.:[Double Click To][Close]:.

The Incredibles

http://www.universohq.com/quadrinhos/2004/imagens/os_incriveis.jpg
2004cor105 min Produção Direção Brad Bird Produção John Walker Roteiro Brad Bird Elenco original Craig T. Nelson
Holly Hunter
Sarah Vowell
Spencer Fox
Jason Lee
Samuel L. Jackson
Elizabeth Peña
Brad Bird Género animação
aventura
ficção Idioma original inglês Música Michael Giacchino Cinematografia Andrew Jimenez
Patrick Lin
Janet Lucroy Edição Stephen Schaffer Estúdio Pixar Animation Studios Distribuição Walt Disney Pictures
Buena Vista Distribution Lançamento [Image] 25 de Novembro de 2004
10 de Dezembro de 2004
http://ubiratangeo.files.wordpress.com/2008/08/os_incriveis_051.jpg
5 de Novembro de 2004 Orçamento US$92.000.000 Receita US$631.442.092
IMDb: (inglês) (português) Projeto Cinema • Portal Cinema Os Incríveis (título no Brasil) ou The Incredibles - Os Super-Heróis (título em Portugal) (título original: The Incredibles), é a sexta animação da Pixar Animation Studios/Estúdios de Animação Pixar, lançada nos Estados Unidos em 5 de Novembro de 2004 e no Reino Unido em 26 de Novembro de 2004. Foi escrito e desenvolvido por Brad Bird, um ex-diretor de Family Dog e Os Simpsons, melhor conhecido por dirigir o filme animado O Gigante de Ferro. Os Incríveis foi originalmente desenvolvido como um filme animado tradicionalmente, mas depois que a Warner Bros. fechou sua divisão de animação, Brad Bird se mudou para a Pixar, levando a história consigo. Diversas empresas lançaram produtos promocionais relacionados ao filme. A Dark Horse Comics lançou uma série limitada de quadrinhos baseada no filme. A Kellogg's lançou um cereal com o tema dos Incríveis, assim como Pop Tarts e lanches com frutas, todos proclamando um "Frutincrível Estouro" de sabor. Além do mais, nas semanas antes da estreia do filme, também houve esforços promocionais com a SBC Communications e o McDonald's.
Enredo Quinze anos antes da época relatada no filme, os super-heróis de todo mundo foram surpreendidos por uma avalanche de processos judiciais por causa de salvamentos que resultaram em ferimentos leves. O primeiro incidente deste tipo envolveu a interferência de "Bochecha", o auto-proclamado ajudante do Sr. Incrível (Roberto Pêra) "Gurincrível", que foi rejeitado. Em troca da imunidade a esses processos, os superseres se aposentaram do heroísmo, e o governo realocou-os em identidades civis. Agora Roberto vive uma vida suburbana e calma com sua esposa Helena (antes Mulher-Elástica) e seus três filhos com superpoderes secretos, se aventurando clandestinamente com seu amigo Lúcio (antes Gelado). Aborrecido com essa vida de mediocridade, o Sr. Incrível mergulha em um convite de uma benfeitora misteriosa para ser um herói de novo. Quando a "benfeitora" ao invés disso captura Roberto, que na verdade é Gurincrível (agora se chamando "Síndrome") armando um esquema para eliminar todos os verdadeiros super-heróis e espalhar tecnologia perigosa para as massas sem poderes para que todos sejam super-heróis, é um trabalho para a família Incrível salvar o Sr. Incrível... e o resto do mundo. Personagens Roberto Pêra (Sr. Incrível) (Robert "Bob" Parr/Mr. Incrideble) 2,01 m, 159 kg. O "herói dos heróis," Roberto possui uma força descomunal, e uma razoável resistência a ferimentos. Ele tem uma tendência complexa, para não dizer outra coisa, para retornar mentalmente aos "Dias de Glória", a época quando ele ainda era o Sr. Incrível tanto quanto Roberto Pêra.
