.:[Double Click To][Close]:.
http://ladyscomics.com.br/wp-content/uploads/2010/09/radical_chic-711898.jpg

Radical Chic é o título e personagem de quadrinhos do cartunista brasileiro Miguel Paiva, publicada originalmente no suplemento dominical do extinto Jornal do Brasil, a partir de 1982.

Paiva baseou-se na expressão cunhada em 1970 pelo jornalista estadunidense Tom Wolfe para criar a figura de uma mulher que, em suas palavras, "fosse ao mesmo tempo preocupado com a realidade, visto que na época saíamos de um período autoritário, e também ligada na própria felicidade pessoal, na busca do prazer", refletindo na época de sua criação o momento histórico da redemocratização pela qual passava o Brasil.[1]

Com o tempo a personalidade da "Radical" mudou tornando-se, ainda segundo o autor, "mais light, menos radical, mais chique e também mais confusa", mantendo contudo a característica de falar de homens, sexo, casamento, futebol e do Rio de Janeiro, onde é ambientado.[1]

http://ladyscomics.com.br/wp-content/uploads/2010/09/radical_chic.jpg

Citações

As tiras da Radical eram marcadas por expressões e pensamentos que refletiam o caráter da personagem. Algumas destas frases[2]:

  • "Certas dietas são simples. É só cortar açúcar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e... os pulsos."
  • "Dizem que estou ficando amarga, enjoada, ácida, sem graça. Não é verdade. É só colocar limão, adoçante, sexo, gelo, brilhantes e mexer gostoso, que eu fico maravilhosa!"
  • "Adoro quando os feirantes, os porteiros e os pedreiros do meu bairro me chamam de gostosa. É a comunidade solidária!"
  • "Faço dieta americana, uso produtos franceses, malho com um personal neozelandês, faço localizada com uma russa, e não adianta. Não consigo diminuir essa bunda brasileira."

Livros

Os quadrinhos foram também publicados em livros, dentre os quais:

  • Almanaque da Radical Chic
  • Livro de Pensamentos da Radical Chic, ed. Record, ISBN: 8501061336
  • Radical Chic - Sexo à Deriva, Editora Nacional
  • Radical Chic - Mulheres Que Pensam, Editora Nacional, ISBN: 9788504013399
  • Radical Chic - Corpo de Delito, Editora Nacional, ISBN: 9788504013382

Referências

  1. a b NIDECKER, Fernanda. "A mulher carioca se identifica com a Radical Chic; a paulista admira". JB Online [ligação inativa]. Página visitada em página em cache do google, com a aparência que ela tinha em 6 set. 2010 23:28:06 GMT.
  2. Antônio M.Rocha (29/03/2010). Palavras da "RADICAL CHIC" - personagem de Miguel Paiva. Uol Mais. Página visitada em 23/10/2010.