|
|
---|
Daniela Perez
Daniela Perez Gazolla (Rio de Janeiro, 11 de agosto de 1970 — Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 1992) foi uma atriz e bailarina[3] brasileira, filha da autora de telenovelas Glória Perez.
Daniela tinha 22 anos quando foi assassinada pelo ator Guilherme de Pádua e por sua mulher Paula Nogueira Thomaz, que a emboscaram e mataram com 18 golpes de tesoura.
Causou muita indignação à população brasileira o fato do casal de assassinos, poucas horas depois de atirar o corpo de Daniela num matagal, ter ido abraçar e prestar solidariedade à família dela, chegando à delegacia no próprio carro onde começaram a apunhalar Daniela.
Julgados e condenados por homicídio duplamente qualificado, com motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima, os dois cumpriram apenas sete dos 19 anos a que foram condenados.
A indignação popular que se seguiu a esse episódio resultou na alteração da legislação penal, graças aos esforços da mãe de Daniela, Glória Perez, que encabeçou uma campanha de assinaturas e conseguiu fazer passar a primeira iniciativa popular de projeto de lei a se tornar lei efetiva na história do Brasil.
Ainda que a mudança da lei não tenha atingido os assassinos de Daniela, a partir daí o homicídio qualificado passou a ser punido com mais rigor. Sua personagem saiu da trama com uma viagem de estudos ao exterior, o personagem de Guilherme de Pádua (Bira) deixou de existir.
Carreira
Televisão
Ano Título Papel Emissora
1989 Kananga do Japão Eduarda Rede Manchete
1990 Barriga de Aluguel Clô Rede Globo
1991 O Dono do Mundo Yara Rede Globo
1992 De Corpo e Alma Yasmin Bianchi Rede Globo
Referências
1. ↑ G1 - 'Começa agora a terceira parte da minha vida', diz Raul Gazolla
2. ↑ Veja - Tesouradas na alma
3. ↑ IG - Relembre alguns crimes que comoveram o País
Ligações externas
* * Jornal do Brasil: 30 de dezembro de 1992 - O assassinato de Daniela Perez