.:[Double Click To][Close]:.

Grey's Anatomy


Informação geral
Formato Seriado
Género Comédia
Drama médico
Classificação etária Inadequado para menores de 14 anos i DJCTQ (Brasil)
Duração cerca de 43 minutos
Criador Shonda Rhimes
País de origem Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Narrador(es) Ellen Pompeo (maioria dos episódios) e outros
Elenco Ellen Pompeo
Sandra Oh
Katherine Heigl
Justin Chambers
T.R. Knight
Chandra Wilson
James T. Pickens
Kate Walsh
Patrick Dempsey
ver todos
Tema de abertura Psapp - "Cosy in the Rocket"
Exibição
Emissora de
televisão original Estados Unidos ABC
Emissora(s) de
televisão lusófona(s) Mostrar lista
Portugal Fox Life
Portugal RTP2
Brasil Sony Entertainment Television
Brasil SBT (2010)
Transmissão original 27 de Março de 2005-presente
№ de temporadas 7
№ de episódios 148
Cronologia
Último
Último


Private Practice
Próximo
Próximo
Programas relacionados Private Practice

Grey's Anatomy é um drama médico norte-americano exibido no horário nobre da rede ABC. Seu episódio-piloto foi transmitido pela primeira vez em 27 de março de 2005 nos Estados Unidos. O folhetim é protagonizado por Ellen Pompeo, interpretando a Dra. Meredith Grey, residente do fictício hospital cirúrgico Seattle Grace, em Seattle, Washington, o mais rígido programa cirúrgico de Harvard. A série é focada nela e seus colegas, também internos: Cristina, Izzie, George e Alex, mostrando suas vidas amorosas e as dificuldades pelas quais passam no trabalho.

O título do seriado[1] é uma brincadeira com Gray's Anatomy (Anatomia de Gray), o famoso livro de anatomia de Henry Gray. A série, exibida nos Estados Unidos após o hit Desperate Housewives, logo se tornou um sucesso.

Tal sucesso se repete no Brasil, onde a série é exibida pelo canal Sony Entertainment Television em horário nobre. Em Portugal, a série foi para o ar pelo canal Fox Life e pela RTP2.

Produção
Nome

Antes da transmissão, foi anunciado que o título da série iria mudar de "Grey's Anatomy" para "Complications", mas isso nunca chegou a acontecer.[2] O nome Grey's Anatomy é derivado de Henry Gray, autor do livro médico Gray's Anatomy. Impresso sob o título atual, "Henry Gray's Anatomy of the Human Body", tendo sua 40ª edição britânica sendo lançada em setembro de 2008, o livro didático sobre a anatomia humana se tornou um clássico nas escolas médicas, desde sua primeira publicação em 1858. Eles propositalmente alteraram "Gray", para "Grey", para fazer referência ao sobrenome de Meredith Grey.

Locais

Seattle

Fisher Plaza, que é o edifício sede da empresa de mídia Comunicações Fisher e Fisher ABC KOMO filiados (Canal 4 / 1000 AM/97.7 FM) rádio e televisão para Seattle, é utilizado para algumas filmagens externas do Seattle Grace Hospital, tais como helicópteros-ambulância aterissarem no KOMO-heliponto newscopter TV's. Isso coloca Seattle Grace convenientemente perto da Space Needle, do Seattle Monorail e outros marcos locais. No entanto, o hospital utilizado para a maior parte das cenas exteriores e a maioria das tomadas interiores não fica em Seattle. Essas cenas são filmadas no VA Sepulveda Ambulatory Care Center em North Hills, Califórnia. Enquanto o interior da casa de Meredith é um conjunto construído em estúdio, a verdadeira casa usada para tomadas externas é em Seattle. Eles também gravam nos bairros de North Hills.

