|
|
---|
Os Sobrinhos do Capitão
Katzenjammer Kids (também chamado de The Captain and the Kids) é uma história em quadrinhos, criada pelo alemão naturalizado norte-americano Rudolph Dirks. Foi publicada a primeira vez a 12 de dezembro de 1897, no American Humorist, um suplemento dominical do New York Journal, sendo possivelmente a segunda mais antiga produção de quadrinhos do mundo (antes dela, somente, The Yellow Kid, de 1895 a 98) - e a mais antiga ainda em publicação.
A obra de Dirks foi claramente inspirada no trabalho de Wilhelm Busch, criador de Max und Moritz - obra precursora dos quadrinhos. É distribuída, em 2011, pelo King Features Syndicate.
No Brasil as histórias receberam o nome de Os Sobrinhos do Capitão, e tiveram diversas fases editoriais ao longo da história. Em 1987 o cartunista Angeli criou a tira de "Os Skrotinhos", como uma forma de homenagear os antigos personagens.
Enredo e personagens
A história se passa numa pensão onde a proprietária, a gorda viúva "Mama Chucrutz" tem como hóspedes o Capitão - um gordo de barbas negras (que, ao contrário do que sugerem o título adotado no Brasil, não é o tio dos garotos), marinheiro aposentado e que sofre de gota, o Coronel, um caça-gazeteiros que vive a perseguir os moleques, caracterizado como um baixinho com uma longa barba branca e, finalmente, os dois heróis, os malandros Hans e Fritz.
Hans e Fritz
São dois irmãos gêmeos - inspirados nos dois garotos Max und Moritz, da obra de Busch - e portanto bastante arteiros. Aprontam todas, e suas vítimas prediletas são o Coronel e o Capitão. Protegidos pela velha matrona, a cujos olhos aparecem sempre inocentes, conseguem sempre safar-se dos próprios enredos e artimanhas.
Outras mídia
O primeiro filme com os garotos endiabrados foi feito em curta-metragem do cinema mudo, ainda em 1898. Entre 1917-18 foram produzidos cerca de dezessete desenhos-animados mudos.
Em 1938 Os Sobrinhos do Capitão tornaram-se na primeira série animada produzida pela Metro-Goldwyn-Mayer, tendo à frente William Hanna, Bob Allen e Friz Freleng como diretor. Mas os desenhos não tiveram boa receptividade e foram cancelados depois de um ano e quinze filmes feitos. Uma série foi produzida, anos depois, para a televisão, como segmento do programa Archie's TV Funnies.
Sotaque alemão
Desde o início as personagens todas guardavam, embora a publicação original em inglês, os caracteres de sotaque alemão. Isto, porém, revelou-se algo prejudicial, durante a I Guerra Mundial, quando a origem deles foi mudada: seriam oriundos dos Países Baixos, face ao sentimento antigermânico então vigente nos Estados Unidos. Em 1920 retorna a origem alemã.
Referências
1. ↑ http://www.universohq.com/quadrinhos/n01022002_05.cfm Acessado em 18/05/2010
Ligações externas
* Cosmo HQ- artigo sobre a revista (em português)