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Street Figther
Street Fighter Logo.png
Combate Gêneros
Os desenvolvedores da Capcom
Editores da Capcom
Plataformas Arcade, diversos
Primeiro lançamento de Street Fighter
30 de agosto de 1987
Última versão de Super Street Fighter IV
Abril 2010
http://www.streetfighter.com/ site Oficial
Street Fighter (ストリート ファイター, Sutorīto Faita?), Comumente abreviado como SF, é uma série de jogos de luta desenvolvido no Japão em que o pit jogadores lutadores dos jogos de vídeo "competitivo de todo o mundo, cada um com seu próprio estilo de luta , um contra o outro. Capcom lançou o primeiro jogo em Agosto de 1987, [1] [2] e com as vendas de casas total de 29 milhões de unidades [3], a série se qualifica para a lista das franquias de jogos mais vendidos de vídeo. A franquia tem tido um sucesso significativo em todo o mundo.
Ryu vs Retsu em Street Fighter.
Street Fighter fez sua estréia nos arcades em 1987. Foi desenhado por Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto. O jogador assumiu o controle do artista marcial Ryu, que competiram em um torneio de artes marciais em todo o mundo, espalhados por cinco países e dez oponentes. Um segundo jogador pode entrar a qualquer momento e assumir o controle da rival de Ryu, Ken.
O jogador pode realizar três tipos de ataques de soco e chute (que variam em velocidade e força) e três ataques especiais: o Hadouken, Shoryuken e Tatsumaki Senpuukyaku. Estes foram realizados por meio da execução combinações de botão especiais com os controles.
Street Fighter foi portado para vários sistemas domésticos de computador popular da época, incluindo PC. Em 1988, foi liberado na Avenida NEC TurboGrafx-CD console sob o novo nome de Fighting Street. Street Fighter mais tarde foi incluída no Capcom Classics Collection: Remixed para PlayStation Portable e Capcom Classics Collection Vol.. 2 para a PlayStation 2 e Xbox.
Street Fighter II: The World Warrior, lançado em 1991, foi a primeira verdadeira sequela do original Street Fighter, após uma tentativa frustrada de 1987 marca o jogo de acção de luta Final Fight como uma sequela do Street Fighter, e um oficial comissionado spin-off do Homem Killing Machine sobre o ZX Spectrum, Amiga e outros computadores domésticos. [4] [5] Foi um dos primeiros jogos de arcade para o hardware da Capcom System PB e foi desenhado por Akira Nishitani (Nin-Nin) e Yasuda Akira (Akiman), que antes eram responsáveis por Final Fight e Mundos Esquecidos. O lançamento do jogo teve um impacto inesperado sobre o jogo e foi o início de um fenômeno massivo.
Street Fighter II foi o primeiro jogo de luta um-contra-um para dar aos jogadores a escolha de uma variedade de personagens com diferentes movimentos, uma opção que criou até então desconhecido níveis de profundidade e valor de replay de um jogo de arcade. Cada personagem jogador tinha um estilo de luta com cerca de 30 ou mais movimentos (incluindo o então novos movimentos de luta como a lança), bem como dois ou três ataques especiais por personagem.
No modo single-player, o personagem escolhido o jogador é seqüencialmente pitted contra os outros sete personagens principais antes de enfrentar adversários que o "patrão" final four ", que são personagens controlados pela CPU não selecionáveis pelo jogador.
Como no original, um segundo jogador pode se unir em algum ponto durante o modo single player e competir contra outro jogador em jogos competitivos, com os vários personagens disponíveis permitindo maior número de jogos variados.
A versão japonesa original de Street Fighter II introduziu uma boxer Africano-americano chamado "Mike Bison" (abreviado como "M. Bison") como um chefão, uma paródia da vida real-boxeador Mike Tyson. A fim de evitar qualquer processo por violação de semelhança de Tyson, a Capcom rodada os nomes de três dos chefões para as versões internacionais do jogo: [6] O chefe final, chamado Vega na versão em japonês, foi dado o nome de M. Bison; o guerreiro garra empunhando espanhol conhecido como Balrog na versão japonesa foi rebatizado Vega; e se tornou o boxeador Balrog.
Street Fighter II mostrou-se popular devido a todos esses fatores, superando seu antecessor na popularidade, acabou virando Street Fighter em uma franquia multimídia [7].
A atualização oficial do primeiro da série foi Street Fighter II '- Champion Edition (pronuncia-se Street Fighter II Dash no Japão, como observou a notação privilegiada sobre o logotipo), que permitiu aos jogadores jogar como os quatro Devas (o chefe controlado por computador caracteres) e também permitiu dois jogadores para escolher o mesmo personagem (com um personagem desenhado em um padrão de cores alternadas). O jogo também contou com gráficos ligeiramente melhorados (incluindo os fundos de cores diferentes) e uma jogabilidade refinada. Uma segunda atualização, intitulado Street Fighter II '- Hyper Fighting (ou Street Fighter II Turbo Dash no Japão), foi produzido em resposta às várias edições bootleg do jogo. Hyper Fighting ofereceu uma jogabilidade mais rápida do que seus antecessores, cores diferentes características e novas técnicas especiais (como Kikoken Chun-Li ou o Yoga Teleport do Dhalsim).
Super Street Fighter II, a terceira revisão, deu ao jogo uma completa revisão gráfica e musical e lançou quatro novos personagens jogáveis (Cammy, Fei Long, Dee Jay e T. Hawk). Super deu aos personagens dos jogos anteriores novos quadros de animações (como dando real socos saltando para a Vega e Sagat), os novos movimentos especiais (como Devil Bison's Reverse e Shakunetsu Ryu Hadouken), e melhorias ou alterações aos já existentes movimentos especiais (como como Shoryuken de Ken ou Chun-Li Kikoken's). Foi também o primeiro jogo para PC hardware arcade da Capcom System II. A parcela arcade quinto e último, Super Street Fighter II Turbo (Super Street Fighter II X no Japão), trouxe de volta o mais rápido do jogo do Hyper Fighting, um novo tipo de técnicas especiais conhecidas como "Super Combos" e um personagem oculto Akuma.