Apogeu

Em 2005, a ABC deu ao show um voto de confiança ao anunciar que Grey's Anatomy iria receber o cobiçado pós-Super tempo slot Bowl, que foi ao ar em 5 de Fevereiro de 2006.[3] O episódio especial acarretou um recorde de 38,1 milhões de telespectadores. A fé da rede no show foi provada ainda mais quando ele foi removido de seu posto confortável de âncora "Desperate Housewives" e agendado contrariando os votos da CBS no programa CSI: Crime Scene Investigation no outono de 2006. A aposta deu certo, com a estreia da temporada de desenho 3 milhões de espectadores a mais que CSI, CSI embora ligeiramente batidos Grey's 2006-2009.

Música

Além de serem utilizadas na série, algumas músicas foram fundamentais para a promoção de Grey's Anatomy. Antes da estreia da série, o "The Postal Service 's song" "Such Great Heights" foi usada como parte da amostra da série que foi ao ar no canal ABC. Como a série foi continuada, tem sido fundamental para o sucesso de canções como Snow Patrol 's "Chasing Cars" e The Fray's" e "How to Save a Life", ambas as quais tornaram-se hits top 5 depois de aparecer na série. Anna Nalick Breathe "(2 AM)", também recuperou a popularidade, depois de aparecer no episódio "As We Know It" (a segunda parte de um episódio de duas partes, que estreou após o Super Bowl XL). "Chasing Cars" adquiriu na popularidade após a sua utilização no final da segunda temporada, e foi usada em um vídeo-clipe da segunda temporada. "How to Save a Life" foi a canção usada para a série na 'terceira temporada music video promocional, e todas prévias da Grey's Anatomy para essa temporada. Brandi Carlile' s "The Story" e Mat Kearney 's "Breathe In, Breathe Out" foram também utilizados com destaque.

A música desempenha um papel fundamental na criação de Grey's Anatomy. Cada episódio da série possui o nome de uma canção. Os títulos dos episódios geralmente têm algo a ver com o tema ou a moral da história do episódio e esta moral é narrado pelo voice-overs ouvido no início e no fim de cada episódio. Artistas que participaram da Grey's Anatomy incluem Dido, Greg Laswell, Metric, Little Dragon, Jont, Meiko, Gomez, Adele, Beck, Tegan and Sara, The Boy Least Likely To, Nouvelle Vague, Kate Havnevik, Róisín Murphy, Gemma Hayes, Snow Patrol, Kanye West, Interpol, Ida Maria, Maria Taylor, Mat Kearney, Three Days Grace, Medeski Martin & Wood, Ingrid Michaelson, Joshua Radin, Jem, Brandi Carlile, Marina Lima, Erin McCarley, Duffy, Corinne Bailey Rae, Chris Garneau, Devics, KT Tunstall, Sia, Anna Nalick, Emiliana Torrini, Taylor Swift, Santigold, Coldplay,Keane, Jon Foreman, Missy Higgins, Corinne Bailey Rae, Joe Jonas e Demi Lovato.

Logótipo de Private Practice.

Private Practice

Em 21 de fevereiro de 2007, o The Wall Street Journal informou que a ABC estava perseguindo um spin-off de Grey's Anatomy com a personagem de Kate Walsh, Addison Montgomery [4]. Relatórios subsequentes afirmaram que uma transmissão ampliada de duas horas de Grey's Anatomy (que foi ao ar dia 03 de maio de 2007) serviria como um piloto secreto para a cisão. O episódio piloto apresenta a clínica fictícia de Los Angeles, intitulada Oceanside Wellness Center. [5] A transmissão serviu como os episódios 22 e 23 da temporada 3 de Grey's Anatomy, e foi dirigido por Michael Grossman, de acordo com a Variety.[6] Os colunistas Kristin Veitch e Michael Ausiello relataram que o spin-off seria definido em Los Angeles.

