Nome completo | Florinda Meza García de Gómez |
Nascimento | 8 de fevereiro de 1948 (63 anos) Juchipila, Zacatecas México |
Nacionalidade | mexicana |
Ocupação | Atriz, escritora e produtora |
Vida e carreira artística
Sempre atuando ao lado de seu marido, Florinda Meza, trabalhou no Programa Chespirito, fazendo papéis de destaque como , Chimoltrúfia, vizinha do Pancada, enfermeira do doutor Chapatin e várias mocinhas. Florinda já produziu e atuou em telenovelas e também é diretora de TV. Algumas das telenovelas que Florinda Meza produziu são: 'La dueña' (refilmada e exibida no Brasil pelo SBT com o nome de 'Amor e Ódio', em 2001), escreveu e atuou em 'Milagro y Magia' 1991 e 'Alguna vez tendremos alas' 1997.
Um fato curioso na vida de Florinda foi o de ela já ter tido um romance com Carlos Villagrán, que interpretava o Quico, antes de se casar com Chespirito. Dizem que graças a ela, Roberto Gómez Bolaños e Carlos Villagrán deixaram de se falar e não mantiveram nenhum contato por 20 anos, até se encontrarem novamente numa homenagem feita pela emissora Televisa ao mestre Chespirito.
A causa disso pode ser mero "ti-ti-ti", mas Chespirito e Villagrán realmente não se falaram, nem sequer se viram por duas décadas. Hoje em dia, Florinda Meza vive no México com seu marido e ainda é atriz, mas se dedica mais à sua vida com Bolaños pois abriu mão da maternidade ao se casar com Bolaños que não queria ter mais filhos (ele já era pai de seis do seu primeiro casamento) e já estava vasectomizado.[1]
Produtora
- Alguna vez tendremos alas (1997)
- La dueña (1995)
- Milagro y magia (1991)
As cirurgias no nariz
Em um programa exibido pela TV Azteca – canal mexicano - chamado “Historias Engarzadas”, Florinda Meza, que encarnou a personagem Dona Florinda, do humorístico Chaves, esclareceu algo que era dilema para muitos dos seus fãs: a mudança no desenho do seu nariz. Segundo relatou a esposa de Bolaños na oportunidade, sua mãe sofria de problemas neurológicos e, em uma crise violenta, jogou-lhe um ferro de passar, que quebrou o osso do seu nariz. [carece de fontes] Na época, ainda criança, Meza teve de ser submetida a uma cirurgia. Já adulta, a atriz teve problemas respiratórios, que por sequelas daquele golpe, e passou por diversas intervenções cirúrgicas.