Inúmeras versões caseiras dos jogos de Street Fighter II foram produzidos após o jogo original. O original Street Fighter II foi portado para o Super Nintendo Entertainment System em 1992. A partir de 2008, o jogo de SNES original ainda é jogo da Capcom que mais vende. [8] Ela foi seguida por uma versão em japonês só de Street Fighter II Dash para o PC Engine em 1993. Hyper Fighting recebeu duas versões bem diferentes para casa em 1993, uma versão SNES intitulado Street Fighter II Turbo, e um Sega Genesis contrapartida intitulado Street Fighter II '- Special Champion Edition (Street Fighter II Plus Dash no Japão). O jogo seguinte, Super Street Fighter II, também foi portado para o SNES e Genesis em 1994. Mais tarde naquele ano, Super Street Fighter II Turbo foi lançado para o 3DO Interactive Multiplayer, e também apareceu em uma versão PC do Windows (lançado pela GameTek já extinto).
Em 1997, a Capcom lançou o Street Fighter Collection para o PlayStation e Sega Saturn, uma compilação que inclui a Super e Super Turbo, bem como o novo Street Fighter Alpha 2 Gold (Street Fighter Zero 2 "no Japão). Foi seguido por Street Fighter Collection 2 (Capcom Generation vol. 5 no Japão), também lançado para o PlayStation e Saturno, que inclui o original Street Fighter II Champion Edition, e Hyper Fighting. Em 2000, a Capcom lançou o Super Street Fighter II X para correspondência Serviço de no Japão para o Dreamcast, uma versão do jogo que apresentou uma linha de dois jogadores modo versus. Em 2003, a Capcom lançou o Hyper Street Fighter II para fliperamas no Japão e na Ásia, para comemorar o 15 º aniversário da série, uma versão híbrida do Super Turbo, que permite ao jogador escolher entre versões de personagens de todos os cinco jogos anteriores Street Fighter II. Hyper foi lançado o seu da América do Norte e na região PAL através de seus portos para o PlayStation 2 eo Xbox (lançado como parte da coleção Aniversário de Street Fighter, juntamente com Street Fighter III 3rd Strike). Em 2005, os três jogos de Street Fighter Collection 2 foram incluídos Capcom Classics Collection Vol.. 1 para PlayStation 2 e Xbox. A versão do Super Turbo (juntamente com o original Street Fighter), foi posteriormente incluído na coletânea Capcom Classics 2007 Vol. 2, também lançado para o PS2 e Xbox.
Uma versão atualizada do Super Street Fighter II Turbo chegou à PlayStation Network e Xbox Live Arcade de serviço em novembro de 2008. [9] O jogo, chamado de Super Street Fighter II Turbo HD Remix, possui obras de arte totalmente redesenhado, incluindo sprites HD 4.5x o original tamanho, feitos por artistas da Udon. Esta é a primeira vez que os personagens de Street Fighter terá novos sprites, elaborado pela Capcom, já que a Capcom vs SNK 2, em 2001. O jogo tem várias alterações que abordam questões de equilíbrio de caráter, mas também apresenta a versão original jogabilidade arcade, para que os jogadores podem escolher entre os dois [10].
Street Fighter II e Super Street Fighter II também estão disponíveis como download de jogos para selecionar os serviços de telefone celular.
Street Fighter Alpha série (1995)
Guy realizando um contador Alpha Attack em Cody em Street Fighter Alpha 3.
O interquel Street Fighter Alpha: Warriors Dreams "(Street Fighter Zero no Japão e Ásia) tornou-se o próximo jogo da série. O jogo usado o mesmo estilo art Capcom anteriormente empregados em Darkstalkers e X-Men: Children of the Atom, com configurações e projetos de caráter fortemente influenciado por Street Fighter II: The Animated Movie. Alpha se expande no sistema Super Combo de Super Turbo, estendendo metros Super Combo em três níveis (permitindo combos super para ser armazenada), e também introduz Alpha Contadores e Chain Combos (também de Darkstalkers). A trama de Alpha está situado entre os dois primeiros jogos de Street Fighter e completam as histórias passadas e rancor encontrados na posse de muitos dos personagens clássicos SF2. [11] apresenta um rol de dez personagens jogáveis imediatamente jogáveis (e três lutadores) , compreendendo não apenas as versões mais novas do estabelecido Street Fighter II, mas também personagens do original de Street Fighter e Final Fight, como Adon e Guy.
Street Fighter Alpha 2 apresenta todos os novos estádios, música e finais de alguns personagens (algumas sobreposições com os do Alpha original) [12]. Ele também descartou a Cadeia Combo sistema em favor da Custom Combos (que exigia uma parte do Super metros Combo para ser usado). Alpha 2 também manteve todos os treze personagens do original, acrescentando cinco novos personagens para o elenco, juntamente com versões escondidas de caracteres de retorno. Alpha 2 foi seguido por uma versão ligeiramente melhorada do arcade intitulada Street Fighter Zero 2 Alpha e foi lançado no Japão e no Brasil, foi portado para consoles domésticos como Street Fighter Alpha 2 Gold (Zero 2 'Dash no Japão). As versões home adicionou Cammy como um personagem escondido jogável.
O terceiro e último jogo Alpha, Street Fighter Alpha 3, foi lançado em 1998 (após o lançamento do original Street Fighter III 2nd Impact e Street Fighter EX). Alpha 3 apresentou três selecionáveis estilos de luta e ainda ampliou o elenco jogável de 28 caracteres (incluindo os três personagens ocultos) [13]. Versões console dos três jogos (incluindo o original Alpha 2 e Alpha 2 Gold acima) foram lançados para o PlayStation e Sega Saturn, embora as versões de jogos específicos da série foram lançados para o Game Boy Color, Super NES, Dreamcast e até mesmo Windows. A casa versões de console do Alpha 3 expandiu a lista de personagens, adicionando o restante "New Challengers" de Super Street Fighter II, juntamente com Guile, Balrog, Evil Ryu e Shin Akuma (os dois últimos foram omitidos da versão arcade). A versão Dreamcast do jogo foi portado para os arcades no Japão sob o título de Street Fighter Zero 3 Upper. Uma versão Superior (intitulado simplesmente Alpha 3 fora do Japão) foi lançado para o Game Boy Advance e acrescentou três personagens do CvS 2. Uma versão para PlayStation Portable intitulado Alpha MAX 3 (ou Zero 3 Double Upper no Japão), contém os personagens adicionada a partir da versão GBA e Ingrid da Capcom Fighting Jam.
Street Fighter da série EX (1996)
Ver artigo principal: Street Fighter EX
Ryu luta contra Darun em Street Fighter EX 2.
