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Shinzo


Shinzo
マシュランボー
(Mushrambo)
Gênero Aventura, Drama, Fantasia, Shonen, Ficção Científica
Anime
Direção Tetsuo Imazawa
Estúdio Toei
Exibição original 5 de fevereiro de 2000 – 23 de setembro de 2000
Emissoras de TV Japão TV Asahi
Estados Unidos Jetix, ABC Family
Itália Fox Network Italia
Países Baixos Jetix
Brasil Fox Kids, Jetix, Rede Globo
Portugal SIC
Nº de episódios 32



Shinzo (coração ou imagem mental, em japonês[1]) nome para o qual foi modificado na dublagem, ou "Mushrambo" (em japonês: マシュランボー, Mashuranbō?) no original (japonês), é um anime baseado em um epílogo onde criaturas conhecidas como Enterranos (Matrixers no Original) tomam a Terra e a renomeiam à sua imagem: Enterra. Durante a série três Enterranos com poderes do meteoro tentam proteger a última humana sobrevivente para restaurar a raça humana, os três querem leva-la para Shinzo (no original, Center), um castelo que protege os humanos.

Os enterranos são seres que ao perder as energias e serem feridos viram cartas. Os poderosos tem transformação a Hiper Forma e há alguns enterranos que não tem poderes e vivem iguais aos humanos.

Primeira parte

Uma jovem humana chamada Yakumo. Seu pai, um cientista chamado Daigo Tetsuro a submeteu a um sono hibernal dentro de um robô (Hakuba) para livrá-la de um vírus que assolava a Terra e que estava matando os humanos e animais. Yakumo acaba permanecendo neste estado mais tempo do que estava programado (500 anos ao invés de 50 - sendo que a cada 50 anos ela envelheceria apenas 1). Quando desperta, encontra-se numa época em que a raça humana havia sido dizimada, e quem governa o mundo são seres chamados enterranos, mutantes feitos pelos próprios seres humanos a partir do DNA de humanos e animais, e criados para resistir ao vírus que assolava o planeta. A rebelião dos mutantes ocorreu durante o sono de Yakumo. Sendo comandados por 7 poderosos generais enterranos, os mutantes massacraram os humanos, rebatizando o planeta como Enterra. Criou-se então uma superstição entre os enterranos com relação aos humanos: eles passaram a considerar estes últimos como monstros perversos que deveriam ser completamente extintos do nosso planteta.

A missão de Yakumo consiste então em chegar ao lugar onde provavelmente encontram-se refugiados os últimos sobreviventes humanos: Shinzo, e onde encontrar-se-á o segredo para que enterranos e humanos possam viver em paz e harmonia. Para chegar até lá, Yakumo contará com a ajuda de três maravilhosos enterranos, os quais não compartilham as idéias do resto de sua espécie: Mushra, Sago e Kutal. Estes enterranos podem transformar-se em seres superiores (hiperformas) e, em casos muito especiais, quando os três se transformam em um só, formam Mushrambo, the ultimate samurai (ou - o samurai supremo). Estes guerreiros comprometeram sua vida ao proteger sua amiga contra todos os perigos que se encontram no caminho a Shinzo, já que os enterranos em geral não estão dispostos a permitir que a última humana de Enterra sobreviva. Ao mesmo tempo em que atravessam por problemas, vai se formando um elo de amizade cada vez mais forte, irrompível, muito especial no caso de Yakumo e Mushra.

Um dos sete generais, Rusphine, a soberana dos pássaros, possui o poder de atravessar o espaço-tempo, e conduz Mushra, Sago e Kutal ao passado, para que contemplem a terrível realidade: foi o próprio Mushrambo, o sétimo general e o mais poderoso, quem liderou os enterranos no extermínio dos humanos. Os guardiões celestiais, conscientes do poder destrutivo de Mushrambo, separaram sua essência em três pedras (gemas), as quais foram outorgadas aos três companheiros quando ainda eram crianças. Graças a elas que eles podem se combinar para formar o "samurai supremo", ainda que com uma diferença em relação ao anterior, pois devido à bondade de Yakumo e ao amor que professa, este novo Mushrambo (que mais tarde adquire uma armadura dourada), não é mau e lutará por defender a jovem das mãos do antigo Mushrambo (que fora trazido ao presente por Rusphine e que absorveu as cartas dos outros 6 generais) até a morte.

