseados em Windows.

Dragon's Lair 3D: Regresso ao Lair foi desenvolvido em 2002, como uma interpretação em 3D do jogo para Microsoft Windows, Xbox, GameCube e PS2.

Em 2005, a Digital Leisure criou um novo Dragon's Lair 3D III que utilizou imagens de Dragon's Lair 3D, mas controlado através de um sistema como os jogos de arcade original.

No final de 2006, a Digital Leisure lançou "Dragon's Lair HD", que apresenta um todo-novo de transferência de alta definição a partir do negativo original (em oposição a apenas adquirir o laserdisc). A trilha sonora original mono também foi remasterizado em Dolby Digital 5.1 (em PCs que podem apoiá-lo).

De acordo com Don Bluth e Gary Goldman de um dragão Lair filme foi roteirizado e está pronto para entrar em produção, uma vez financiamento para o projeto está no lugar. O filme será no estilo clássico de animação tradicional em 2D. Atualmente, no entanto, o projeto está no inferno do desenvolvimento.

Em 09 de abril de 2007, uma versão em Blu-Ray de Dragon's Lair foi lançado. Este usa a transferência HD mesmo que o lançamento do PC acima referido, mas passou por um processo de 6 meses para limpar e reconstruir a imagem. Dragon's Lair Blu-Ray é o primeiro título a utilizar plenamente a tecnologia BD-J [27].

portas de plataforma

Dragon's Lair, levou à criação de inúmeras portas de vídeo game para os sistemas de casa. Uma vez que algumas seqüências original não se encaixam nos portos para esses sistemas, eles foram re-lançado apenas em uma sequela virtual chamado Escape from Castelo de Singe. Uma interpretação arcade não-linear de Dragon's Lair e Escape from castelo Singe com elementos de plataforma e quebra-cabeça foi feito por Projetos de Software para máquinas de 8 bits em 1986.

A seqüência com a ponte levadiça e pedúnculos oculares vistos no modo de atrair foi extirpada da versão original do arcade do jogo, mas ainda permanece no laserdisc, jogáveis ​​no fã-modificações feitas do programa, ou na versão do jogo lançado na Europa bem como as versões Sega CD, PC, DVD e HD.

Uma adaptação de plataformas do jogo também foi feita para o Nintendo Entertainment System e Super NES chamado Dragon's Lair.

A versão para Game Boy (intitulado Dragon's Lair: A Lenda), em particular, tem quase nada a ver com o jogo de origem além de Dirk como protagonista, Mordroc como o vilão e salvar a princesa Daphne como objectivo. Na verdade, o jogo é uma porta de uma criança de cinco anos de idade jogo de ZX Spectrum, Roller Coaster, o resultado é um jogo de plataforma em que Dirk tem que negociar uma série de mal-disfarçada passeios e feiras. A última versão do Game Boy Color, no entanto, é uma versão relativamente fiel do jogo original.

O Dragon's Lair Deluxe Pack foi lançada para computadores em casa com todas as FMV para todos os três jogos. Embora ele contém todos os vídeos incluindo alguns cortes de cenas da versão norte-americana do jogo, a jogabilidade foi relatada como medíocre.

ReadySoft lançado Dragon's Lair para o Apple Macintosh em CD-ROM, em 1994. A versão de Sega CD também foi lançado.

DAPHNE, um emulador de jogos baseados em laserdisc, pode emular a versão de 1983 original. DAPHNE requer os arquivos ROM laserdisc mais o original para rodar. Alternativamente, um fluxo de vídeo MPEG-2 e Ogg Vorbis stream de áudio pode ser substituído para o laserdisc. Esses fluxos podem ser gerados a partir do laserdisc original ou a partir de 2002 a Digital Leisure DVD's.