Em 1996, a Capcom co-produção com a Arika (uma empresa fundada por ex-planejador de Street Fighter II Akira Nishitani) um derivado do jogo de luta em 3D da série intitulada Street Fighter EX, desenvolvido para o PlayStation baseado ZN-1 hardware. EX combinado o estabelecido Street Fighter elenco com os personagens originais criados e possuídos por Arika. Foi seguido pela versão atualizada intitulada Street Fighter EX Plus em 1997, que ampliou a lista de personagens. Uma versão para casa com mais personagens e recursos adicionais, Street Fighter EX Plus Alpha, foi lançado para o PlayStation no mesmo ano.
A seqüência foi lançado em 1998, intitulado Street Fighter EX2, desenvolvido para a ZN-2 hardware. combos personalizados foram reintroduzidos, e a lista de personagens foi ampliado. EX2 também recebeu uma versão atualizada, Street Fighter EX2 Plus, lançado em 1999. Uma versão de PlayStation EX2 Plus, também foi liberada.
Um terceiro jogo da série, Street Fighter EX3, foi lançado como um título antecipado para o PlayStation 2 em 2001. Isto incluiu um sistema de tag team, uma modalidade que permite que um único jogador luta até três adversários, simultaneamente, e um novo modo Edit Character que permitia aos jogadores para dar um novo personagem Ace uma seleção de movimentos especiais e super depois de comprá-los com pontos de experiência. O elenco trouxe de volta muitos personagens do jogo anterior.
Alguns dos personagens Arika de propriedade da série foram posteriormente apresentados em outros jogos desenvolvidos pela empresa. A Namco distribuídos arcada jogo de luta da camada caracterizado Allen Snider e Blair Dame da EX original, enquanto Skullomania iria reaparecer no jogo de PlayStation Fighter Maker, bem como na PlayStation 2 game music Technictix.
série Versus (1996)
Capcom também produziu jogos de luta envolvendo personagens licenciados de outras empresas e suas próprias propriedades. Em 1994, a Capcom lançou o Marvel licenciados combates jogo X-Men: Children of the Atom, que contou com Akuma do Super Turbo, um personagem convidado escondido. Foi seguido pela Marvel Super Heroes em 1995, que contou com Anita de Night Warriors.
Capcom iria lançar um terceiro jogo Marvel licenciados, X-Men vs Street Fighter, em 1996, um crossover de pleno direito entre os personagens de X-Men e os jogos de Street Fighter Alpha que contou com uma tag team dois-em-dois-base do sistema. Foi seguido pela Marvel Super Heroes vs Street Fighter, em 1997, que ampliou a lista para incluir personagens da Marvel Super Heroes, Marvel vs Capcom, em 1998, que caracterizou não só personagens de Street Fighter, mas também personagens de outras propriedades da Capcom, e Marvel vs Capcom 2 em 2000, que foi produzido a partir de hardware NAOMI Dreamcast-based.
A Capcom também produziu uma série de jogos de luta crossover similar com o rival de combate a desenvolvedora de jogos SNK Playmore. Os jogos produzidos pela Capcom inclui Capcom vs SNK, em 2000, que possui caráter essencialmente do Street Fighter e King of Fighters série. Ele foi seguido por uma pequena atualização, a Capcom vs SNK Pro, e uma sequela intitulada Capcom vs SNK 2, ambos lançados em 2001. Todos os três jogos foram produzidos para o hardware NAOMI também. Os jogos de luta da SNK produzidos deste crossover inclui a Dimps desenvolvidos portáteis jogo de luta da SNK vs Capcom: O Jogo do Milênio para o Neo Geo Pocket Color em 1999 e SNK vs Capcom: SVC Chaos para o Neo Geo em 2003.
De 2003 a 2008, a série Versus de jogos de luta da Capcom não viu os novos lançamentos, mas a Capcom ea Namco produziu o crossover ação role-playing game da Namco x Capcom para o PlayStation 2 em 2005.
Street Fighter III: A Nova Geração, fez sua estréia nos arcades no hardware CPS3 em 1997 [14] Street Fighter III descartada a lista de personagens de jogos anteriores (apenas Ryu e Ken voltaram) [15], introduzindo vários novos personagens. em seu lugar, mais notavelmente o lutador Alex, que foi projetado para ser o novo protagonista do jogo, o popular ninja Ibuki menina, que estava previsto como compensação por Chun-Li no papel principal feminino, e Gill, que substituiu o Bison como antagonista principal do jogo. Street Fighter III apresenta o "Super Arts" sistema de seleção e da capacidade de aparar um ataque do adversário. [16] O elenco composto de Ryu, Ken, o lutador Alex, o jovem ninja Ibuki, Sean (aprendiz de Ken), boxer Deputados Dudley, kung fu luta gêmeos Yun e Yang, Necro stretchy limbed, Oro que liga um braço para trás para não matar o seu oponente com sua força, e Elena da África já não representados.
Vários meses depois de seu lançamento, que foi seguido por 2 Impact: Giant Attack, que fez ajustes à jogabilidade e acrescentou dois novos personagens, Hugo e Urien, bem como o retorno de Akuma e rodadas de bônus. Ele também melhorou o sistema de aparar tornando-o mais ágil e tirar a "recuperar" a partir do desvio. Outros ajustes incluem novas arenas, música e atores da voz.
3rd Strike: Fight for the Future, lançado em 1999, foi a terceira e última iteração de Street Fighter III, trazendo de volta Chun-Li e adicionar quatro novos personagens. Remy que interpreta uma reminiscência de Guile e Charlie, karate girl Makoto, trench coat misterioso vestindo Q, e shapeshifting Doze para a lista jogável. O sistema parrying foi muito melhorado ao longo dos últimos dois entregas. Movimentos e animações foram adicionados aos personagens e, finalmente, mais uma vez a voz dos atores foram trocados.
Os dois primeiros jogos Street Fighter III foi portado para o Dreamcast como uma compilação intitulada Double Impact. Portos de 3rd Strike foram lançados para o Dreamcast como um jogo autônomo e, em seguida, incluído na compilação Street Fighter Anniversary Collection para PlayStation 2 e Xbox. Gill também tornou-se secretamente jogáveis na versão do console, embora você também pode jogar como Gill na versão arcade usando xcopy Twelve super movimento.
Capcom anunciou no verão de 2010 que o desenvolvimento está em curso para a conversão de 3rd Strike chamado Street Fighter III 3rd Strike: Edição Online.
