.:[Double Click To][Close]:.

A Vida Alheia


Gênero Comédia
Formato Sitcom
Classificação etária Inadequado para menores de 14 anos i DJCTQ (Brasil)
Criada por Miguel Falabella
Desenvolvida por Rede Globo
Escrita por Miguel Falabella
Antônia Pellegrino
Flávio Marinho
Dirigida por Marco Rodrigo
Cininha de Paula
Elenco Cláudia Jimenez
Marília Pêra
Danielle Winits
Paulo Vilhena
Raoni Carneiro
Sandro Christopher
Sylvia Massari
País de origem Brasil Brasil
Idioma original Português
Nº de temporadas 1
Nº de episódios 20
Produção
Localização Rio de Janeiro - RJ
Transmissão
Canal original Brasil Rede Globo

A Vida Alheia foi uma série de televisão brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, que teve sua estreia no dia 8 de abril de 2010 , e teve seu último episódio exibido no dia 26 de agosto de 2010.[1] Criada e roteirizada por Miguel Falabella, com colaboração de Antônia Pellegrino e Flávio Marinho, a série conta com a direção de Marco Rodrigo e Cininha de Paula, direção geral de Cininha de Paula e núcleo de Roberto Talma.

Com o slogan "A vida alheia é mais interessante que a sua"[1] a série trata do cotidiano da redação de uma revista semanal dedicada à cobrir a vida das celebridades, inspirada nos tablóides sensacionalistas americanos e ingleses[2]


Produção

Durante um jantar, incomodados com a presença de um paparazzo, o autor Miguel Falabella e a atriz Cláudia Jimenez começara a esboçar um programa que mostraria os bastidores de uma revista dedicada à cobrir a vida de celebridades,[3] mas não de forma perjorativa ou tendenciosa, e sim homenageando a imprensa[4] tratando tão-somente "das indagações, das angústias, da voracidade de uma revista semanal".[3]

Durante o lançamento da produção,[1] Falabella declarou que a série teria por objetivo tratar de relações pessoais, mas não necessariamente de forma cômica, negando o rótulo "série de humor".
Enredo

O seriado narra a rotina dos profissionais que trabalham em revista dedicada ao universo das celebridades, com cada episódio mostrando os bastidores da composição de uma edição da revistas[4]

O primeiro,[5] dos quinze episódios planejados para a primeira temporada,[1] trata de uma investigação, conduzida pela repórter interpreta por Danielle Winits, para elucidar a paternidade do filho da modelo Veronica Moyana, interpretada por Isabeli Fontana.[5]
Elenco


* Cláudia Jimenez interpreta Alberta Peçanha, a editora-chefe da revista "A Vida Alheia".
* Marília Pêra interpreta Catarina Faissol, a próprietária da revista.
* Danielle Winits interpreta Manuela. A atriz, que em janeiro de 2010 chegou a ganhar uma liminar na justiça carioca impedindo que qualquer veículo de comunicação divulgasse fotos suas sem prévia autorização[6] interpreta uma ambiciosa repórter que almeja o cargo de editora-chefe da revista em que trabalha[2].
* Paulo Vilhena interpreta Lírio, um dos fotógrafos da revista[7][8]. Durante a preparação para o papel, Vilhena revelou não ter tido um bom relacionamento com os paparazzi, cuja forma de trabalho questionava[7].
* Karin Roepke interpreta Olívia, repórter da revista que é sempre preterida por Manuela por Alberta[9], levando-a à invejar o trabalho da colega.
* Edgard Bustamante interpreta Chico, fotógrafo freelancer.
* Sandro Christopher interpreta Duran, advogado da revista
* Raoni Carneiro interpreta João, chefe de reportagem da revista[10]
* Carlos Gregório interpreta Júlio
* Tayana Dantas interpreta Alana
* Sylvia Massari interpreta Solange
* Guilherme Trajano interpreta Tom
* Kim Kamberlly interpreta Paula
* Luciana Rigueira interpreta Meire
* Karina Marthin interpreta Leila
* Luciano Borges interpreta Pardal

[editar] Participações Especiais

Ver artigo principal: Elenco de apoio de A Vida Alheia

Os temas de cada episódios decorrem das participações especiais realizadas. No primeiro episódio, em que participou a top model Isabeli Fontana[11],[5] a equipe de reportagem da revista investigava a paternidade do filho da personagem interpretada por ela.