Em Julho de 2010 a versão do IOS é lançado pela Electronic Arts na App Store da Apple. Os gráficos do jogo foram limpos para a tela do iPhone. Versão App Store
# # Ano ↓ ↓ ↓ Media Platform Developer ↓ ↓ ↓ notas Editora Outros ↓
1983 01 Arcade LaserDisc Starcom [desambiguação necessário] Cinematronics Versão Original
1984 02 Coleco Coleco Adam Cartucho
03 Coleco Adam Coleco Floppy
1986 04 Amstrad CPC Cartucho de Projetos de Software
05 Amstrad CPC Floppy Projetos de Software
06 ZX Spectrum Software Projects Cassete
07 Commodore 64 Projetos de Software da gaveta
1987 08 ZX Spectrum Cartucho de Software Release Orçamento Projetos
09 Amstrad CPC Cassete Projetos de Software nome Lançado em: "Escape From Castle Singe's"
10 Amstrad CPC disquete Software Projects nome Lançado em: "Escape From Castle Singe's"
11 ZX Spectrum Cassete Projetos de Software nome Lançado em: "Escape From Castle Singe's"
12 Commodore 64 Cassete Projetos de Software nome Lançado em: "Escape From Castle Singe's"
13 Commodore 64 disquete surpreendente versão de software Republicado inclui versões em cassete em uma 'voltinha' single
1989 14 Commodore Amiga Floppy Readysoft
15 Commodore Amiga Floppy Readysoft nome Lançado em: "Escape From Castle Singe's"
16 Readysoft Atari ST Floppy
17 Personal Computer Sullivan Bluth disquete Software Mérito / Lançado em: 5.25 "Floppy
18 Personal Computer Sullivan Bluth disquete Software Mérito / Lançado em: 3.5 "Floppy
1990 19 Nintendo Entertainment System Elite Sistemas Cartucho
20 Game Boy Elite Sistemas Cartucho
21 Macintosh Plus / SE Readysoft Floppy
22 Readysoft Cartucho Atari ST
1991 23 computadores pessoais Floppy Readysoft
24 computadores pessoais Floppy Readysoft nome Lançado em: Escape From Castle Singe, (o que não inclui alguns níveis de arcada original)
25 computadores pessoais Floppy Readysoft nome Lançado em: Escape From Singe do Castelo
26 Apple Macintosh Floppy Readysoft nome Lançado em: Escape From Castle Singe's, (esta versão inclui alguns níveis do jogo original de arcade Dragon's Lair II: Timewarp)
1992 27 Super Nintendo Entertainment System Data Cartridge Leste
1993 28 Sega CD Readysoft CD-ROM
29 computadores pessoais CD-ROM Readysoft
30 Readysoft CD-ROM 3DO
31 Sega Mega-CD Readysoft CD-ROM
1994 32 Readysoft Apple Macintosh em CD-ROM
33 I-CD Readysoft CD-ROM
1995 34 Readysoft Atari Jaguar CD-ROM
1997 35 Windows 95 CD-ROM Nome de Lançamento Digital Leisure: Pack Deluxe, (igualmente contido Space Ace e Dragon's Lair II)
36 Personal Computer DVD-ROM Lazer Digital
1998 37 Home DVD players DVD Digital Leisure
38 Windows 98 Lazer DVD-ROM Digital
2000 39 Game Boy Color Cartucho Capcom
40 Lazer PlayStation 2 DVD Digital
2001 41 Windows XP CD-ROM Arcade Lazer Digital Autêntico
42 DVD Xbox Lazer Digital
2002 43 Home DVD players DVD Digital Leisure Release Name: "20th Anniversary Pack"
44 Apple Macintosh DVD-ROM Lazer Digital
45 GameCube CUBE-DVD DragonStone Capcom nome Remake: "Dragons Lair 3D"
46-DVD do Xbox Xbox DragonStone UbiSoft nome Remake: "Dragons Lair 3D"
47 Personal Computer CD-ROM DragonStone UbiSoft nome Remake: "Dragons Lair 3D"
2003 48 Windows XP CD-ROM Nome de Lançamento Digital Leisure: 20th Anniversary Pack
2004 49 PlayStation 2 PS2-DVD DragonStone THQ Lançamento Nome: Dragon's Lair 3D - Edição Especial
50 GameCube CUBE-DVD DragonStone THQ Lançamento Nome: Dragon's Lair 3D - Edição Especial
2005 51 Download Telemóvel Disney Mobile
2006 52 Windows XP DVD-ROM Digital Leisure WMV de Alta Definição
2007 53 Home players Blu-ray BD-R Infinite HD Digital Leisure
54 PlayStation 3 BD-R de lazer HD Infinito Digital
55 Casa HD DVD players HD DVD Infinito HD Digital Leisure
56 Xbox 360 HD DVD Lazer Digital
57 Personal Computer DVD Digital Leisure 20th Anniversary Pack lançado em um DVD em vez de 4 discos
2009 58 iPhone Downloadable Digital Leisure Electronic Arts
59 Nintendo DSi (DSiWare) Lazer Downloadable Digital Leisure Digital
2010 60 Nintendo Wii disco óptico Digital Leisure Destineer Lançamento Nome: Dragon's Lair Trilogy (Inclui o Caverna do Dragão, Dragon's Lair II: Time Warp e Space Ace
61 IPAD Downloadable Digital Leisure Dragon's Lair LLC
62 Nintendo DS DS Game Card Destineer Lazer Digital
63 PlayStation 3 (PlayStation Network) Lazer Lazer download Digitais
64 PSP Lazer Lazer download Digitais
Futuros Lançamentos 65 XBOX 360 Lazer Downloadable Digital
Na cultura popular

