.:[Double Click To][Close]:.

Cebolinha


Personagem de Turma da Mônica
Cebolinha.png
Cebolinha caminhando
Nome original Cebolinha
Língua original Português
Morada Bairro do Limoeiro
Idade 7 anos(Turma da Mônica) e 15 anos (Turma da Mônica Jovem)
Origem São Paulo, Brasil
Sexo Masculino
Espécie humano
Características sofre de dislalia
Actividade(s) estudante
Amigo(s) Cascão
Inimigo(s) Mônica
Criado por Maurício de Sousa
Dobragem Maria Angélica Santos/ José Luiz Barbeito
Série Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem
Primeira aparição 1960
Editor(es) Editora Abril
Editora Globo
Panini Comics
Projecto Banda desenhada · Portal da Banda desenhada

Cebolinha é uma personagem de histórias em quadrinhos e tirinhas, criado em 1960 por Maurício de Sousa.[1] Sempre à procura de um jeito de pegar o coelhinho de sua amiga Mônica, o Sansão. Suas características são:

Além de participar das histórias com a turma da Mônica, Cebolinha também participa das histórias do Louco, caracterizadas por situações completamente absurdas que não ocorrem nas histórias com a turma. Cebolinha também participa de histórias com Xaveco, personagem secundária da Turma da Mônica.

Apesar de Cebolinha ser considerado hoje parte da Turma da Mônica, foi criado antes de Mônica (que surgiu em 1963). Cebolinha ganhou sua própria revista em quadrinhos em 1973, quando já existia a revista "Mônica".

Cebolinha foi baseado em um dos amigos de infância de Maurício de Sousa, quando Maurício vivia em Mogi das Cruzes, e teria apelidado o amigo de "Cebolinha" por causa de seus cabelos espetados.[2]

Apesar de marca registrada da personagem, a dislalia o traz inconvenientes muito grandes. Por exemplo, no filme Uma Aventura no Tempo, na cena em que o Astronauta desmaia, a personagem Cabeleira Negra ameaça o transformar em rato através de um aparelho que só poderia ser desativado com as palavras "Cabeleira Negra" sendo pronunciadas corretamente. Todavia, por causa da dislalia pertinente ao Cebolinha, ele não consegue - sendo salvo na undécima hora por seu amigo Cascão.


Publicação

Primeira edição do título próprio do personagem, publicada em 1973 pela Editora Abril.

Cebolinha estreou numa tira para o jornal Folha da Manhã em Outubro de 1960[3], foi publicado pela Editora Continental na revista do Bidu[4].

O personagem só ganharia título próprio em Janeiro de 1973[5] pela Editora Abril[3] e depois pelas editoras Editora Globo e Panini em formatinho[6].

Além do título mensal, Cebolinha possui almanaques de republicações[7].

Em 2010, Cebolinha completou 50 anos, para comemorar a Panini lançou um álbum de luxo em formato grande (19 x 27,5 cm) semelhante[3] ao feito em homenagem aos 50 anos do Bidu[8] contendo uma seleção de histórias do personagem e uma história em estilo mangá e capa é inspirada na Cebolinha #1 da Editora Abril, a diferença é que no álbum do Cebolinha não teve facsimile da primera revista, já que a Panini já esta havia sido publicada na Coleção História vol 1 em Setembro de 2007[5], também foi lançada uma edição de Cebola Jovem com 96 páginas, toda em cores e formato grande (19 x 27,5 cm)[9].

Característica

* Fala trocando o R intervocálico pelo L, problema conhecido como dislalia.
* Tem apenas 5 fios de cabelo. Interessante notar que, ao ser criado, Cebolinha tinha os cabelos espetados e em maior número;
* Está sempre arquitetando planos "infalíveis" para derrotar a Mônica, chamada de "dona da rua", ou em suas próprias palavras, "dona da lua";
* Usa sempre camisa verde, shorts pretos e sapatos marrons;
* Acha que tem a superiodade intelectual maior de que todos seus amigos, tanto que, ás vezes usa técnicas de meditação budista, arames para localizações de energia positiva e até pirâmides de bambu para melhorar a sintonia de sua inspiração;
* Se estressa facilmente com pessoas que discordam ou pertubam dele;
* É presidente de um clubinho para meninos, que reúne os garotos do bairros para discutir sobre brincadeiras e planos contra Mônica;
* Conforme o gibi, seu aniversário é no dia 24 de outubro.