Depois da terrível batalha, comovida pela perda de seus protetores e pelo poder que despertou em si, Yakumo deverá chegar até Shinzo, e para lá se dirige, sempre a oeste.

Segunda parte

Yakumo conseguiu chegar a Shinzo, ainda que à custa da vida de seus três queridos amigos. O que houve foi que se criou uma linha temporal alternativa e o futuro e passado foram reescritos. Nessa linha do tempo não houve a guerra entre humanos e enterranos e estes viviam em paz, mas um novo perigo acerca Enterra. O meteorito que caiu sobre o planeta (e graças ao qual Yakumo e o novo Mushrambo obtiveram seus enormes poderes), encerra um antigo guardião celestial, um renegado ansioso pelo poder,destinado a vagar pelo espaço em seu cárcere de pedra.Este perigoso adversário, chamado Lanancoras, tem a seu serviço os guerreiros kadrians, seres capazes de perder sua estrutura física e transformarem-se no que quiserem. Dado momento o meteorito se choca contra a terra e fica fragilizado, facilitando assim a saída de Lanancoras.

Yakumo, através de seu poder, tenta atrasar ao máximo a saída de Lanancoras e permanece em Shinzo. Entretanto, envia uma jovem humana chamada Binka à procura de Mushra, Sago e Kutal, para conduzi-los até as ruínas de Shinzo, crendo que somente Mushrambo pode deter Lanancoras.

Depois de combaterem o general kadrian Aires e evitarem suas emboscadas, os três enterranos e Binka chegam por fim até Shinzo, onde Yakumo, debilitada por tentar reter Lanancoras em sua prisão e derrotar a outra general kadrian Lunária, cede por fim e sacrifica suas últimas forças para o bem de Enterra. Lanancoras é um ser demasiado poderoso e nem sequer Golden Mushrambo, louco de ira pela morte de Yakumo, a quem ama, consegue vencê-lo. O kadrian recupera as três gemas mágicas e Mushra, Sago e Kutal perdem suas hiperformas. Mushra resiste até suas últimas forças para vencer o mal.

Os guardiões celestiais o ajudam, dando-lhe permissão para utilizar a Espada Reversora, a essência de todo seu poder, mas nem isso é suficiente. Mushra deve despertar, recordar seu passado, e por fim se revela toda a sua verdadeira história, uma história que nem mesmo ele conhecia… Mushra já foi um guardião celestial. Com certeza o mais ousado, corajoso, apaixonado e determinado guardião que já existiu. Era ele o guardião que havia lançado mão de sua eternidade para aprisionar Lanancoras e que agora, tendo se tornado mortal, deve aniquilar um ser considerado imortal… Lanancoras rouba os cristais de Mushra, Sago e Kutal. Tendo os cristais, a carta de Mushrambo forma-se nas mãos de Lanancoras, e este a destrói, mas Yakumo, com sua influência e seu poder, consegue fazer com que Mushrambo ressurja: sem que Sago e Kutal tenham que morrer para que isso aconteça. Os três estenderam o braço direito, formando uma "estrela" de 3 pontas, e assim se fundiram, formando Mushrambo. Mas Mushrambo não é suficientemente forte. Quando Lanancoras está para absorvê-lo, Hacuba intervém, absorve as cartas dos outros 6 generais enterranos e se acopla a Mushrambo. Surge então o Golden Mushrambo e de seus punhos se materializa uma espada magnífica… a espada reversora. Um dos segredos mais bem guardados do universo… e a única coisa que Lanancoras teme. Golden Mushrambo destrói Lanancoras facilmente, mas Yakumo está debilitada e prestes a morrer. Lanancoras ressurge. Porque? Ele foi um guardião celestial e por isso é imortal. Ele absorve Yakumo e Mushra fica possesso! Mushra, em sua forma normal, toma para si a espada reversora e ataca Lanancoras. A cada ataque que faz, Mushra fica mais forte. Mushra fica como se estivesse possuído. Até a Binka se assusta! Chega uma hora em que Mushra consegue cortar Lanancoras, Mushra corta Lanancoras de cima a baixo, mas a espada se quebra ao meio. Ele tenta atacar Lanancoras mesmo sem estar armado, mas Lanancoras acaba matando-o e destruindo sua Encard. Mushra é recepcionado no "além" ou "céu" por Yakumo (que ainda não morreu, mas está num estado de animação suspensa, quase um coma). Ele diz que quer voltar e destruir Lanancoras… então os Guardiões Celestiais mostram-lhe cenas do passado, quando Mushra era um Guardião e abriu mão de sua imortalidade para aprisionar Lanancoras, a fim de salvar seu planeta favorito, a Terra, das garras do kadrian. Agora, sabendo de seu poder celeste, Mushra volta com a permissão dos Guardiões e se funde com a carta celeste (formada quando ele aprisionou Lanancoras). Surge assim o Mushra Guardian, ou Mushra Guardião Celestial. A batalha se desenrola e Lanancoras, vendo que não tem saída, diz que fez com que uma bola de fogo se desprendesse do sol. Esta se encaminha em direção ao planeta. Mushra golpeia Lanancoras, deixando-o desacordado e o leva em direção à bola de fogo, a fim de que o choque com o ex-guardião altere ou detenha a rota de colisão da bola de fogo com o planeta. Yakumo o acompanha em espírito e os 3 morrem (só que o corpo de Yakumo está em Enterra). Mushra sempre dizia a si mesmo em relação a Yakumo: "Não sei como, não sei porquê, só sei que nosso destino é ficarmos juntos". Pois antes de morrerem, é Yakumo quem diz: "Eu sempre soube que nosso destino era ficarmos juntos". Yakumo é enterrada, mas Sago, Kutal e Binka não sabem que Mushra morreu e se despedem do túmulo de Yakumo dizendo que vão sair por aí em busca de Mushra. Os guardiões celestiais reconhecem o valor de Mushra e dizem que ele merece presenciar os resultados de seu feito, por isso o enviam novamente para Enterra, no mesmo corpo. Mushra aparece pegando a carta celeste num pântano, sorri e vai embora.