Em 17 de outubro de 2007, mais de oito anos desde o lançamento do Street Fighter III 3rd Strike para os arcades, a Capcom lançou Street Fighter IV em um evento da Capcom Gamers Day, em Londres. Concebido como uma sequela directa ao início Street Fighter II jogos (especialmente o Super Street Fighter II Turbo), Street Fighter IV apresenta a devolução do original doze guerreiros mundo e recorrentes de caráter oculto Akuma, juntamente com quatro novos personagens (assim como um novo chefe do personagem) em uma história em ordem cronológica definida entre Street Fighter II e Street Fighter III. A jogabilidade, embora ainda em 2D, recursos gráficos cel-shaded 3D inspirado pela pintura japonesa sumi-e. O sistema Super Combo, um Street Fighter esteio desde Super Turbo, retorna juntamente com novas técnicas de contra-ataque chamado "Focus Attacks" ("Ataques de poupança" no Japão), bem como novas "Ultra Combo" move-se, à semelhança do Rage Gauge visto nos jogos da SNK Playmore.
A versão arcade, que é executado no hardware Taito Type X2, foi distribuído no Japão em julho de 2008, com um lançamento limitado nos Estados Unidos e do Reino Unido nos arcades selecionar, em agosto. Uma versão caseira foi lançada nos EUA e na Europa em fevereiro de 2009, no PlayStation 3 e Xbox 360 e em julho de 2009 para PC Windows. Este apresenta uma lista de caracteres expandidos, assim como todos os novos segmentos de animação que mostram o passado de cada personagem, e um modo de treino similar ao Expert Desafios em Street Fighter EX.
O elenco inclui seis novos personagens da série Street Fighter. Abel, um lutador de amnésia francês, o agente secreto C. Viper, Rufus obesos lutador de kung fu, e chef luchador El Fuerte. Os outros dois novos personagens são Seth, o chefe do jogo, e Gouken, um personagem secreto baseado no famoso Sheng Long. Personagens antigos são Ryu, Ken, Chun-Li, Cammy, Akuma, Sakura, Vega, Sagat, Balrog, Vega, Blanka, Guile, Zangief, Dhalsim, E. Honda, Fei Long, Rose, Gen e Dan. Yoshinori Ono tinha insinuado que os dois únicos personagens Street Fighter II ausente do jogo, Dee Jay e T. Hawk, poderia estar disponível no jogo em uma data posterior. Em vez disso, eles deveriam ser incluídos em uma versão totalmente nova do jogo [18].
Street Fighter IV foi lançado para o iPhone março de 2010. Inicialmente caracterizado Ryu, Ken, Guile, Blanka, Chun-Li, Dhalsim, Vega, e Abel, com personagens adicionais adicionadas através actualizações gratuitas.
Em 28 de setembro de 2009, a Capcom anunciou Super Street Fighter IV. O jogo inclui dez personagens adicionais, incluindo Dee Jay, T. Hawk, Cody, Guy, Adon, Ibuki, Makoto, Dudley e dois novos personagens à franquia - ágeis coreanos do sexo feminino vilã Juri e lutador de petróleo volumosos turco Hakan. Capcom implementados os ajustes de balanço de caráter e acrescentou movimentos segunda Ultra para cada personagem. O jogo apresenta uma melhor experiência on-line com novos modos de jogo. Super Street Fighter IV foi lançado como um título independente no disco como desenvolvedor Yoshinori Ono afirmou que as mudanças foram muito extenso para ser lançado como conteúdo para download. O jogo foi lançado em 27 de abril, [19] de 2010 para Xbox 360 e PlayStation 3 a um preço com desconto. Se um Street Fighter IV savefile é detectado no sistema de jogo, com duas cores de caracteres adicionais (tinta e efeito sketch) estão disponíveis [20].
Uma versão arcade foi lançado em 16 de dezembro de 2010 que contém todo o conteúdo do lançamento do console, e com personagens adicionais, incluindo Yang Yun e de Street Fighter III [21]. Seth Killian, da Capcom confirmou Arcade Edition é planejada para ser a última atualização a série IV. [22]
Em 15 de junho na E3 2010 durante a conferência de imprensa da Nintendo, um portátil de conversão de Super Street Fighter IV foi confirmado pela Nintendo 3DS. Super Street Fighter IV 3D Edition contará com tecnologia em 3D estereoscópico, multiplayer, e todos os 35 personagens do Super Street Fighter original liberação IV .
Após cerca de cinco anos sem novas entradas na série Versus luta, a Capcom lançou um novo jogo de luta versus intitulado Tatsunoko vs Capcom: Cross Generation of Heroes em 11 de dezembro de 2008.
Tatsunoko vs Capcom: Cross Generation of Heroes traz personagens de ambos os Tatsunoko e as propriedades da Capcom, incluindo clássicos personagens de Street Fighter, como Ryu e Chun-Li personagens lutando como Ken o Águia de Gatchaman e Casshern do Neo-Human Casshern do lado Tatsunoko's. Inicialmente lançado apenas no Japão, a demanda de torcedores viram o jogo receber uma versão internacional intitulado Tatsunoko vs Capcom: Ultimate All-Stars em 26 de janeiro de 2010.
Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds inclui Akuma, Chun-Li, Crimson Viper, e Ryu. O jogo apresenta completamente novos visuais e áudio, 3 contra 3 de jogo como as entradas anteriores na série, e jogar online.
A Capcom anunciou que junto com a Namco, dois novos jogos de luta com personagens de Street Fighter estão em desenvolvimento: Street Fighter X Tekken, que está sendo desenvolvido pela Capcom, e Tekken X Street Fighter, que está sendo desenvolvido pela Namco [24].
Street Fighter tem apresentado dezenas de personagens notáveis de todo o mundo. Abaixo está uma lista de caracteres introduzidos nos jogos principais da série Street Fighter. Os números indicam o número de jogos dentro de uma série de sua primeira aparição. Esta tabela usa os nomes de não-japoneses, e exclui spin-offs, como o vs. série.