* Dragon's Lair é destaque na turnê Video Games Live [28].
* Um episódio de Robot Chicken, "Celebrity Foguete", mostra Dirk lutando contra uma crise de meia-vida no segmento de Dragon's Lair:. A Idade Média [29]
* Dragon's Lair era uma vez um jogo caracterizado no vídeo game show jogo baseado 1980, Starcade. O episódio completo pode ser visto em 20 Digital Leisure Aniversário DVD e edições de CD-ROM para PC [30].
* O grupo de dança Italo Koto utilizou amostras extensas do jogo em sua canção "A Lenda do Dragão" [31].
* Uma parte do jogo foi parodiada no programa de TV Family Guy. Na 7 ª temporada, episódio 8, intitulado "Family Gay", Peter Dirk retratou a ousadia. Depois de se gabar de Lois sobre quase batendo "The Dragon's Lair", vemos um flashback recriação da cena do cavalo voador, onde ele consegue se esquivar de algumas das chamas, mas cheira a parede trazendo a cena da morte temida.
3D * Dragon's Lair foi destaque em A Irmandade das Calças Viajantes. O Caráter entrevistas Tibby Brian McBrian que supostamente tem quebrado todos os recordes há de Dragon's Lair 3D.

Referências
Esse artigo usa URLs simples ou muito simples links externos em suas referências. Tais referências são ameaçados por apodrecimento do link. Por favor, use citações apropriadas contendo título de cada obra referenciada, autor, editora, data e fonte, de modo que o artigo permanece verificáveis ​​no futuro. Vários modelos estão disponíveis para a formatação. A ferramenta pode estar disponível para ajudar. (Fevereiro 2011)