Personagens

* Yakumo: é uma jovem humana, bondosa, amável e com um poder oculto graças ao meteoro que ela absorveu quando neném. Não gosta quando algum inimigo é "encartado", pois acha que ele poderia se redimir.



* Mushra: protagonista do anime Shinzo é um Enterrano ousado, astuto, rápido, antes de transformar age como criança, mas ao se transformar se torna um guerreiro que nunca subestima o inimigo, ele adora lutar. Adora mostrar para os outros que é o bom, é o esquentadinho do grupo e sempre espera a hora certa para se transformar.



* Sago é amigo de Mushra. É um Enterrano astuto e inteligente, mas reservado, não gosta muito de lutar. Pode-se dizer que sua característica principal é a sagacidade. Conhece muito bem Mushra, a ponto de explicar a Kutal os planos do amigo enquanto este está lutando. Sago leva uma vida boêmia: gosta de bares, dinheiro, jogos e não resiste a um carteado.



* Kutal é um enterrano felino que comia humanos, mas após absorver o meteoro criou uma ligação com a Yakumo que também tem um meteoro dentro de si, assim os três criaram um elo com ela e sempre querem a proteger. Kutal é o mais atrapalhado do grupo, antes de se transformar não consegue lutar muito, mais ao se transformar se torna muito poderoso apesar de ser o mais fraco do grupo, seus ataques são quase todos terrestres…




* Mushrambo quando Sago e Kutal são encartados Mushra pode absorvê-lo, se tornando (Mushrambo) do japonês (Mashrambo) um guerreiro perfeito para lutar, ele usa uma roupa parecida com a de um samurai, é sempre calmo nas lutas mas nunca subestima o inimigo.



* Mushrambo dourado é a hiper Forma de Mushrambo, apareceu pela primeira vez na luta contra Dark King Mushrambo, tendo que a armadura e o cabelo dele ficam dourados, tendo agora poderes de luz, ele é muito poderoso e quando ele se une a Hacuba e aos os outros seis generais enterranos eles trazem a lendaria espada reversora, que ultilizou na luta contra Lalancuras.



* Hakuba foi construído pelo pai de Yakumo, é um robô criado para protegê-la, tem uma defesa muito forte e ele consegue se unir a enterranos encartados pegando o poder principal dos mesmos, quando Hakuba se funde com as cartas dos seis generais enterranos ele se transforma na lendaria Espada Reversora, que é ultilisada por Mushrambo e Mushra.