Veja também: Lista de personagens de Street Fighter
Personagem Street Fighter ↓ ↓ Street Fighter Street Fighter II ↓: O Filme Street Fighter Alpha ↓ (Zero) Street Fighter EX ↓ ↓ ↓ Street Fighter III Gem Fighter Super (Pocket Fighter) Street Fighter IV ↓ ↓ Número total de aparências ↓
França Abel No No No No No No No 1 1
1N Adon Tailândia no n º 1 n º 3 NoC 3
Ace No No No No No No 3 n º 1
Akuma n º 5 1 1 1O 2 1 1 7
Estados Unidos Alex No No No No No No No 1 1
Estados Unidos Allen No No No No No No No 1O 1
Área Não Não Não Não Não Não 2 + n º 1
Estados Unidos Balrog n º 1 1 3H no n. º 1 NoC 4
Reino Unido 1N Birdie No No No No NoC 1 n º 2
II Bison No No No No No No 2 + n º 1
Lâmina n º n º 1 No No No No No 1
Blair Europa No No No No No No No 1 1O
Brasil Blanka n º 1 3 2 1 º semestre de n º 1 NoC 5
Japão Bloody Hokuto No No No No No No 1 + n º 1
Estados Unidos, Jack C. No No No No No No No 1 1
Estados Unidos C. Viper No No No No No No No 1 1
Cammy Reino Unido n. 4 1 2 'No n º 2 NoC 4
Estados Unidos Charlie No No No No No 1 1 NoC NoC
República Popular da China Chun-Li n º 1 1 1 1 3 1 1 7
Estados Unidos Cody No No No No No No 3 3 2
Cycloid β No No No No No No 1 + n º 1
Cycloid γ No No No No 1 + S n º n º n º 1
Estados GermanyUnited D. Dark No No No No No No No 1 1
Hong Kong Dan No No No No No 1 1 2 3
Índia Darun No No No No No No No 1 1
Dee Jay Jamaica no 4 3H 1H n. º 3 NoC 4
Dhalsim Índia n º 1 1 2 1H n NoC 1 5
Reino Unido Dudley No No No No No n º 1 3 2
E. Honda no Japão 1 1 3 n º n º 1 NoC 4
1N Eagle Reino Unido no n º 3 ↑ H No No No n º 2
México, El Fuerte No No No No No No No 1 1
Elena Quénia No No No No NoC n º 1 n º 1
Japão Ryu Evil Não Não Não 2 Não 1 + n º 4 3
Hong Kong Hong Kong Fei Long no 4 Não Não Não NoC 2 3 3H
Japão Garuda No No No No No No No 1 1
Japão Geki 1N No No No No No No n º 1
República Popular da China 1N Gen n º 2 n º 2 NoC 3
Gill No No No No No No No 1 1N
Gouken No No No No No No NoC 2 1
Estados Unidos Guile n º 1 1 1 Não NoC 3H 1 5
JapanUnited Guy Estados Não Não Não Não Não 1 2 3 NoC
Turquia Hakan No No No No No No No 3 1
Japão Hayate No No No No No No No 2O 1
Japão Hokuto No No No No No No No 1 1
Hugo Alemanha No No No NoC NoC 2 n º 1 NoC
Japão Ibuki No No No No No 1 1 3 3
Malásia Ingrid no n. º 3 ↑ ↑ H No No No n º 1
Estados Unidos, Joe 1N No No No No No No n º 1
Juli México No No No No No No 3 uma NoC
Juni Alemanha No No No No No No 3 1 NoC
Coreia do Sul Juri No No No No No No No 3 1
Japão Kairi No No No No No No 1 1 NoC
Japão Karin No No No No No No 3 n º 1
Estados Unidos Ken 1 1 1 1 1 1 1 1 8
República Popular da China 1N Lee No No No No No No n º 1
M. Bison n º 1 1 1 1 n º 1 NoC 5
Maki Japão no n. º 3 ↑ H No No No n º 1
Japão, Makoto No No No No No 3 n º 3 2
Estados Unidos, Mike 1N No No No No No No n º 1
Japão Nanase No No No No No No No 2 1
Rússia Necro No No No No No No No 1 1
Japão Oro No No No No NoC n º 1 n º 1
Arábia Saudita Pullum No No No No No No No 1 1
Q No No No No No No No 3 1
Japão Mika R. No No No No No No 3 n º 1
França Remy No No No No No No No 3 1
Japão Retsu 1N No No No No No No n º 1
Estados Unidos Rolento no n. º 2 NoC NoC no n º 1
Itália Rose No No No No No uma NoC 2 2
Estados Unidos Rufus No No No No No No No 1 1
Japão Ryu 1 1 1 1 1 1 1 1 8
Sagat Tailândia 1N 1 1 1 2 1 + n º 6 NoC
Sakura Japão no n. º 2 do 1 º Semestre no 1 2 4
Japão Sawada no n º 1 No No No No n º 1
Sean Brasil No No No No No 1 n º 1 NoC
Seth No No No No No No No 1 1
Sombra No No No No No No No 2 1
Europa Sharon No No No No No No No 2 1
Shin Akuma No No No No No 2 1 4 3
Shin Bison-3N No No No No No No 3N 2
Shin Gouken No No No No No No No 3N 1
Japão Skullomania No No No No No No No 1 1
Estados Unidos Sodoma No No No No No NoC 1 n º 1
México T. Hawk n º 4 no 3H No No No 3 3
Rússia Doze No No No No No No No 3 1
Urien No No No No No No No 2 1
Itália V. Rosso No No No No No No 2 + n º 1
Vega Espanha n º 1 1 3 2 1 5 no NoC
Hong Kong, Yang No No No No No n º 1 4 2
Hong Kong Yun no n. º 3 ↑ H n NoC 1 4 3
Zangief UnionRussia Soviética n º 1 1 2 1 n º 1 1 6
Total 12 17 17 38 35 20 8 40
Notas:
1. N ^ Aparece como um personagem não-jogador.
2. ^ H Introduzido em versões casa.
3. ^ C faz uma rápida aparição em um fundo ou animação cutscene.
4. ^ O só apareceu no jogo indicado, e não em qualquer seqüela.
mídia relacionadas
Cinema e animação
No Japão, um filme de animação produzido pelo Grupo TAC intitulado Street Fighter II: The Animated Movie foi lançado nos cinemas no Japão em 1994. Uma adaptação em Inglês do filme produzido pela Manga Entertainment, que foi lançado em VHS em 1996. Grupo TAC também produziu uma série de televisão animada Street Fighter II V, que foi ao ar na Fuji TV em 1995, e de dois episódios da série OVA, Street Fighter Alpha: The Movie, lançado em 1999. Inglês adaptações de ambas as produções foram produzidas pela Manga Entertainment também. Um segundo OVA baseado em Street Fighter Alpha, intitulado Street Fighter Alpha: Generations, foi produzido especificamente para o mercado Inglês por Studio APPP
Um americano de produção de filmes de ação ao vivo, simplesmente intitulado Street Fighter, também foi lançado em 1994, estrelado por Jean-Claude Van Damme como Guile, personagem principal desta versão, em frente ao saudoso Raul Julia como General M. Bison. Este filme inspirou um jogo de arcade e console de jogo, tanto intitulado Street Fighter: The Movie. O filme também inspirou um norte-americano produzido de animação TV série Street Fighter, que durou duas temporadas de 13 episódios-1995-1997.
