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Battle Royale



Battle Royale
バトル・ロワイアル
(Batalha Real)
Gênero Aventura, Drama, Horror, Ficção científica
Mangá
Autor Koushun Takami (história)
Masayuki Taguchi (arte)
Editora(s) Japão Akita Shoten
Estados Unidos Canadá Tokyopop
França Soleil, Vegetal Soleil
Espanha Editorial Ivréa
Itália Play Press
Brasil Conrad
Revista Japão Young Champion Magazine
Data de Publicação Novembro de 2000 - Janeiro de 2006
Volumes 15
Filme
Batalha Real (BR)
Battle Royale (PT)
País Japão
Ano de Lançamento 2000
Cor cor
Duração 122 minutos
Diretor Kinji Fukasaku
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Takeshi Kitano
Roteiro Kenta Fukasaku
Gênero Drama, Thriller, Ação, Terror
Idioma Japonês
Código IMDB 0266308



Battle Royale (バトル・ロワイアル Batoru rowaiaru) é um livro de Koushun Takami publicado no Japão em Abril de 1999, tornando-se um dos mais vendidos e controversos romances no país. O livro foi mais tarde adaptado ao cinema num filme igualmente popular e controverso (originando ainda uma continuação : Batoru rowaiaru 2: Chinkonka / Battle Royale II) realizado por Kinji Fukasaku e estreado a 16 de Dezembro de 2000. Foi ainda criada uma adaptação para mangá em 15 tomos.

O primeiro filme foi lançado no Brasil no início de 2007 pela Visual Filmes.

Tanto no Livro, Mangá e no Filme a história básica é a mesma:

Num futuro não muito distante, os jovens se tornaram um tanto rebeldes demais, devido à recessão econômica na Grande República do Leste Asiático e seus danos sociais, obrigando o governo a aprovar uma lei conhecida como ATO BR, a lei consiste em sortear uma classe de estudantes para participar de um jogo onde a principal regra é matar uns aos outros até restar apenas um. O governo diz que o motivo do jogo é cumprir uma demanda social, mas a verdade ninguém sabe.

São escolhidos jovens entre 15 e 16 anos para serem levados a uma ilha (chamada Okishima e aparentemente baseada em um lugar real, uma ilha da prefeitura de Kagawa a sudoeste de Shodoshima), onde o jogo se passa. Logo no começo, já vemos a vencedora de um jogo anterior - uma garota que enlouqueceu logo depois de concluir o jogo.

A premissa, por si só, já é impressionante. O desenvolvimento da história é ainda mais.

Logo que o "jogo" começa, podemos verificar os mais variados tipos de comportamento. Muitos dos jovens, pressionados pelo terror psicológico imposto pelas circunstâncias do programa, deixam de lado muitos de seus princípios e partem para a mais básica forma de preservação da vida; a violência. No entanto, alguns deles conseguiram manter seu lado "racional" ativo, controlando seus impulsos bestiais e tentando pensar em maneiras de superar aquela situação desesperadora. Alguns tentam fazer sozinhos, outros pensam no próximo e buscam a união dos alunos como meio de sobrevivência e superação das adversidades.

Observando-se a variação de sentimentos e atitudes da própria raça humana, muito bem apresentada e desenvolvida por Takami, podemos esperar os mais variados desfechos possíveis para a trama, tornando-a irresistivelmente imprevisível. Cada personagem tem uma peculiaridade que o torna único e, ao mesmo tempo, muito próximo de qualquer um que venha a ler a obra. Esta variação permite a identificação do leitor com qualquer uma das personagens, o que aumenta ainda mais a vida-útil de sua trama.