Helena Pêra (Mulher-Elástica) (Helen Parr/Elastigirl) (1,77 m, 57 kg) Helena Pêra pode esticar seu corpo, ou qualquer parte de seu corpo, a limites extremos. Do que pode se aferir do filme, Helena tem controle completo de seus membros esticados. Ela também pode remodelar seu corpo em uma variedade de formas mostradas no filme incluindo se tornar um pára-quedas ou um barco, do tipo bote inflável. A total extensão de seus poderes não é totalmente mostrada no filme, apesar de que eles parecem ser parte de uma lista extensa. Superpoderes à parte, no começo do filme, Helena parece ser a única no casal a se preocupar com os filhos. Ela parece bastante estressada em sua tentativa de preencher o (um tanto quanto grande) vazio deixado por Beto em sua ausência como pai de verdade. (O retorno de Roberto para sua família, bem como o crescimento de seu papel, tanto como Roberto Pêra quanto como Sr. Incrível, parece ser o primeiro e o mais importante foco do filme.)
Flecha Roberto Pêra (Dashiell "Dash" Robert Parr)(10 ou 11 anos, 1,34 m, 31 kg) O Jovem Flecha Pêra tem a habilidade de correr extremamente rápido, como ficou evidente na fantástica sequência de acção na Ilha de Nomanisan. Foi sugerido que Flecha também tem uma velocíssima rapidez de reação. Ele exibe traços de talvez excesso de confiança, prepotência, convencimento e hiperatividade.Como um garoto normal em uma escola suburbana qualquer, Flecha lamenta não poder mostrar seus poderes na escola. A permissão dos pais de Flecha para tentar o atletismo parece ser um foco importante no desenvolvimento próprio da personagem , tambem o seu amigo Pedro Santos é tão veloz como ele o ajuda na ilha Nomanisa na luta contra o omnideroedo 15 nos The incredibles 2.
Violeta Pêra (Mulher Bolha) (Violet Parr) (13 ou 14 anos, 1.49 m, 42 kg) Atravessando a encruzilhada entre moça e mulher, Violeta desesperadamente quer ser como todo mundo, para se misturar com as pessoas "normais" (aqueles sem poderes.) Considerando-se isso, como sugeriu o criador Brad Bird em inúmeras entrevistas, seus super-poderes a permitem se tornar invisível num piscar de olhos. Violeta também pode gerar campos de força esféricos de tamanho e força indeterminados, mas aparentemente limitados. O desenvolvimento de sua personagem parece ser uma das histórias paralelas do filme, apesar da própria Violeta não ser mostrada em muitas cenas. (Algumas especulações falam que seria por causa do processamento e do tempo para renderizar todo o cabelo esvoaçante de Violeta). Um desses desenvolvimentos da personagem parece ser ter ganho a confiança necessária para se aproximar da sua paquera, Toninho Rodrigues.
Zezé Pêra (Jack-Jack Parr)(0,86 m, 11 kg) Zezé é o bebê da família. Seus poderes nunca são totalmente descritos, mas incluem a mudança de composição e densidade de sua pele e/ou corpo, assim como assumir a forma de um gremlin, transformar seu corpo em aço, e ficar em chamas, tal qual o "Tocha Humana". Para além de Karen e Síndrome, a garota contratada para tomar conta do bebé, mais ninguém, nem mesmo a sua família desconfia que Zezé possui poderes.


Lúcio Barro (Gelado) (Lucius Best/Frozone) (1,90 m, 82 kg) Um amigo de longa data da família, Gelado pode gerar jatos de gelo do seu corpo; a quantidade de gelo depende da quantidade de água disponível no ar e no seu corpo. Durante o filme é sugerido que ele se adaptou à vida civil muito mais facilmente que seu amigo de longa data, Beto Pêra. Por outro lado, ele ainda possui um tipo de Centro de Comando assim como suas velhas bugigangas e super uniforme, todos em condições de funcionamento.
