.:[Double Click To][Close]:.

O Sombra



O Sombra
Nome original The Shadow
Outro(s) nome(s) Kent Allard (pulps)
Lamont Cranston (rádio e filmes)
Sexo masculino
Espécie humano
Características excelente atirador, mestre em artes marciais, disfarces e fugas (pulp)
invisibilidade, Controle mental (Rádio)
Criado por Walter B. Gibson
Primeira aparição Programa de Rádio Detective Story Hour (31 de Julho de 1930)
Pulp "The Living Shadow" (1 de Abril de 1931)
Editor(es) Street & Smith e Condé Nast
Projecto Banda desenhada · Portal da Banda desenhada


É um personagem de histórias policiais criado originalmente para os programa de rádio na década de 1930. Trata-se de um impiedoso vingador mascarado que era, na realidade, o milionário Lamont Cranston.

O Personagem

Dono de um característico nariz aquilino e ameaçadores olhos negros, ele sempre usava chapéu, casaco e capa pretos, com a boca coberta por um lenço vermelho e um anel com um rubi enorme chamado Girassol.
Poderes & Armas

O Sombra usava duas pistolas 45 e tinha pontaria incrível. Possuia um aparelho voador feito sob medida.

Também dominava o controle da mente humana através da hipnose, arte que aprendeu no Oriente, podendo até desaparecer diante de seus adversários.

As Frases

No programa radiofônico, em resposta à terrível questão "Quem sabe o mal que se esconde nos corações humanos?", vinha a resposta: "O Sombra sabe... Pois ele tem o mal em seu próprio coração!" num tom tenebroso. Também sempre terminava cada episódio dizendo:

"O Sombra nunca falha!"

"As sementes do mal geram frutos amargos!"

"O crime não compensa!"

"O Sombra sabe!"
Os Agentes Do Sombra

O Sombra salvou diversas pessoas e, pregando que agora "a vida deles pertencia a ele", tranformou-as em seus agentes. O Sombra exige de seus subordinados submissão total, não gosta de ser questionado. Alguns deles:

* Margo Lane:

Cenário

Ao contrário de personagens como seu descendente direto, o Batman, o Sombra não teve o cenário de suas aventuras atualizado, e sua origem permanece presa à decadas de 1930 e 1940. Houve histórias, entretanto, em que o personagem continuava vivo nos dias atuais, como no caso da versão de Howard Chaykin e também no crossover O Sombra / Ghost, publicado pela Dark Horse.

O Sombra e outro vingador encapuzado, o Aranha, foram algumas das fontes que inspiraram a criação do Batman (as outras, tão conhecidas entre os fãs, foram: Zorro, o filme The Bat e os projetos de Leonardo Da Vinci para um aparelho voador).


Nos Quadrinhos
DC Comics

Uma confusão frequente dos leitores novatos é achar que o Sombra é um personagem da DC Comics, tal como Batman e Superman. Mas não se trata desse caso. Assim como Conan, O Cimério, não pertence à Marvel, o Sombra NÃO pertence à DC Comics. Nos dois casos as editoras compraram o direito de publicar os personagens das companhias que cuidam deles. Outros personagens em situação semelhante são Tarzan, John Carter de Marte, Gullivar Jones (de Edwin Lester Arnold, que teve uma série em quadrinhos chamada Guliver Of Mars).

A editora DC Comic publicou diversas revistas estreladas pelo personagem, mas em cada uma a versão apresentada era um pouco diferente, e é até difícil considerar que se trata do mesmo ser.

Howard Chaykin reformulou o Sombra na mini-série Crime E Castigo, publicada aqui na revista Batman do final da década de 80/início da década de 90. Nessa publicação também apareceram a mini Batman: Ano Um, de Frank Miller e David Mazuchelli e O Questão, de Dennis O'Neil e Denny Cowan. Esta mini-série causou controvérsias, pois fugia muito da visão do Sombra incrustada até naqueles que o conheciam sem ter apreciado as obras anteriores. Chaykin inclusive quase nada sabia do personagem, estava nessa categoria de gente "que já tinha ouvido falar."
Dark Horse

* O crossover O Sombra / Ghost. Nessa história, Lamont Cranston submete-se a um processo de congelamento para ser despertado no futuro quando uma ameaça conhecida desepertar.

No cinema

O cinema já lançou duas versões para O Sombra:

* The Shadow (1940), produção norte-americana em preto e branco dirigida por James H. Horne e com Victor Jory no papel-título.



* The Shadow (1994), versão já colorida dos anos 1990, com Alec Baldwin no papel de Lamont Cranston, dirigido por Russell Mulcahy