Em outubro de 2006, Hyde Park Entertainment ea Capcom anunciaram a sua intenção de produzir uma adaptação cinematográfica da série de jogos em uma joint venture, com o enredo a concentrar-se na personagem Street Fighter Chun-Li. O roteirista Justin Marks foi anexado ao escrever um roteiro para a adaptação. Street Fighter: The Legend of Chun-Li foi lançado em os EUA em 27 de fevereiro de 2009.
Também em 2009 (12,02) OVA Street Fighter IV: The Ties That Bind ("Street Fighter IV: Arata Naru Kizuna") foi lançado pela Studio 4 ° C. Street Fighter IV: The Ties That Bind é um filme de animação dirigido por Jiro Kanai, que foi apresentada em um CD bônus incluído na Edição de Colecionador de Street Fighter IV para PlayStation 3 e Xbox 360 [25] A adaptação para o cinema é parte da Capcom. multi-plataforma de lançamento para 2008, que também lançará jogos de vídeo e uma série de TV potencial em 2008 [26].
Em 2010, o ator e cineasta Joey Ansah & Owen Trevor co-dirigiu um Live Action Short Film chamado Street Fighter: Legacy que as estrelas John Foo como Ryu e Ken Howard cristã como [27] [28].
O vice-presidente da Capcom do planejamento estratégico e desenvolvimento de negócios Christian Svensson confirmou que haverá mais filmes de Street Fighter em desenvolvimento [29].
Quadrinhos
Houve vários livros de Street Fighter em quadrinhos produzidos, incluindo Street Masaomi Kanzaki de manga Fighter II (um dos poucos títulos de manga Street Fighter traduzida em Inglês), e uma função de adaptação playing game lançado pela White Wolf em 1994.
Manga
Masahiko Nakahira fez quatro diferentes séries de mangás Street Fighter: Cammy Gaiden (traduzido e lançado em Inglês como Super Street Fighter II: Cammy pela Viz Media), Street Fighter Zero (traduzido e lançado em Inglês como Street Fighter Alpha), Sakura Ganbaru e Street Fighter III: Ryu Final. Street Fighter Alpha, Sakura Ganbaru e Street Fighter III: Ryu Final foram todos libertados em Inglês pela UDON. Dois personagens criados por Nakahira, Evil Ryu (introduzido em Street Fighter Alpha) [30] e Karin Kanzuki (de Sakura Ganbaru) foram integrados no videogame Street Fighter.
quadrinhos EUA
Malibu Comics lançou uma série Street Fighter em quadrinhos em 1993, mas foi um fracasso, durando apenas três pontos [31].
UDON foi licenciada pela Capcom para produzir um livro em quadrinhos EUA baseado na franquia Street Fighter, além de Darkstalkers e Rival Schools. Esta série de empates, não só sobre o cânone estabelecido Street Fighter, mas também ocasionalmente retcons continuidade endereços diferentes, e ainda retira Fanon e fontes não-oficiais também. Em 2005, a UDON lançado Street Fighter: Eternal Challenge, a história da primeira série da Capcom e livros de arte a ser traduzido para o Inglês. Mais recentemente, UDON anunciou a continuação da sua execução no momento da série Street Fighter (baseado em SF: Alpha e SF Super Turbo). E está esperando o lançamento de uma série Street Fighter IV no início de 2009 e uma série Street Fighter III, em 2009 [carece de fontes? ]
quadrinhos brasileiros
Editora Escala publicados série inacabada Malibu no Brasil, e prometeu publicar mangás Kanzaki da tarde. Mas em vez disso, a partir de 1994, eles publicaram uma série original intitulada Super Street Fighter II, mais tarde renomeado simplesmente Street Fighter. Seu autor principal foi Alexandre Nagado. Esta série durou 20 edições, mas não conseguem terminar o arco da história passada.
O artista brasileiro e escritor Marcelo Cassaro fez uma paródia sem licença em quadrinhos, publicada pela Editora Escala em 1993, intitulado simplesmente Street Fighter II. Durou apenas para duas questões [32].
Cassaro mais tarde escreveu uma minissérie mais maduro e ambicioso quatro questão com base em Street Fighter Zero 3, que foi desenhada por Érica Awano, e devidamente licenciada pela Capcom. Foi publicado pela Editora Trama (depois Editora Talismã, já extinto) em 1998/99.
Hong Kong Comics (Manhua)
A dinastia de Jade (agora King Comics) propôs várias séries realizada principalmente por Lee Chung Hing (texto) e King Hui Sum (desenhos). O enredo de Street Fighter Manhua são diferentes da lógica Capcom original, às vezes a história é considerada ridícula e não faz sentido para os fãs da Capcom Street Fighter, por exemplo, em Street Fighter 3 3rd Strike Manhua, Alex é o Filho de M. Bison, enquanto Guile é o braço direito do irmão de Gill.
Street Fighter Manhuas:
* Street Fighter II e Soma Hing (1991, 113 números)
* Super Street Fighter 2 Chen Wen Wei, Qi Bai e outros autores (1995, 31 números)
* Street Fighter Zero 2 Soma Hing (1996, volume 1 + 3 números)
* Street Fighter III Sum Hing (1997, 115 números)
* Street Fighter Zero 3 Soma Hing (1998, 40 números)
* Street Fighter 3 3rd Strike (1999, 28 números)
Alguns destes títulos foram publicados também na Itália.
Soma Hing, em 1999, deixou a Jade e fundou Comicsonair Publications, que publica novas Manhua SF:
* Street Fighter EX retoma a história deixada em aberto no SF III (1999, 38 números + 12 números)
* Street Fighter IV e Sum Wai Hing Zhuan (2009, em curso)
SF personagens também são encontrados em algumas séries em que os personagens se chocam com os da Capcom SNK:
* CvS Hing, Soma e Wang Xiao Hong (1999, um número piloto + 54 números)
* CvS Hing Wai Zhuan, Sum, Wang Xiao Hong, e outros autores (2001, 5 questões)
Estes títulos devem ser adicionados ao Street Fighter 3 3rd Strike Bio-Hazard Crossover (2001, suspenso depois de sete números), e Soma série Hing que têm um crossover entre os personagens do SF e do Resident Evil, outro título da Capcom.