Buddy Pine, Síndrome (Bochecha) (1.85 m, 84 kg) Esse vilão perdido foi o maior fã do Sr. Incrível .Tentando conseguir o respeito de seu herói, Bochecha se auto-nomeou Gurincrível, e como um ajudante de super-herói, tentou ajudar o Sr. Incrível com engenhocas criadas em seu tempo livre, assim como mostrando um conhecimento "nerd". Ele não conseguiu o emprego de assistente sonhado, sendo despezado pelo Sr. Incrível. Muito irritado, se recria como um gênio do mal planejando vingança contra o antigo ídolo. Ao ver seus planos falharem, Síndrome planejou sequestrar Zezé e fazê-lo seu parceiro, mas Zezé (com poderes) discorda. Então sua capa se prendeu na turbina de seu jato e o sugou. A explosão que se seguiu a isso nos faz ter quase certeza que ele está morto.
Miragem (Altura Desconhecida, Peso desconhecido) A sedutora representante do Síndrome, e talvez sua cúmplice na morte de tantos supers. Apesar de muitos rumores sobre relacionamento íntimo dela com Buddy Pine (Síndrome / Bochecha), não é explicitado no filme. Também não dá para saber se ela é "super" também.



Edna "E" Moda (1.12 m, 11 kg ) A personalidade non-sense de Edna e os óculos redondos são homenagem direta a Edith Head, a lendária figurinista de Hollywood , com algumas citações a Elsa Klensch e Anna Wintour.
Bomb Voyage É um outro vilão do Sr. Incrível quando este era jovem. Com sotaque francês(o que sugere que ele é de fato francês) e visual de um mímico, com roupa listrada preta e cinza e rosto pintado de branco com boina na cabeça, é um especialista em bombas e explosivos que tem como diversão, explodir instituições. Surge numa tentativa do Sr. Incrível de salvar uma vítima suicida(sendo posteriormente criticado por isso), e também é confrontado por Gurincrível, que se auto-proclamava o ajudante do Sr. Incrível. Elenco de vozes Original Craig T. Nelson - Sr. Incrível / Roberto PêraHolly Hunter - Mulher-Elástica / Helena PêraSamuel L. Jackson - Gelado / LúcioSpencer Fox - Flecha PêraSarah Vowell - Violeta PêraJason Lee - SíndromeElizabeth Peña - MiragemBrad Bird - EdnaLou Romano - Bernie KroppWallace Shawn - Gilberto Lima Vozes brasileiras Márcio Seixas substituído por Luiz Feier Motta - Sr. Incrível / Roberto PeraMárcia Coutinho - Mulher-Elástica / Helena PeraLuiz Carlos Persy substituído por Márcio Simões - Gelado / LúcioBernardo Coutinho substituido por Matheus Perissé - Flecha PeraLina Mendes - Violeta PeraAlexandre Moreno - SíndromeAndréa Murucci - MiragemNádia Carvalho - Edna ModaJulio Chaves - Dr. Gilberto LimaGarcia Júnior - Bomb Voyage e Escavador Mudança de Vozes Os dubladores da primeira dublagem do filme abriram um processo contra a Disney, motivo que fez a empresa ordenar que o filme fosse redublado no Brasil. Nessa nova dublagem, a maioria do elenco original foi mantido, mas ocorreram mudanças em relação ao elenco original. Dublagem portuguesa João Lagarto - Sr. Incrível/Roberto PêraPaula Fonseca - Mulher Elástica/Helena PêraRui Unas - Lúcio Barros/GeladoRenato Godinho - Síndrome/BochechaRui Paulo - Bomb Voyage / Tony Rodrigues / Escavador / Narrador de NotíciasCarla de Sá - D. HortênsiaRicardo Landeiroto - ZezéRui Paulo - Gil CurtoAfonso Maló - Flechandré Pêra/FlechaAntónio Montez - Bento Costa / Director / Rui DicasLeonor Machado - Violeta PêraCarla de Sá - Miragem / DoceAndré Maia - Edna ModeSandra de Castro - Kari Bilheteria nos EUA A venda de entradas de sua estreia excedeu àquela dos filmes de animação anteriores da Pixar. Quando foi lançado, seu público no fim-de-semana de lançamento ficou em quinto em 2004, atrás de Shrek 2, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Homem-Aranha 2 e A Paixão de Cristo. Ficou em 14º entre os resultados de fim-de-semana de estreia de todos os