1. ^ Entrevista com Rick Dyer da Animation World Network
2. ^ "Filme de Dragon's Lair?" de Suite101.com
3. Lanpher ^ Vera no Internet Movie Database
4. ^ Behind the Scenes from DonBluth.com
5. ^ "Instalações de diversões local planejando comprar Dragon's Lair". Spartanburg Herald-Journal. 18 de agosto de 1983. http://news.google.com/newspapers?id=eGEsAAAAIBAJ&sjid=584EAAAAIBAJ&pg=5541, 4215855 & dq =% 27s + dragon lair & hl = en.
6. ^ A Turner b, c (5 de agosto de 1983) Steve. "O covil dos novos". A Razão. http://news.google.com/newspapers?id=AZIsAAAAIBAJ&sjid=hfsDAAAAIBAJ&pg=5842, 1502522 & dq = + covil do dragão & hl = en.
7. Clark ^, Doug (15 de janeiro, 1984). "Ace matador de dragões podem fazer uma matança como roteirista de vídeo-dicas". O porta-voz da revisão. http://news.google.com/newspapers?id=DxASAAAAIBAJ&sjid=8-4DAAAAIBAJ&pg=5287, 7677330 & dq = + covil do dragão & hl = en.
8. ^ Http://news.google.com/newspapers?id=9aUfAAAAIBAJ&sjid=XdYEAAAAIBAJ&pg=1426, 2440647 & dq = + covil do dragão & hl = en
9. ab ^ http://news.google.com/newspapers?id=QdUVAAAAIBAJ&sjid=OBIEAAAAIBAJ&pg=5949, 153804 & dq = + covil do dragão & hl = en
10. ^ Http://news.google.com/newspapers?id=9LMSAAAAIBAJ&sjid=gvkDAAAAIBAJ&pg=7006, 2767290 & dq = + covil do dragão & hl = en
11. ^ Http://news.google.com/newspapers?id=dE0gAAAAIBAJ&sjid=WL8EAAAAIBAJ&pg=4563, 3357073 & dq = + covil do dragão & hl = en
12. ^ Http://www.gamedaily.com/articles/galleries/top-25-hottest-game-babes?page=7&cp=4
13. ^ Http://www.gamedaily.com/articles/galleries/babe-of-the-week-outofwork-babes/?page=2
14. ^ Http://www.gamedaily.com/articles/galleries/top-25-video-game-characters-archetypes/?page=11
15. ^ Http://www.ugo.com/games/video-game-hotties/?cur=princess-daphne-dragons-lair&morepics=1
16. http://xbox.gamespy.com/xbox/dragons-lair-3d/5597p1.html ^
17. ^ Http://www.gamesradar.com/f/the-top-7-damsels-you-dont-want-to-save/a-2008012811465331051/p-7
18. ^ Http://www.gamesradar.com/f/the-top-7-lazy-character-clichs/a-2008072111311385086/p-7
19. http://pc.gamezone.com/gzreviews/r13074.htm ^
20. http://www.gamespot.com/pc/action/dragonslair3d/review.html?tag=result ^; pontuação; 0
21. ^ Http://www.eurogamer.net/articles/r_dragonslair_gc
22. 20lair http://news.google.com/newspapers?id=zQ4OAAAAIBAJ&sjid=jnwDAAAAIBAJ&dq=dragon ^ '% s & pg 2C517664% = 6462
23. ^ [1]
24. ^ [2]
25. ^ Dragon's Lair, elenco completo da Internet Movie Database
26. ^ [3]
27. http://www.hardcoreware.net/dragons-lair-blu-ray-java-review/ ^
28. http://www.videogameslive.com/index.php?s=info ^
29. http://animatedtv.about.com/od/robotchicken/a/rcepguide2.htm ^
30. http://www.digitalleisure.com/contents/DVDVideo_games.htm ^
31. ^ Http://www.arcade-history.com/?n=dragon% 27s covil & page = detalhes & id = 702

Ligações externas

* Dragon's Lair em MobyGames
* Dragon's Lair no Internet Movie Database
* Dragon's Lair na lista do assassino de videogames
* Dragon's Lair em World of Spectrum
* Informações detalhadas sobre Dragon's Lair de Cataroo
Dragão * Syd Bolton Lair página com informações detalhadas sobre cada versão
* Dragon's Lair Revisão Blu-Ray
* Dragon's Lair Preview HD @ Rede Vault IGN
* A Dot Eaters artigo apresentando uma história de Dragon's Lair e 80 de mania jogo laser