Elenco

Principal


Personagem Temporada
1ª Temporada
(2005) 2ª Temporada
(2005–2006) 3ª Temporada
(2006–2007) 4ª Temporada
(2007–2008) 5ª Temporada
(2008–2009) 6ª Temporada
(2009–2010) 7ª Temporada
(2010–2011)
Principal
Meredith Grey Ellen Pompeo[1]
Cristina Yang Sandra Oh[1]
Izzie Stevens Katherine Heigl[1][5][6]
Alex Karev Justin Chambers[1]
George O'Malley T.R. Knight[2]
Miranda Bailey Chandra Wilson[1]
Richard Webber James Pickens, Jr.[1]
Addison Montgomery Kate Walsh[7][8][9][10]
Callie Torres Sara Ramirez[1]
Mark Sloan Eric Dane[1]
Lexie Grey Chyler Leigh[1]
Erica Hahn Brooke Smith[11][12]
Owen Hunt Kevin McKidd[1][13]
Arizona Robbins Jessica Capshaw[14]
Teddy Altman Kim Raver[15]
Jackson Avery Jesse Williams[16]
April Kepner Sarah Drew[17]
Preston Burke Isaiah Washington[3]
Derek Shepherd Patrick Dempsey[1]

Pessoal médico
Personagem Temporada
1ª Temporada
(2005) 2ª Temporada
(2005–2006) 3ª Temporada
(2006–2007) 4ª Temporada
(2007–2008) 5ª Temporada
(2008–2009) 6ª Temporada
(2009–2010) 7ª Temporada
(2010–2011)

Pessoal médico
Patricia Robin Pearson Rose[18]
Enfermeira Tyler Christian Moe Irvin[18]
Enfermeira Olivia Harper Sarah Utterback
Sydney Heron Kali Rocha
Enfermeira Debbie Cathy Lind Hayes[19]
Hannah Davies Christina Ricci[20]
Colin Marlowe Roger Rees
Norman Shales Edward Herrmann
Nurse Rose Lauren Stamile[18]
Dr. Wyatt Amy Madigan[21]
Interna Lucy Joy Osmanski[18]
Interno Mitch Richard Keith
Interno Steve Moscow Mark Saul[18]
Interna Megan Molly Kidder[18]
Interno Pierce Joseph Williamson[18]
Interna Laura Candice Afia[18]
Interna Graciella Gloria Garayua[18]
Interna Dani Amrapali Ambegaokar[18]
Interno Leo Winston Story[18]
Interna Claire Tymberlee Chanel[18]
Interno Ryan Spalding Brandon Scott[22]
Interna Lisa Janina Gavankar[22][23]
Sadie Harris Melissa George[24][25]
Virginia Dixon Mary McDonnell[26]
Dr. Swender Kimberly Elise[18]
Charles Percy Robert Baker
Reed Adamson Nora Zehetner
Ben Warren Jason George

Família e amigos
Personagem Temporada
1ª Temporada
(2005) 2ª Temporada
(2005–2006) 3ª Temporada
(2006–2007) 4ª Temporada
(2007–2008) 5ª Temporada
(2008–2009) 6ª Temporada
(2009–2010) 7ª Temporada
(2010–2011)
Família & Amigos
Joe Steven W. Bailey[18][27]
Ellis Grey Kate Burton
Thatcher Grey Jeff Perry[18]
Susan Grey Mare Winninghamn
Molly Thompson Mandy Siegfried
Denny Duquette Jeffrey Dean Morgan[18]
Adele Webber Loretta Devine[18]
Finn Dandridge Chris O'Donnell
Tucker Jones Cress Williams
Helen Rubenstein Tsai Chin
Walter Brian Reid e Jack Yang Jack Yang
Dylan Young Kyle Chandler
Harold O'Malley George Dzundza
Jerry O'Malley Greg Pitts
Ronny O'Malley Tim Griffin
Louise O'Malley Debra Monk
Jane Burke Diahann Carroll
Rebecca Pope Elizabeth Reaser
Carlos Torres Hector Elizondo[21]
Sloan Riley Leven Rambin
Mary Portman Mandy Moore
Bill Portman Ryan Devlin