tempos naquele momento. Tributos a histórias em quadrinhos & filmes e referências O mundo de "Os Incríveis" tem diversas similaridades com construções de outras revistas em quadrinhos e universos de filmes. Homem-Aranha: A cena em que o senhor incrível tenta salvar um trem no início do filme é similar a cena em que Peter Parker (o Homem-Aranha) tenta salvar as pessoas que estão no trem no filme Homem-Aranha 2Quarteto Fantástico: Os Incríveis são uma unidade familiar, assim como este grupo da Marvel Comics. O apelido "Sr. Incrível" é similar ao do líder do Quarteto, Sr. Fantástico e seus poderes extremamente parecidos com os do Coisa. Mulher-Elástico e Violeta têm poderes que são iguais ao do Sr. Fantástico e da Mulher Invisível, respectivamente. Zezé também poderia representar Franklin Richards, com seus poderes misteriosos e desconhecidos por sua família. "Flecha" tem a personalidade imatura e explosiva do Tocha Humana, como dito antes. No final do filme, um vilão chamado Underminer apresenta similaridade com um dos vilões do Quarteto Fantástico, o Toupeira. Super-Homem (br/pt): A cidade na qual todos os super-heróis vivem é chamada "Metroville", um tributo ás duas cidades em que o Superman viveu: Metropolis e Smallville (Pequenópolis). Além disso, uma cabine telefônica aparece ao fundo de uma cena. Em outra cena, o Sr. Incrível abre sua camisa para revelar sua fantasia por baixo, assim como Clark Kent/Superman. E a relação entre Guríncrivel e Sr. Incrível é muito similar com a relação Lex Luthor e Superman no começo da série dos anos 50, quando Lex era um jovem que ajudava o Superman e quando o proprio tentou salvar a vida de de Lex esse ficou com raiva, pois ficou careca, e passou a odiar o Superman. X-Men: Os poderes de Gelado são os mesmos do Homem de Gelo. Gelado e Olho-Laser possuem óculos similares aos do Ciclope. O Olho-Laser aliás, possui aparentemente os mesmos poderes do Ciclope. Os poderes e a personalidade de Flecha lembram Mercúrio e Tocha Humana. A existência, no filme, de pessoas que nascem com poderes pode sugerir a mutação. O computador do Síndrome lembra o Cérebro, computador do Professor Xavier. Visão: Seus poderes se assemelham ao de Zezé (o bebê). The Flash: Poderes similares aos de Flecha. Batman: O tratamento de repúdio aos assistentes juvenis ("Gurincrível") é uma referência ao grande número de parceiros do tipo Robin de Batman. O vilão Bomb Voyage, que aparece no começo do filme, tem semelhanças com o vilão Coringa. Watchmen: O discurso de Edna Moda contra as capas dos super-heróis lembra um pequeno evento da série Watchmen, no qual Dollar Bill, um herói da década de 40, foi morto porque sua capa ficou presa em uma porta e ele foi morto a tiros por um ladrão de bancos. [1] Em Watchmen, os heróis também vivem em um mundo onde seus poderes não são desejados, e eles também acabaram sendo forçados a se aposentar por razões similares - processos e impopularidade. Um tributo muito mais direto e óbvio à Watchmen: numa tentativa de se estabelecer como super-herói, Síndrome envia um robô por um míssil para destruir a cidade para fazer com que pareça um ataque alienígena. Este é um dos elementos principais do clímax na série Watchmen. Patrulha do Destino: O nome original da Mulher-Elástico (Elastigirl) é inspirado no nome da Mulher-Gigante (Elasti-Girl). Outra referência à Patrulha do Destino aparece quando o Sr. Incrível se refere a sua família como "Minha maior aventura" ("My greatest adventure"). A primeira aparição da Patrulha do Destino foi na revista My Greatest Adventure. The Spirit: Em uma cena, o Sr. Incrível usa um terno azul com uma gravata vermelha e uma máscara de dominó preta. Isto é similar ao uniforme usado pelo Spirit, um super-herói criado