A atriz Juliana Knust também participaria de um episódio da série, como uma ex-participante do reality show Big Brother Brasil.[12]


Repercussão

Patrícia Kogut, do jornal O Globo mostrou-se surpreendida pelo tom da série,[13] dizendo que "o seriado não possui a leveza das comédias que ele já fez na televisão. O humor mais ferino e pesado, quase vizinho de uma certa amargura, lembra mais alguns trabalhos seus no teatro, como Sereias da Zona Sul", o que teria permitido ao ator Paulo Vilhena compor um personagem, em sua opinião, diferente de todos aqueles que já teria interpretado.[13]

Após a estréia do programa, as suspeitas de que atrairia controvérsias por mostrar "o lado sórdido do jornalismo" foram levantadas,[14] inclusive pelos próprios telespectadores.[14] A colunista Fabíola Reipert mostrou-se indignada com a forma como os jornalistas eram retratados na série,[15] como pessoas capazes de inventar citações, quando na verdade, os jornalistas brasileiros se pautariam pela ética, deixando de revelar situações comprometodoras sobre muitas celebridades, e o roteiro de Falabella estaria desmerecendo o trabalho de todos esses profissionais.[15] O jornalista Ale Rocha, do site Yahoo!, não compartilharia da indignação de Reipert, discordando e opinando que Falabella estaria apenas mostrando "uma realidade que não está presente em todas as redações, mas que nem por isso é inexistente",[14][16] em especial quanto ao desfecho do primeiro episódio[17].[14]
Curiosidades



* Betty Lago estava cotada para viver o papel da dona da revista de celebridades, mas devido a boatos de que estaria na segunda temporada de Cinquentinha, já desmentidos [carece de fontes?], o papel acabou ficando com Marília Pêra. Curiosamente, Betty estava substituindo Marília em Cinquentinha, porque a última havia desistido do papel. Mais tarde, Betty Lago participou de dois episódios de A Vida Alheia, como a ex-modelo Nádia Lenz.

* Danielle Winits também estava no elenco de Cinquentinha. Quando foi cogitada uma segunda temporada da série de Aguinaldo Silva, o papel de Manuela ficou com Maria Maya[carece de fontes?], que por sinal é filha da diretora Cininha de Paula. Com a temporada cancelada, o papel voltou para Danielle.

* O nome de Vladimir Brichta foi cogitado para o papel de Lírio, mas ficou mesmo com Paulo Vilhena. Vladimir ganhou o papel principal de Separação?!, exibida na mesma época que A Vida Alheia.

* A personagem Olívia foi escrita para a atriz Karin Roepke[9] por Miguel Falabella, para a estréia da atriz na televisão. Falabella já era familiarizado com o trabalho de Roepke por tê-la dirigido nas peças de teatro Os Produtores e Hairspray.

* Cláudia Jimenez teve que tingir os cabelos de loiro para compor a personagem Alberta Peçanha, por vontade de Miguel Falabella.[18]

* Miguel Falabella, Cininha de Paula e Roberto Talma repetiram a parceria do extinto Toma Lá Dá Cá, finalizado em 2009. Tanto no sitcom como em A Vida Alheia, Miguel foi autor, Cininha diretora geral e Talma diretor de núcleo.

* O primeiro episódio da série, "Manchas do Passado", marcou a estréia da top model Isabeli Fontana como atriz. A modelo viveu Verônica Moyana.

* A atriz Andréa Dantas participou de vários episódios, vivendo Marlene, a esposa de Chico. Outras participações constantes eram das atrizes Heloísa Maria, que viveu Sandra, uma amante problemática de Chico, e Thereza Piffer, que interpretou Germana, a analista de Catarina.

* Miguel Falabella escreveu uma participação especialmente para Fernanda Rodrigues, para o episódio "A babá". A personagem se chamou Luísa Mannes, uma homenagem de Falabella à filha de Fernanda, também chamada Luísa. Fernanda é esposa de Raoni Carneiro que faz parte do elenco fixo da série.

* No dia 5 de Agosto de 2010, A Vida Alheia não teve exibição por conta da transmissão do jogo São Paulo x Internacional, semifinal da Taça Libertadores daquele ano. O episódio daquela semana, "Acidente de Trabalho", foi exibido na semana seguinte.

* O episódio "Acidente de trabalho" foi largamente inspirado na morte de Lady Di. A personagem da série, que também era princesa, estava sendo perseguida por paparazzi e sofreu um acidente automobilístico num túnel, assim como a Princesa de Gales.

* Miguel Falabella repetiu a parceria com Stella Miranda e Arlete Salles, que haviam trabalhado com ele em Toma Lá Dá Cá. Stella interpretou Moema Miranda no episódio "O filme americano" e Arlete viveu Vanusa Lessa em "Amor de Mãe".