Os jogos de cartas
Em 14 abril de 2006 Sabertooth Games lançou um jogo Street Fighter para o seu combate Sistema Universal jogo (UFS), juntamente com um conjunto de Soul Calibur III. Esta não foi a liberação de jogos primeiras empresas para UFS, sendo que uma caixa de batalha para Penny Arcade lançado em fevereiro de 2006. Como o nome indica, UFS é ser um sistema universal. Existem planos para incorporar outras licenças para o jogo, previsto para dezembro de 2006, baseando-se em King of Fighters da SNK e Samurai Shodown.
O primeiro jogo de Street Fighter caracterizado cartões de Chun-Li, Dhalsim, Ken, Ryu, Sagat e Zangief. A expansão posterior, Street Fighter: World Warriors, incluídos os caracteres restantes da série original de Street Fighter arcade 2, Blanka, Balrog, E. Honda, Guile, M. Bison e Vega. Outro conjunto, intitulado Street Fighter: The Next Level ", foi lançado em dezembro de 2006, paralelo ao lançamento da SNK. Os personagens estão incluídos os Akuma, Fei Long, Dudley e Cammy. A nova expansão, Street Fighter: A Caminho das Trevas foi lançado 14 de fevereiro de 2007 junto com a próxima Soul Calibur Set, Soul Arena. Caracteres incluem uma nova versão da Chun-Li e (mal) Ryu, junto com Adon, Charlie, Rose, Sakura, T. Hawk e Doze. Um novo conjunto, intitulado Street Fighter: Rivais Extreme, que foi lançado em maio de 2007, apresenta Cody, Dee Jay, Ibuki, R. Mika, e uma nova versão do Ken.
Em julho de 2007 Sabertooth Games vai lançar um exclusivo Battle Pack com uma batalha entre Ryu e Akuma. Estes dois baralhos sessenta será totalmente compatível com o Universal Fighting System e contém 36 cartas originais.
Atualmente, existe uma demo gratuita formulário de solicitação de deck para experimentar o CCG UFS em Sabertooth Demo Deck Jogos Formulário de Solicitação.
Outro jogo de cartas comerciais, o agora descontinuado Epic Battles (lançado pelo Índice de Entretenimento), também contou com personagens de Street Fighter, assim como personagens de outras franquias de jogos de luta, como Mortal Kombat.
RPG
White Wolf lançou um jogo de contar histórias baseado na série em 1994 (com personagens de Super Street Fighter 2). O sistema utilizado muitas das mecânicas de jogo do Mundo das Trevas jogos. O sistema está agora fora de catálogo, mas mantém um pequeno, na internet.
A música popular
Em 2007, a fábrica Homem Americano banda lançou a primeira parcela de sua trilogia Street Fighter ópera-rock temático, intitulado Street Fight!, Que gira em torno de personagens e acontecimentos extraídos do videogame Street Fighter e enredo. Em 2010, a banda lançou a segunda parte do álbum, intitulado Round 2.
Caça-níqueis on-line
CryptoLogic companhia irlandesa de software lançou um slot 'Street Fighter II ", segue o tema da série [33].
Referências na cultura popular
Devido à popularidade duradoura da série, que foi referenciada várias vezes em vários filmes, programas de televisão e outras mídias. Algumas delas incluem:
* Edição # 17 da série de quadrinhos Gen 13 Bootleg tem uma tampa parodiando uma partida de Street Fighter, com os personagens do Grunge e Burnout vestidos como Ryu e Ken, respectivamente [34].
* O filme de Jackie Chan City Hunter apresenta uma cena de luta em que Chan e seu adversário se transformar em vários membros do elenco de Street Fighter II, incluindo Ken, Chun-Li, Guile e Dhalsim.
* Edição # 25 da série de quadrinhos Secret Six possui uma capa parodiando o layout eo estilo de escrita usado para a tela de seleção de personagens de Street Fighter IV, com o elenco de Secret Six substituindo os personagens de Street Fighter. [35] [36]
* O filme Aliens nas características do sótão de uma cena onde o personagem de Doris Roberts executa um golpe Shoryuken durante uma cena de luta. O mesmo acontece em Shrek 2.
* Sagat e Akuma aparecer no episódio de South Park Imaginationland Episódio II.
* Edição # 27 da série em quadrinhos Deadpool apresenta uma cena onde o personagem-título realiza o soco Shoryuken de Kitty Pryde, a fim de provocar Wolverine em combatê-lo, mesmo indo tão longe a ponto de chamar o nome do movimento é como nos jogos de vídeo. [37]
* A banda Artic Monkeys têm uma faixa instrumental intitulada Chun-Li Spinning Bird Kick.
* O rapper Lupe Fiasco menciona a franquia em sua canção Gold Watch, dizendo: "Eu gosto de Street Fighter II, eu realmente odeio Zangief. Se Ken e Ryu só acho que é difícil de bater Blanka".
* O episódio Boondocks O julgamento de Robert Kelly apresenta uma cena onde um tumulto enorme irrompe em um tribunal. No meio da briga, um homem pode ser ouvido gritando "Shoryuken!" várias vezes.
* A série limitada de quadrinhos Kingdom Come apresenta um personagem menor chamado Tokyo Rose, que é modelado após Chun-Li.
* A banda Hadouken! nomearam-se com a técnica de mesmo nome.
conversões não autorizadas
Street Fighter foi portado, sem autorização da Capcom para o Famicom da Ásia. O primeiro título era conhecido como Street Fighter II: The World Warrior (mesmo nome que a versão oficial, também conhecido como Master Fighter II), que muitos outros piratas de jogos de luta usaria como base. Os caracteres disponíveis apenas neste jogo são Ryu, Guile, Chun-Li, Zangief e não-jogáveis M. Bison (seu nome original em japonês - Vega, foi grafado incorretamente como Viga).
Outro título é Super Fighter III, apenas nove entre o rol normal de doze são personagens selecionáveis (os desaparecidos estavam Balrog, E. Honda, Zangief e, apesar de ter aparecido em um acompanhamento posterior, Mari Street Fighter III Turbo). Personagem nomes, as legendas durante os finais também são removidos. etapa de Chun-Li foi redesenhado como o exterior da Cidade Proibida, em vez de uma das movimentadas ruas da China.
