.:[Double Click To][Close]:.

Ramón Valdés



Ramón Valdéz
Ramón Valdéz

Nome completo Ramón Gómez Valdés y Castillo
Nascimento 2 de setembro de 1923
Ciudad Juárez, México
Morte 9 de agosto de 1988 (65 anos)
Cidade do México, México
Ocupação ator
comediante

Ramón Gómez Valdés y Castillo (Ciudad Juárez, 2 de setembro de 1923Cidade do México, 9 de agosto de 1988) foi um famoso ator humorístico mexicano.

Valdés ficou conhecido mundialmente por suas atuações em El Chavo del Ocho e El Chapulin Colorado ao lado de Roberto Gómez Bolaños, seu grande admirador e colega.

Ainda hoje, seu personagem Seu Madruga (Don Ramón, na versão original) é cultuada, havendo diversas páginas, blogs e comunidades no site de relacionamentos Orkut em sua homenagem.

Casou-se três vezes (uma delas com a atriz Aracely Julián) e teve dez filhos.Seu sobrinho é o cantor Cristian Castro.

Faleceu de câncer de pulmão, ocasionado pelo fumo excessivo, que depois espalhou-se para o estômago e para a coluna vertebral.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-3th_FcR5JdbJcbj7O3Dbgq6GmG0m_tivWhbaZ2ohQCqttNrELXkj0dPy0-FbldUN0H6-KsH3Rk3HTZBUv5lbAAj50Lwgws4lzmbIF7Z2eTpIyHsdF7wh8UQYgQlquQO9BdyhTx1EYh0/s400/rv4.jpg

Carreira

Atuou em vários filmes no seu país desde a década de 1940, porém atingiu sua maior popularidade com a figura hilária do "Don Ramón", "Seu Madruga" no Brasil, do seriado de televisão Chaves (El Chavo del Ocho). Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, sempre teve grande admiração por Ramón Valdés e dizia que era o único que o fazia "chorar de rir" durante as gravações dos programas, que duraram aproximadamente uma década. Seu personagem na Vila do Chaves, apesar do humor simples, trazia a situação da América Latina de desemprego generalizado e dependência de sub-empregos. Seja como pedreiro, vendedor ambulante de objetos usados ou leiteiro, ele sobrevivia enquanto o proprietário da vila, "Seu Barriga" (Edgar Vivar), não o expulsava da casa por não pagar o aluguel. No início da carreira, atuou em pequenos filmes junto com seus irmãos, também atores, e também com papéis nos filmes de Cantinflas, famoso comediante mexicano dos anos 60.

Seu real sucesso aconteceria no seriado Chaves de 1971, que deixou em 1979, quando teve problemas de saúde. Voltou ao seriado em 1981, participando de alguns quadros do programa Chespirito. Em 1982, Ramon Valdez foi trabalhar na série "Frederico" fazendo o papel de "Don Moncho". Em 1983 fez dois filmes: "Los Gatilleros del Diablo" e "El mas Valiente del Mundo" e em 1984 "Luiz Miguel Aprendiz de Pirata".Em 1988, fez Ah! Que kiko .