* No episódio "Amor de Mãe", Danielle Winits coloca um caco no texto de Manuela, ou seja, uma fala que não estava no roteiro[19]. Quando a repórter fala com Alberta sobre a separação de um casal aparentemente apaixonado e recém-casado, a editora-chefe diz: "Agora a coisa é muito rápida. É puxado". Então Manuela responde: "Bastante, eu que o diga.", fazendo referência ao término de seu casamento com Cássio Reis poucos meses antes.

Trilha sonora

1. Noticias de Manchete - Tatyane Carvalho (tema de abertura)
2. Encontros - Maria Gadú
3. Lounge - Maria Gadú
4. Tudo Diferente - Maria Gadú
5. Alcohol - Cansei de Ser Sexy
6. Cólera - Marya Bravo
7. Eu Sempre Aqui Esperando por Você - Agnela
8. Na multidão - Ana Cañas (tema do Chico)
9. Tema de Amor - Thais Gulin
10. Super Mulher - Ana Cañas
11. Clássica - Marya Bravo
12. Fala - Marya Bravo
13. Céu de Alumínio - Agnela
14. Bubuia - CéU
15. Pipoca contemporânea - Luiza Possi
16. Sweet About me - Gabriella Cilmi
17. Master and Servant - Nouvelle Vague
18. My Cherrie Amour - Alexia Bomtempo
19. Eet - Regina Spektor



Referências

1. ↑ a b c d Patricia Teixeira; Juliana Moraes (18 de março de 2010). Reverso da Moeda - Miguel Falabella põe atores para falar da Vida Alheia, na Globo.
2. ↑ a b http://ofuxico.terra.com.br/materia/noticia/2010/02/08/danielle-winits-fala-sobre-sua-personagem-em-a-vida-alheia-135697.htm
3. ↑ a b Jornalistas, médicos e loucos (5 de abril de 2010). IstoÉ Gente, São Paulo, n. 551, p. 84.
4. ↑ a b http://videoshow.globo.com/VideoShow/Noticias/0,,MUL1542993-16952,00-CONHECA+O+ELENCO+DO+SERIADO+A+VIDA+ALHEIA+DE+MIGUEL+FALABELLA.html
5. ↑ a b c Renan Botelho (02 de abril de 2010). Isabeli Fontana se diverte nos bastidores A Vida Alheia.
6. ↑ http://ofuxico.terra.com.br/materia/noticia/2010/02/08/apos-processo-cassio-reis-critica-assedio-dos-paparazzi-135655.htm
7. ↑ a b MASELLI, Juliana (18 de março de 2010). Vivendo paparazzo na TV, Paulo Vilhena diz: 'Tenho trauma deles'. Ego. Página visitada em 23 de abril de 2010.
8. ↑ Claudia Jimenez e Paulo Vilhena gravam na madrugada. Ego (06 de março de 2010). Página visitada em 23 de abril de 2010.
9. ↑ a b PRADO, Miguel Arcanjo (15 de abril de 2010). Karin Roepcke estreia na TV como repórter invejosa (em português). www.r7.com. R7. Página visitada em 23 de abril de 2010.
10. ↑ MASELLI, Juliana (18 de março de 2010). Raoni Carneiro fala sobre volta ao trabalho depois do nascimento da filha. Ego. Página visitada em 23 de abril de 2010.
11. ↑ Isabeli Fontana participa da gravação de 'Vida Alheia'. Ego (10 de fevereiro de 2010). Página visitada em 23 de abril de 2010.
12. ↑ Vida Alheia: Juliana Knust comenta fim das gravações. Estrelando (22 de março de 2010). Página visitada em 23 de abril de 2010.
13. ↑ a b KOGUT, Patrícia (12 de abril de 2010). Crítica: ‘A vida alheia’ traz nova faceta de Falabella para a TV (em português). www.oglobo.globo.com. Patrícia Kogut.com. Página visitada em 23 de abril de 2010.
14. ↑ a b c d ROCHA, Ale (09 de abril de 2010). ‘A Vida Alheia’ incomoda muita gente? (em português). Página visitada em 29 de abril de 2010.
15. ↑ a b REIPERT, Fabíola (09 de abril de 2010). Falabella está equivocado… (em português). www.r7.com. Fabíola Reipert. Página visitada em 23 de abril de 2010.
16. ↑ ROCHA, Ale (16 de abril de 2010). "A Vida Alheia" é mais interessante que a sua? (em português). Página visitada em 29 de abril de 2010.
17. ↑ STYCER, Maurício (09 de abril de 2010). "A Vida Alheia" faz retrato arrasador do jornalismo de celebridades (em português). Página visitada em 29 de abril de 2010.
18. ↑ "Miguel me queria loira e lisa", diz Claudia Jimenez (02 de março de 2010).
19. ↑ "Danielle Winits coloca 'caco' no texto da série 'A vida alheia' (02 de março de 2010).