Personagens

Alunos: 3 ano B

* #01: Yoshio Akamatsu

* #02: Keita Iijima

* #03: Tatsumichi Ooki

* #04: Toshinori Oda

* #05: Shogo Kawada

* #06: Kazuo Kiriyama

* #07: Yoshitoki Kuninobu

* #08: Yoji Kuramoto

* #09: Hiroshi Kuronaga

* #10: Ryuhei Sasagawa

* #11: Hiroki Sugimura

* #12: Yutaka Seto

* #13: Yuichiro Takiguchi

* #14: Sho Tsukioka

* #15: Shuya Nanahara

* #16: Kazushi Niida

* #17: Miutsuru Numai

* #18: Tadakatsu Hatagami

* #19: Shinji Mimura

* #20: Kyoichi Motobuchi

* #21: Kazuhiko Yamamoto

Alunas: 3 ano B

* #01: Mizuho Inada

* #02: Yukie Utsumi

* #03: Megumi Eto

* #04: Sakura Ogawa

* #05: Izumi Kanai

* #06: Yukiko Kitano

* #07: Yumiko Kusaka

* #08: Kayoko Kotohiki

* #09: Yuko Sakaki

* #10: Hirono Shimizu

* #11: Mitsuko Souma

* #12: Haruka Tanizawa

* #13: Takako Chigusa

* #14: Mayumi Tendo





* #15: Noriko Nakagawa

* #16: Yuka Nakagawa

* #17: Satomi Noda

* #18: Fumiyo Fujiyoshi

* #19: Chisato Matsui

* #20: Kaori Minami

* #21: Yoshimi Yahagi

Shuya Nanahara é um garoto comum que está no 3° ano. Ele vive em um orfanato, junto com seu melhor amigo, Yoshitoki Kuninobu. Eles têm uma vida normal, estudam na mesma escola, conversam com os amigos, resumindo, tudo o que qualquer outra pessoa faça.

O dia da "Viagem dos Sonhos" está chegando e Shuya e Yoshitoki estão muito empolgados com a viagem. Até que o tão esperado dia chega.

A viagem prossegue normal, até certo ponto. De repente, todos os alunos dentro do ônibus começam a dormir.

Quando eles acordam, estão em uma sala de aula e percebem que estão com uma espécie de coleira no pescoço.

Quando percebe que os alunos acordaram, um homem chamado Yonemi Kamon (no mangá - personagens similares com outros nomes ocupam o mesmo papel no livro e no filme) diz que todos irão participar de um jogo legal. Um jogo onde alguns formarão bandos, outros preferirão ficar sozinhos, alguns desconfiarão de todos, outros continuarão acreditando nas pessoas e alguns ficarão loucos. A sala do 3° ano B foi escolhida para "O Programa".

A coleira que eles usam possui um localizador e os alunos não conseguem retirá-la. Portanto, se eles tentarem fugir da ilha, o governo saberá.

Se nenhum aluno morrer em 24 horas, a coleira de todos explodirá, e assim, "O Programa" não terá nenhum vencedor.

Como os habitantes da ilha foram expulsos, os alunos tem a ilha inteira só para eles, ou seja, eles podem ficar em casas, apartamentos, lojas, mas os telefones estão desligados. Logicamente, muitos pensaram em se esconder nas casas e ficar lá para não ter que matar e muito menos morrer. Mas isso não é possível, pois a ilha foi dividida em Quadrantes. A qualquer momento pode acontecer de um ou mais quadrantes serem designados como áreas proibidas, obrigado os alunos lá localizados a saírem rapidamente. Yonemi Kamon informará os alunos por um alto-falante quando um quadrante se tornar proibido. Se o aluno não sair da área proibida, sua coleira vai explodir. A única coisa que os alunos recebem é um kit de sobrevivência que contém água, um pouco de comida e uma arma. As armas recebidas têm a ver com a capacidade de sobrevivência de cada um: para gerar equilíbrio, os mais cotados para ganhar o jogo recebem armas piores. Porém, como Yonemi Kamon falou, isso de nada adianta, pois os melhores invariavelmente ganham o jogo. Como exemplo, temos Kazuo Kiriyama, que recebe uma faca pequena no início, mas pouco depois mata membros de sua gangue e assim consegue uma arma automática.

Shuya promete a si mesmo proteger Noriko Nakagawa, a garota por quem Yoshitoki é apaixonado e luta em impedir que ela morra enquanto também tenta convencer os demais alunos a não jogar o jogo. Outros personagens são: Kazuo Kiriyama, um líder de gangues impiedoso que se entregou ao jogo, Shogo Kawada, um aluno misterioso que se transferiu para a classe de Shuya e Shinji Mimura um aluno rebelde que arma um plano para fugir da ilha prejudicando o governo. Dentre outros vários estudantes que são mostrados na ilha.