Curiosidades


http://api.ning.com/files/ZXLxSsbPMueQ8EvF0NduC0koKkEW9IjQpDwqLosBes1Q9vk4-xbXlKIse0Xj7y*ff9qAmRIGO6fNJDPGSOnHj6vrzzuXZGuC/lostresmosqueterosymedio5.jpg
  • Sabe-se que Ramón Valdés tinha uma memória privilegiada. Fora do estúdio vestia-se quase igual como no seriado, pois afirmava que com os Jeans podia sentar onde quisesse sem temer sujar a roupa. (segundo declarações de seu filho Rafael Valdés).
  • Também tinha rituais curiosos, como fumar um cigarro antes de dormir.
  • Segundo o próprio Chespirito, Ramón Valdez foi a única pessoa até hoje que conseguiu fazê-lo chorar de rir durante uma atuação cômica.
  • Apesar de, no seriado Chaves, Seu Madruga fugir da Bruxa do 71 (Angelines Fernandez), na vida real os dois eram muito bons amigos. Tanto que, quando Ramón morreu em 1988, a atriz passou a noite ao lado do corpo chorando e dizendo "Mi Rorro" (Meu bebê). A atriz ficou tão decepcionada que começou a descuidar da saúde, e começou a envelhecer mais rapidamente. Ramon Valdez Também manteve grande amizade na vida pessoal com os atores Édgar Vivar (que atuou como o Senhor Barriga) e Rubén Aguirre (que interpretou o Professor Girafales também era um dos melhores amigos de Ramón). Villagrán, o Quico na série, foi um dos melhores amigos de Ramón Valdés.
  • Certa vez, quando Ramón estava no hospital, Villagrán foi visitá-lo e lhe disse: "Nos vemos lá em cima, no céu.". Ramón se contrariou, e mantendo seu bom humor disse: "Não se faça de louco, nos vemos lá embaixo, no inferno!".
  • Ramón Valdés nunca pôde desassociar sua pessoa do papel de Seu Madruga. Tanto as pessoas como os produtores não podiam vê-lo em outro papel. O ator confessou para a revista Actores&Actrices&Rumores que, depois de deixar o seriado Chaves, recebeu apenas quatro ofertas para atuar: as quatro eram pedidos de Chespirito para voltar a fazer o papel de Seu Madruga. De qualquer forma, sua carreira não terminou com a sua saída da turma do Chaves: atuou em diversas peças de teatro, duas no colégio de sua filha mais velha e uma no colégio de sua filha mais nova. Em todas as peças, fez o papel de Seu Madruga. Ramón voltou à televisão em 1981, quando Chaves havia se tornado um quadro do Programa Chespirito novamente.
  • Camisas com o rosto do Seu Madruga são comuns no Brasil. Boa parte dessas camisas possuem a frase "Seu Madruga não morreu". Em outras camisas, ele está caracterizado como Che Guevara ou mesmo Jesus Cristo. Algumas ainda trazem frases ilustres ditas por Don Ramón no seriado como "não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar"
  • Uma das muitas frases de efeito ditas por Ramón Valdéz ao interpretar Seu Madruga se tornou um bordão pouco igualada até os dias de hoje, e figura também em um número incontável de camisas acompanhadas de sua figura:

"…A vingança nunca é plena. Mata a alma e a envenena!" - "Ramón Valdez - Seu Madruga"

  • Dublado no Brasil pelo veterano Carlos Seidl
  • O rosto dele também pode ser visto estampado em instrumentos musicais. A estampa mais conhecida é na bateria de Igor Cavalera, que quando era membro do Sepultura usou no seu kit o rosto do Seu Madruga nas péles dos dois bumbos e ela pode ser vista no DVD ao vivo Live in São Paulo e no videoclipe da música Convicted in Life.
  • No dia 23 de Abril de 2010, a personagem Sr. Madruga, teve seus famosos 14 meses de aluguel, devidos à senhoria da vila da boa vizinhança, pagos por intermédio do programa humorístico Panico na TV, na ocasião in memoriam de Sr. Madruga, o ator que interpretava Sr. Barriga, Edgar Vivar foi as lágrimas com a emoção e devoção dada ao seriado por seus seguidores e cultuadores no Brasil.
  • Apesar do Chaves ser o personagem principal do seriado, estima-se que o Seu Madruga é o personagem predileto no gosto dos brasileiros. Até existem alguns sites e comunidades do Orkut que postam montagens engraçadas envolvendo ele.

Filmografia

Ramón Valdés participou de mais de 100 filmes e seriados de TV em sua carreira, entre eles:

  • Calabacitas Tiernas (¡Ay qué bonitas piernas!) (1948)
  • Soy Charro de Levita (1947)
  • El Chanfle (1979)
  • Simbad el Mareado (1950)
  • La Marca del Zorrillo (1950)
  • El Mariachi Desconocido (1953)
  • La Vida No Vale Nada (1955), juntamente com o também falecido Pedro Infante

Ligações externas