por Will Eisner, cujas aventuras foram publicadas de 1940 a 1952. Há duas diferenças: A máscara de Spirit é azul e ele sempre usa um chapéu fedora azul. O Abismo Negro: Alguns podem não se lembrar deste não muito bem sucedido filme de 1979 da Disney, mas Brad Bird obviamente lembrou-se: sua versão final do OmniDroid tem algumas similaridades marcantes com Maximilian, o maldoso servo robô do cientista louco Dr. Reinhardt. Se invertida, a cabeça do OmniDroid tem a mesma configuração e o olho vermelho brilhante de Maximilian. Os braços com lâminas giratórias são bastante similares e o som do canhão lases do OmniDroid é virtualmente idêntico à mesma arma de Maximilian. James Bond: Muitos tributos. Em 007-O Espião que me Amava, Bond tinha um Lotus Spirit que virava submarino, citado no avião que vira submarino na ilha do Síndrome. Miragem, a bela-mas-má que vai pro lado do bem é outra característica presente na série de filmes de Bond. O Retorno de Jedi: A cena dos guardas perseguindo Flecha na floresta lembra a cena de Luke e Leia contra os soldados imperiais em Endor. Temas adultos Os Incriveís difere de outras produções Disney/Pixar por conter alguns temas adultos: família, morte, violência e a importância de modelos. Como no filme anterior de Brad Bird, O Gigante de Ferro, os personagens e as situações que eles vivem são bem realistas, o que dá um tom de "realidade" no filme. Esse foi o primeiro filme da Pixar a usar personagens "humanos", e também foi o primeiro a receber uma classificação PG. Como alguns personagens possuem traços mais humanos, também foram despertadas discussões sobre a beleza deles, especialmente das personagens femininas. Família Beto se aliena da sua família. Ele fica preso aos seus dias de glória, e quando tem a chance de voltar a ativa, ele parte para uma "viagem de negócios", se afastando um pouco de sua família, apesar de ainda manter relacionamento com os filhos. Beto percebe o quão importante é sua família, depois de acreditar que eles foram mortos por Síndrome. Mais tarde, quando Beto e sua família se juntam para tentar objugar o vilão, suas habilidades individuais reunidas seriam primordiais para a vitória final. Durante suas missões, Helena acredita que Beto está tendo um caso, ao ouvir uma conversa entre Beto e Miragem. A própria Miragem faz alusões à adultério, já que ela aparentemente pretendia seduzir Beto, até Helena surgir em cena e nocauteá-la. Beto e Helena são mostrados não só em situações domésticas, mas também em momentos apaixonados. Beto e Helena se beijam entre uma atividade e outra, e em uma sequência, após um beijo para cumprimentá-lo da chegada do trabalho, Helena empurra Beto para dentro de casa, sugerindo que eles talvez fossem fazer sexo. Esse é possivelmente o primeiro filme de animação da Disney que faz alguma alusão direta ao relacionamento intímo de um casal. Principais prêmios e indicações Oscar 2005 (EUA) Venceu nas categorias de Melhor Filme de Animação (Brad Bird) e Melhor Edição de Som (Michael Silvers e Randy Thom).Indicado nas categorias de Melhor Mixagem de Som (Randy Thom, Gary Rizzo e Doc Kane) e Melhor Roteiro Original (Brad Bird). Globo de Ouro 2005 (EUA) Indicado na categoria de Melhor Filme - Comédia/Musical. MTV Movie Awards 2005 (EUA) Indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Equipe (Craig T. Nelson, Holly Hunter, Spencer Fox e Sarah Vowell). Curiosidades