* Binka ela é uma garota que é muito forte e decidida e de personalidade ativa, ela está sempre com sua bazuka com a qual usou para libertar Mushra. Quando Yakumo chegou a shinzo, ela mudou a linha temporal fazendo que a guerra entre humanos e enterranos nunca acontesse-se. Mas algo aconteceu, Lanancoras que estava preso no meteoro queria ressugir. Temendo pela vida na terra, Yakumo enviou Binka para achar Mushra e seus amigos para que se transformassem em Mushrambo e trousse-se a paz devolta a Terra.


Vilões

* Mushrambo Negro é movido apenas pela vontade de matar, na verdade é o mushrambo normal só que com uma carta negra, a carta negra foi destruida pelo amor de Yakumo mais o poder do meteoro que tem ligação com Mushrambo.

Enterranos

Os enterranos são seres criados a partir da união do DNA humano e animal, pois a Terra se encontrava assolada por um vírus e os animais eram imune ao vírus assim tiveram esta ideia de obter a vacina através dos enterranos. Eles são guerreiros formidaveis com grande inteligência, força e habilidades, os enterranos tem a capacidade de se hiper transforma adquirindo poderes formidaveis, quando são derrotados eles se transformão em carta que pode ser absorvida por outro enterrano, adquirindo os poderes do enterrano absovido.