Turma da Mônica Jovem

Em Turma da Mônica Jovem, Cebolinha prefere ser chamado simplesmente de 'Cebola' e continua um garoto esperto e muito inteligente. Ele já muda a aparência, tendo mais de 5 fios, mas mantém a velha forma e ainda assim, Cascão o chama de "careca" e dá uma encorpada. Não faz mais 'planos infalíveis' para derrotar a Mônica e se tornar o dono da rua, ele quer conquistar o mundo com os seus projetos para um mundo melhor. Não troca mais os 'erres' pelo 'eles' por ter feito tratamento para a dislalia que tinha, mas quando fica nervoso, acaba trocando as letras. Ele tem uma quedinha por Xabéu, sua antiga babá, mas a pessoa que ele ama mesmo, é a Mônica, por quem é apaixonado desde a infância. Escondia o seu amor pela Mônica na infância, mas na Turma da Mônica Jovem, não consegue esconder esse sentimento, principalmente na Edição nº04, quando Mônica o beija. Durante esta série, possuem uma "amizade colorida" bastante enfatizada.[10]

Família Cebola

Maria Cebolinha

Bebezinha, irmã caçula do Cebolinha. Inspirada na filha mais velha de Maurício; Mariangela. Cebolinha é o único dos principais que possui uma irmã. Os demais(Mônica, Cascão e Magali) são filhos únicos, apesar de Magali possuir uma relação de irmã mais velha para com Dudu, que na verdade é seu primo.

Salsinha

Irmão caçula do Cebolinha e Maria Cebola, acabou ganhando o nome de Salsinha, mas depois de um tempo acabou sumindo sem explicações.

Dona Cebola

É a mãe de Cebolinha e de Maria Cebolinha. Ela gosta de seus filhos, mas não aceita quando Cebolinha aborrece sua irmã que logo recebe uma bronca. É cuidadosa com os afazeres domésticos, deixando a casa sempre impecável.

Seu Cebola

É o pai de Cebolinha e de Maria Cebolinha, e se parece muito com seu filho, mas não troca as letras. É trabalhador, atencioso, compreensivo e carinhoso com sua família. Em uma história seu verdadeiro nome é revelado: Cebolácio Cogumélio da Silva .

Floquinho

Floquinho é o cachorrinho de estimação do Cebolinha. De cor verde, e com uma pelagem super-original, espalha a dúvida por onde passa: está indo ou andando de costas? De que lado é o focinho? É um cachorro, mesmo? Numa história, foi revelado que é da raça lhasa-apso.

Louco

Louco é uma personagem obviamente louco. Consta que mora num hospício próximo da casa do Cebolinha. Por isso vive atazanando o coitado. Está sempre provocando situações absurdas e loucas, porém sem má intenção alguma. Á partir dos anos 90, consta que fugiu do hospício e passa a morar em sua própria casa, uma casa recheada de uma decoração louca e inimaginável, onde quadros e enfeites ganham vida própria.

Momentos notáveis

* Foi capitão do time do campinho do Bairro do Limoeiro, mas abandonou o cargo após fazer cinco gols contra.
* Na década em que foi criado, Cebolinha era dono do bordão: "Diacho!". Hoje, seu bordão mais frequente é "Pindalolas!"(Pindarolas).
* Cebolinha é conhecido por ser o terceiro mais criativo da turma. Franjinha ocupa o primeiro lugar por ser cientista mirim, e Cascão o segundo lugar, por saber consertar máquinas e brinquedos quebrados, e também, por transformar lixos em brinquedos.
* Na história "Barraco entre famílias", foi descoberto que o animal mais rápido do planeta é o Cebolinha fugindo da Mônica. Em segundo lugar, segundo a revista é o Andorinhão, que Xaveco diz alcançar 700km e em terceiro está o Guepardo, que alcança 110km por hora em apenas quatro segundos.


Referências

1. ↑ Personagem de Mauricio de Sousa, Cebolinha completa 50 anos o repórter. (Outubro, 2010).
2. ↑ Personagem - Cebolinha Monica.
3. ↑ a b c Marcus Ramone (12/11/2010). Cebolinha comemora 50 anos com edições especiais de luxo. Universo HQ.
4. ↑ Mauricio de Sousa (18 de maio de 2001). Crônica 234 - "Bidu primeiro e único". Monica.com.br.
5. ↑ a b Marcus Ramone. Turma da Mônica Coleção História Vol 1. Universo HQ.
6. ↑ Marcus Ramone. Você Sabia #14 - Índios. Universo HQ.
7. ↑ Marcus Ramone. Almanaque do Cebolinha. Universo HQ.
8. ↑ Marcus Ramone. Álbum especial comemora os 50 anos do Bidu. Universo HQ.
9. ↑ Carlos Costa (06/12/2010). Veja a capa da edição especial do Cebola Jovem. HQ Maniacs.
10. ↑ Cebola Turma da Mônica Jovem.


* Site Oficial
* Aniversário do Cebolinha