Mais um título, desta vez feita por Cony Soft, é Street Blaster II GoodNES, embora a tela título ainda indica que é Street Fighter II. Todos os personagens do jogo original são jogáveis, no entanto, os gráficos, música e jogabilidade eram precárias. Algumas modificações foram feitas, com base nesse bootleg, como Super Blaster II Turbo 28 que acrescentou Mai Shiranui e Andy Bogard para a lista; Street Fighter V Turbo 20 que tem alguns personagens Final Fight jogadas, embora estes são os swaps paleta da regular caracteres SF, e Street Fighter VI, que é um rip gráfica que inclui apenas seis lutadores originais e 2 fundos paleta de troca, e é frequentemente utilizado em inúmeras multicarts chinês.
Em 1992, o Hotel do grupo bootleg Keitel na Coréia do Sul lançou uma versão coreana do jogo, conhecido como SFIBM, rodando em PC compatíveis. Programado por Jung Young Dug, a primeira versão tinha apenas Ryu e Guile disponíveis. Eventualmente, todos os personagens eram liberados (embora as versões de mão puxado Andy Bogard SNK e Terry Bogard substituído Vega e Balrog em algumas versões).
O jogo foi muito pobre, mas muitos dos arquivos de dados foram unoptimized e disponível para edição. Após o jogo, proliferaram para o Ocidente, Liu e Derek Chan Brian usou essa informação para editar os arquivos em SFLiu [38], a mais próxima tradução de Street Fighter II Turbo o motor de jogo pode permitir. Após a adição de Balrog e Vega, que atualizou os arquivos para o Super Street Fighter II normas.
Como editores mais trabalhou no jogo, mais patches foram criados. A ampla maioria desses patches foram SFWarm por Stan Warman (que acrescentou novas funcionalidades para todos os personagens), SFJenn por Jenn Dolari (que acrescentou os personagens de Mortal Kombat Mileena e Kitana) e SFNinja (que substituiu a maior parte do plantel com versões paródia de ninjas numerosos Mortal Kombat).
Hadouken
Hadouken ou Hadouken (波动 拳, Hadouken, IPA: [hado ː ke ꜜ ɴ], um neologismo japonês, literalmente "punho movimento de onda" ou "punho surge"), é um ataque especial usado pelos personagens Ryu, Ken, Sakura, Dan (cujo versão da técnica é chamada de Gadouken) e Akuma (Gou Hadouken), Sean (Hadou Burst), Allen (Força da Alma), Kairi (Shinki Hatsudou) e Gouken (também chamado de Gou Hadouken). O hadouken eo shoryuken são os dois movimentos arquetípicos desses personagens. O movimento é realizado através da personagem empurrando as palmas das mãos para a frente, enviando uma onda de energia espiritual (ou ki) voando em direção ao oponente (ver explosão chi). É normalmente realizada pelo jogador movendo o joystick ou o D-pad um quarto de círculo para a frente para o oponente de posição para baixo, pressionando um botão de soco (assim, por exemplo, um personagem virado para a direita poderia executar o movimento pressionando ↓ , ↘, →, e depois em "punch" em um movimento suave).
A maioria dos jogos de luta da era sprite-based usada projétil movimentos especiais, e quando o tipo real do projétil lançado varia de jogo para jogo e personagem para personagem, a execução eo comportamento destes ataques são, muitas vezes é bastante semelhante ao Hadouken. Esses movimentos são, por vezes, informalmente conhecido como um "hadouken", ou bola de fogo. O Hadouken geralmente pode ser realizado em três diferentes graus, dependendo de qual tipo é utilizado punch, estes irão afectar a sua velocidade, os danos causados no impacto, quantidade de quadros de recuperação e, por vezes a sua gama. O Hadouken em si tem muitas variações, dependendo do personagem em questão que o movimento está associado. Por exemplo, tanto Ryu e Akuma ter usado uma variante de fogo com base do movimento chamado Hadouken Shakunetsu (灼热 波动 拳) ou "Blazing Surge Fist", que rapidamente engolfa seu alvo em chamas.
Mais tarde, os títulos da série que usam movimentos super combo rampa acima do poder do Hadouken, evoluindo-lo para o Shinkuu Hadouken (真空 波动 拳 - Vacuum Surge Fist). Isso leva uma das duas formas, dependendo do jogo: uma bola de fogo descomunal, ou uma explosão de energia constante. Street Fighter III introduziu o Hadouken Denjin (电 刃 波动 拳), uma versão bloqueada eletrificadas que podem ser 'armazenadas' pressionando o botão Punch, para efeitos de calendário, bem como reforço de dano e stun. Na Super Street Fighter IV, Gouken pode executar esta técnica, é bloqueável, mas ainda vai infligir dano stun mesmo bloqueado. Na série Capcom vs SNK, Satsui no Hadou Ryu usava uma versão mais poderosa chamada Metsu Hadouken (灭 波动 拳), que atuou semelhante ao Denjin Hadouken, sendo bloqueada e impressionante do adversário. O último jogo da série, Street Fighter IV, trouxe de volta o Metsu Hadouken, embora, em vez age simplesmente como uma variante mais potente do Shinku Hadouken.
Curiosamente, a capacidade Hadouken apareceu no Mega Man X e seu remake Mega Man: Maverick Hunter X como um movimento secreto para X. É só por ter obtido todos os tanques do coração, sub-tanques, armas e upgrades, (outros requisitos diferem entre os dois jogos). A entrada é o mesmo que em Street Fighter. Este movimento pode matar quase tudo imediatamente, com excepção dos chefes de várias. Mesmo estes, no entanto, pode ser morto com dois Hadoukens (embora o chefe final pode ser derrotado com um único golpe no remake). Em Mega Man X4, um dos chefes, Magma Dragoon, utilizou a habilidade Hadouken. Outra versão do Hadouken foi criado em Mega Man X: Command Mission, onde se é capaz de atender o chefe secreto (es), o Tails Clan [One-rabos, dois rabos, etc, para Nine-Tails] em um batalha, o Tails poderia jogar o Hadouken Annilator para eles. É uma explosão de raio-like que atinge todos os personagens e causa grande dano, na maioria das vezes KOing maioria dos personagens. Em Mega Man Xtreme, e sua seqüência, um estilo de luta "Shotokan" pode ser adquirido e permite que o X para usar o Hadouken eo Shoryuken.
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