Curiosidades


* A criadora do programa, Shonda Rhimes, e Patrick Dempsey, o Dr. Derek Sheperd, fazem aniversário no mesmo dia: 13 de janeiro.
* Com exceção do episódio "The Self Destruct Button", da 1.ª temporada, todos os outros episódios tiveram seus títulos retirados de músicas conhecidas.
* Num determinado ponto, chegou a pensar-se dar-lhe o nome de "Complications"(Complicações), tendo depois o nome sido alterado para "Surgeons"(Cirurgiões), com a ABC finalmente optando por Grey's Anatomy, uma vez que as outras opções não conseguiam identificar claramente o seriado e seu propósito.
* É comum que, no seriado, alguns dos momentos mais importantes se passem dentro dum elevador.
* Inicialmente, Isaiah Washington (Dr. Burke) estava escalado para o papel de Dr. Derek Shepherd. Rob Lowe também foi considerado para o mesmo papel.
* Sandra Oh (Cristina Yang), havia atendido inicialmente às audições para o papel da Dra. Bailey.
* O programa foi um dos primeiros a fazer parte de uma das mais novas tendências das emissoras norte-americanas, que é manter blogues sobre seus seriados. No site da ABC, há o "Grey Matter", atualizado todas as semanas, logo após a exibição de um episódio inédito, ou pela criadora do programa, Shonda Rhimes ou pelo escritor do episódio em questão. Há ainda blogues "escritos" por duas personagens interpretadas por dois actores secundários, ou coadjuvantes, do programa: Joe, o barman e dono do Emerald City Bar e Debbie, uma das enfermeiras do Hospital Seattle Grace. Essas personagens fictícias e seus pontos de vista sobre os acontecimentos do seriado serão a base para um vindouro livro, Grey's Anatomy: Notes From The Nurses' Station and Overheard at the Emerald City Bar(algo como Anatomia de Grey: Notas da central de enfermagem e das coisas ouvidas "por alto" no Emerald City Bar). O livro tem seu lançamento programado para setembro de 2006.
* A série possui um podcast oficial (outra nova tendência seguida pelo seriado), que contém sempre comentários sobre cada episódio da série pela criadora da série, Shonda Rhimes e algum convidado especial, geralmente um dos produtores ou um dos membros do elenco da série. O podcast é lançado todas as semana, gratuitamente, e está disponível na loja virtual do iTunes.
* Tanto Sandra Oh quanto Kate Walsh estiveram no filme Under the Tuscan Sun.
* Parte das filmagens da série acontecem no Centro Médico de Sepulveda, localizado em San Fernando Valley, uma área de Los Angeles, Califórnia.
* Ainda sobre filmagens: algumas das externas do fictício Hospital Seattle Grace foram filmadas no Fisher Plaza, sede da KOMO 4, afiliada local da ABC. No episódio-piloto, quando um paciente é trazido via helicóptero, é possível enxergar o logótipo da emissora no lado do edifício, além das mais de 10 antenas de satélite que ficam no telhado.
* O Dr. Alex Karev, interpretado por Justin Chambers, originalmente não faria parte do programa. O personagem foi adicionado ao roteiro posteriormente, quando se pensou na idéia de haver uma personagem que funcionasse como um dos poucos colegas homens do Dr. George O'Malley no hospital, mas que fosse, ao mesmo tempo, o maior responsável por frustrar seus planos. Chambers entrou para o elenco devido à sua atuação como Christhian Lassing, o primeiro parceiro de Lilly Rush no seriado policial Cold Case.
* Cristina Ricci faz uma participação especial na segunda temporada. Ela interpreta uma jovem paramédica que se vê numa situação muito crítica. Cristina participa de dois episódios.
* Addison Montgomery-Shepherd, a personagem de Kate Walsh, originalmente teria sua participação restrita a apenas 5 episódios, mas, ao constatar que a personagem havia adquirido rapidamente a simpatia dos fãs, os roteiristas e produtores decidiram mantê-la no seriado. Sobre sua personagem, a atriz disse que no começo era "uma bem sucedida médica de Nova York, meio bruxa" e que se os roteiristas não começassem a humanizar mais sua personagem ela acredita que ia "acabar apanhando na rua".[15]
* Grey's Anatomy' tem um spin-off (série que deriva de outra) chamado Private Practice, onde a protagonista é Kate Walsh no papel de Addison Montgomery.
* Patrick Dempsey já havia atuado com Kevin McKidd no filme O melhor amigo da noiva.
* Colômbia fez uma versão de Grey's Anatomy, intitulado A corazón abierto (Coração Aberto).