Filme

Existem dois filmes de Battle Royale.

Battle Royale I : Survival Program

Battle Royale II: Requiem

Battle Royale I: Survival Program

"No início do milênio a nação entrou em colapso. Com uma taxa de desemprego de 15%, dez milhões não tinham emprego. 800 mil estudantes boicotaram a escola. Os adultos perderam a confiança e, temendo os jovens, aprovaram, conseqüentemente, a Lei da Reforma Educacional do Milênio, também conhecida como Lei Battle Royale"

A Turma B é levada para uma ilha e obrigada matar uns aos outros com um tempo de 3 dias. Diferente do mangá, o responsável pelo Battle Royale é Kitano, que foi o professor que deu aula para a Turma B há um ano atrás.

Battle Royale II Requiem

"O mundo agora está na época do terrorismo. O líder, Shuya Nanahara, da organização anti-BR Wild Seven' é procurado por seus atos. Os adultos começaram um novo jogo por 'justiça'. 'Nova medida contra-terrorista alternativa' Codinome BR II."

"O sinal foi dado. Nós nunca esqueceremos dos adultos, que nos fizeram matarmos uns aos outros. Deixe-nos levantar, e lutarmos juntos. Nós estamos declarando guerra contra todos os adultos." - Nanahara Shuya

A história acontece 3 anos depois do primeiro filme. No Battle Royale II, alunos de uma turma da escola de ensino médio Shikanotoride (dentre esses alunos, Shiori Kitano, a filha do professor Kitano, que foi o responsável pelo último BR) são mandados para o BR II. O objetivo não é os alunos matarem uns aos outros, e sim matar o líder da organização anti-BR, Nanahara Shuya. O jogo é feito em duplas: garoto n° 1 e garota n° 1, garoto n°2 e garota n°2,e por aí vai. Só que, um parceiro não pode ficar mais de 50 metros longe do outro, se não a coleira dos dois explode. E também, quando um da dupla morre, a coleira de seu parceiro automaticamente explode.


No Brasil

O mangá começou a ser publicado no Brasil pela Conrad Editora no final de 2006. Pelo menos 12 volumes (de um total previsto de 15) foram publicados. No entanto, em novembro de 2007 foi interrompido o lançamento de novas edições- o que persiste até janeiro de 2011, a despeito de sucessivas promessas de retomada por parte da editora [1]

O filme foi rebatizado como "Batalha Real" e lançado no início de 2007 pela Visual Filmes.


Curiosidades
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Chiaki Kuriyama, umas das atrizes que aparece em Battle Royale aparece em Kill Bill como Gogo Yubari.

Takeshi Kitano faz o papel do "Professor Kitano", o equivalente no filme a Yonemi Kamon no mangá e Kinpatsu Sakamochi no livro.

Na continuação do filme, Kinji Fukasaku, faleceu e quem concluiu seu trabalho foi seu filho, Kenta Fusaku.

Sequências

O livro original foi adaptado para um filme (produzido em 2000) e depois para uma série de Mangá. Além dessas três versões do que é essencialmente a mesma história com leves mudanças, foram feitas duas sequências.

* Battle Royale 2: Chinkonka (Requiém), o segundo filme, não foi bem aceito pela crítica como o primeiro. A história é uma sequência dos eventos do primeiro filme Battle Royale e se passa anos depois, com situações novas envolvendo alguns personagens do primeiro filme.
* Battle Royale 2: Blitz Royalle é uma obra muito recente em mangá que conta uma nova história com a mesma premissa básica de Battle Royale, mas personagens e situações diferentes. Os criadores são Koushun Takami e Hitoshi Tomizawa, que cuida da arte.

Referências

1. ↑ http://www.conradeditora.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2364

Ligações externas

* Página da Visual Filmes sobre o DVD de Battle Royale ("Batalha Real")
* (em inglês) Internet Movie Database : Batoru rowaiaru/Battle Royale e Batoru rowaiaru 2: Chinkonka/Battle Royale II
* (em inglês) Informação sobre as versões japonesa e americana dos Mangá
* (em inglês) Sinopse de cada um dos quinze volumes do Mangá
* (em português) Artigo sobre o Mangá