A imagem “http://www.animatoons.com.br/movies/the_incredibles/galeria_de_imagens/09/images/os_incriveis_06.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Trata-se do mais longo filme de animação em computação gráfica já lançado até o momento.A personagem Edna Moda foi inspirada em Edith Head, que trabalhou como figurinista de centenas de filmes produzidos em Hollywood por mais de 50 anos.Em um dos trailers do filme aparece na capa da TV Guide, que é lida pelo Sr. Incrível, a seguinte manchete: "Kevin O'Brien: First Artist on the Moon" (traduzindo, "Kevin O'Brien: Primeiro Artista na Lua"). Kevin O'Bryan é o responsável pelos storyboards de Os Incríveis.O orçamento de Os Incríveis foi de US$ 92 milhões.Holly Hunter, dubladora da versão em inglês de Helena, fez a voz do galinho Chicken Little em inglês, quando este era para ser uma menina.Em Pokémon, uma personagem da 11ª temporada lembra Edna Moda, tanto pela aprência quanto pela profissão. A única coisa que as defere é a personalidade.Na cena em que Beto Pêra dá o carro a Helena, pode-se ver um pequeno WALL-E na prateleira da garagem.Edna Moda pode ser a responsável pela roupa de Síndrome.O disco do Gelado lembra muito o disco do Super Choque.O carro novo de Beto é um Jaguar.Renato Aragão parodiou Os Incriveis fazendo Os Horríveis para o humorístico A Turma do Didi Violência e morte Há uma sequência de humor negro mostrando a morte de superseres que pereceram devido à suas capas. Isto coincide com a cena em que Beto fica sabendo sobre o falecimento de vários "supers" pelas mãos de Síndrome, que os usou para testar suas invenções. Mais tarde, Beto encontra o esqueleto de um antigo companheiro, Olho-Laser, que estava desaparecido—presumidamente depois de receber a mesma ofertar de recuperar seus dias de glória sendo um herói novamente, e morrendo tentando. Beto acredita que sua família foi assassinada por Síndrome, enquanto Helena e as crianças, Flecha e Violeta, rumam em direção à ilha para tentar salvá-lo. Violeta e Flecha ficam sabendo por sua mãe que o inimigo não hesitará em matá-los só porque são crianças. Quando estiverem longe dela, eles devem proteger-se um ao outro dos capangas de Síndrome. Em um dos últimos momentos do filme, o OmniDroid ataca uma cidade populada. No entanto, os único personagens a morrerem na tela não são mostrados claramente, perecendo - de forma apenas implicada - em explosões e outras formas assim. Importância de modelos Bochecha/Gurincrível, que mais tarde se transforma no mortal Síndrome, parece admirar o Sr. Incrível como um irmão mais velho ou uma figura paterna. Ele ficou tão atordoado pela rejeição do Sr. Incrível em ter um parceiro que manteve um rancor de 15 anos, usado para se vingar de todos os superseres. Apelo da Mulher-Elástico Em fóruns de discussão em sites como IMDB, Rotten Tomatoes, IGN.com e em blogs, e até mesmo em resenhas dos filmes, foi questionada—obviamente, por parte do público masculino—se as personagens Miragem e Helena devem ou não ser consideradas sexy. Helena possui quadris enormes e coxas gigantes e musculosas e usa roupa colante, o que eleva seu sex appeal. Ao mesmo tempo, Helena representa a companhia perfeita que todo homem gostaria de ter. Um usuário postou no IMDB: "Acho que é por isso que tanta gente acha ela gostosa. Ela é esposa ideal. Inteligente, capaz, divertida, doce, gentil, forte, musculosa, sexy... " E Flexível... Assim como Helena, são nesse aspecto similares à Betty Boop, Jessica Rabbit, Lara Croft ou Princesa Fiona: são personagens fictícias, apresentadas originalmente em um formato não-live action, mas que possuem atributos que seriam atraentes em uma mulher real, mas que acabam interessando mesmo estando longe de serem de carne-e-osso. Muitos homens ficam sexualmente atraídos por versões personificadas dessas personagens, através de Cosplays ou de versões live-action, como foi o caso de Lara Croft, da Mulher Maravilha, de Mary Jane Watson, entre outras. Ligações externas (em inglês) Site oficial d'Os IncríveisThe Incredibles (em inglês) no Internet Movie Database