* Daku o rei dos insetos, ele é um dos sete generais enterranos que lutaram na guerra contra os humanos, era o mais poderoso dos insetos,e tinha a forma de um besouro com uma armadura prateada e vestimentas de rei. ele enviou katai, seu servo que tinha o poder de se transformar no que quisesse, ele se transformou em kiri, uma humana para trazer Yakumo ao seu castelo para captura. Lá, Daku lutou com Mushra, Sago e Kutal no seu hipermodo chamado INSETO-REI,ficando maior e com sua armadura dourada. nesta forma ele rivalizava Mushra, Sago e kutal nas suas hiperformas. Quando estava prestes a ser derrotado, absorve a carta do seu servo katai, ficando totalmente de metal, e com o novo poder de ficar invisível. Agora ele derruba facilmente sago e kutal, e quando estava prestes a vencer mushra, ele vê o ataque de daku, e o atinge, dando chance para kutal e saga finalizarem e vencerem daku.
* Ryuma o rei dos répteis, ele é um dos sete generais enterranos que lutaram na guerra contra os humanos, ele é um enterrano humanoide com olhos de serpente, ele tem ambição de ser tornar rei de Enterra, mas mushrambo estava em seu caminho, para isso manda Grandora a atacar Mushra e seus amigos para que eles fossem obrigados a invocar Mushrambo, então ele Utiliza a carta negra para transformar Mushrambo em Mushrambo negro para o controlar, então ele captura Yakumo e a força a se casar com ele, apenas para provar que poderia fazer o que quisesse. mas Mushrambo negro aparece e impede a cerimônia, Ryuma não possúi mais controle sobre mushrambo, o coração de yakumo é mais forte que a sua carta negra. Ryuma então decide matar yakumo para mushrambo voltar a ser controlado por ele, mas, quando ia matar yakumo, mushrambo impede. Ryuma convoca grandora para atacar mushrambo, mas grandora é derrotado. Ryuma entra no seu hipermodo chamado SERPENTE-GUERREIRA, onde fica verde e com roupas de batalha, e absorve a carta de grandora, se tornando o GRANDE SAMURAI RYUMA, um dragão humanóide, o réptil mais poderoso de enterra, o seu gelo foi capaz de congelar mushrambo, porém, mushrambo mostra seu ódio derrotando o grande ryuma com uma poderosa explosão negra.
* Franken o rei de todas as criaturas do mar, ele é um dos sete generais enterranos, ele é um enterrano com forma de um humanoide tubarão, provavelmente deveria ter inúmeras habilidades aquaticas, assim como sago, mas morreu durante a guerra de enterra. Franken tem sua carta absorvida pela ave rainha rusephine, e posteriormente por mushrambo maligno. Dizem que o ataque de CHAMAS AZUIS de mushrambo maligno foi por causa da absorção da carta de franken.
* Diehanger o rei de todas as feras selvagens, ele é um dos sete generais enterranos ele se assemelha a um lobo com garras e presas poderosas, possuía uma arma com espinhos. mas foi transformado em carta durante a guerra de enterra. Posteriormente teve sua carta absorvida por rusephine, e depois por mushrambo maligno. Dizem que o ataque de rajadas de energia que rusephine usou em yakumo, após absorver as cartas dos reis, era de diehanger, pois o golpe saía de uma boca selvagem, que foi feita pela carta de diehanger.
* Kimylas o rei das feras fantasmas,ele é um dos sete generais enterranos, tem um corpo composto por vários animais,como touro e cavalo, fazendo referência a quimera, é considerado o mais forte entre os três mortos na guerra de enterra, e dando referência de que foi dele que Dark king Mushrambo tirou o poder de atravessar materiais sólidos, o poder fantasma.
* Rusephine a rainha dos passaros, ela é uma dos sete generais enterranos, a única general feminina, ela se assemelha a uma Harpia com poderes sobre o ar e sobre o tempo, ela luta contra msuhra e o rivaliza, mas, usa o seu hipermodo chamado HIPER-GARRA, onde ela fica verde e ganha armaduras, Mesmo assim, com a ajuda de sago e kutal, mushra a vence, ela reaparece e leva Mushra sago e Kutal ao passado e os revela a verdade sobre mushrambo, ela absorve a carta dos outros seis generais, se tornando um monstro horrendo, com partes dos outros reis. Os pés de rétil, ryuma, a cintura de fantasma, kimylas, o tronco de animais selvagens, diehanger, os braços de inseto, daku, o pescoço de animais aquáticos, franken, e a cabeça e as asas de aves. e para derrotar Mushrambo que logo depois se transforma em Mushrambo dourado, então ela trás o Mushrambo original para lhe ajudar, mas este a elimina e absorve as cartas de todos generais.
* Dark king Mushrambo o rei de todos os enterranos,o setimo general enterrano, o mais poderoso entre todos os enterranos, o mushrambo original que é trazido de volta ao presente por Rusephine mas aderrota com um só golpe, pois não queria ser seu servo, assim ele absorve todas as outras seis cartas dos generais se transformando em dark King mushrambo,um guerreiro maligno, com acesso ao poder de todos os outros generais, e enfrenta mushrambo dourado em um batalha ardente e excitante em que só um podera sobreviver.
* abelha rainha uma enterrana que comanda uma colmeia de abelhas caçadoras, ela é bastante feia, mas poderosa na sua hiper forma ela lance inúmeros ferrões venenosos, ela tenta devorar Yakumo mas Mushra a impede a derrotando.
* Katriz um enterrano com forma de Louva Deus ele é um caçador de recompensas e ele mais seus comparsas Louva Deus tentam capturar Yakumo, mas Mushra o impede e derrota seu comparsas ele absorve a carta de seus comparsas ficando na hiper forma mesmo assim Mushra o derrota de novo se transformando em hiper Mushra mas Yakumo o impede de transforma-lo em carta ele foge e reaparesse após Mushra derrotar a abelha rainha, absorvendo a carta dela, se tornado mais poderoso mesmo assim é derrotado por mushra.
* Os irmãos aranha são dois enterranos que parecem com aranhas mais um deles é azul, quando Yakumo ficou doente eles a sequestraram para poder devorara, mas foram impedidos por Mushra que destruiu até suas cartas.
* Gyasa um enterrano formado por várias cobras, que lembra a medusa, ele se intitula príncipe dos répteis. gyasa é sarcástico e brincalhão, mas é muito cruel, ele transforma yakumo em pedra e a joga em um lago ácido. Gyasa luta com mushra, sago e kutal em suas hiperformas, mas é vencido facilmente por eles. Mas cada vez que é vencido gyasa troca de pele, e volta sempre mais forte, ele é derrotado várias vezes, e sua força sempre aumenta, ele fica tão forte que vence sago e kutal. Mushra absorve as cartas deles e vira mushrambo, gyasa toma uma surra, mas invoca milhares de cartas serpentes e se une a elas, formando seu hipermodo, ele rivaliza mushrambo, e fica invulnerável, fazendo so golpes se voltarem contra mushrambo. Mushrambo logo ve seu ponto fraco e o derrota de uma vez por todas.

Referências

1. ↑ shinzō, no Wiktionary.